Sal mineral para gado

Gostou? Compartilhe!

O sal mineral para gado tem a função de corrigir as deficiências de minerais na dieta dos ruminantes, como cálcio, ferro, enxofre, entre outros e que não são encontrados na pastagem ou encontrados parcialmente. Dessa forma, esses elementos devem ser complementados com o uso desse sal.

Ou seja, é muito importante o uso do sal. Afinal, uma dieta rica em proteína e energia, sem cálcio ou magnésio suficientes, não proporcionam o ganho de peso esperado.

Por isso, o sal mineral é essencial para a nutrição dos bovinos.

Nesta dica, a Boi Saúde vai te oferecer quatro dicas importantes sobre como usar o sal mineral para gado. Então, convidamos você para assistir o vídeo abaixo. Além disso, acompanhar o conteúdo até o final.

O objetivo como você que acompanha nosso blog já sabe é bem simples: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.

Lembre-se: caso tenha alguma dúvida, deixe lá nos comentários, combinado? Será um prazer responder você, amigo produtor!

 

 

Dosagem do sal mineral para o gado

 

Geralmente, a dosagem recomendada pelas marcas mais encontradas no mercado é um consumo de 50 a 100 grama animal/dia.

Sendo assim, um consumo acima da dosagem é prejuízo. Portanto, mantenha sempre a média de consumo definido na embalagem.

A dosagem abaixo do recomendado na embalagem é com certeza o mais preocupante, pois o fabricante vai balancear a composição para aquela dosagem. Dessa forma, os resultados não aparecerão.

 

Veja 4 dicas importantes para o uso desse sal:

 

1- Para encontrar o consumo animal/dia, coloque uma quantidade de sal e após a ingestão, divida pelo número de animais e pelos dias de consumo. Por exemplo: faça a divisão de 10 kg/35 animais/3 dias. Neste caso, o consumo será próximo de 100 gramas/dia;

2- Se o consumo estiver muito alto, misture sal branco ao mineral;

3- Se o consumo estiver baixo, coloque um pouco de melaço, fubá ou outros palatabilizantes para incentivar o consumo;

4- Verifique se o tamanho do cocho atende o número de animais. Para sal mineral, o ideal é 6 cm de comprimento por animal.

 

Cocho de sal mineral com creep-feeding
Cocho de sal mineral com creep-feeding. – Foto: Reprodução Internet

Por fim, manter uma suplementação adequada durante todo o ano evita a perda de peso e, consequentemente, de nutrientes que auxiliam na boa saúde do bovino.

Contudo, oferecer um sal mineral de procedência conhecida também é importante. Sendo assim, pesquise sobre seus fornecedores antes de fechar grandes negócios que possam proporcionar prejuízos a longo prazo.

E então, amigo produtor, você oferece sal mineral para o seu gado? Conte pra gente aqui nos comentários. Vamos compartilhar conhecimento e fortalecer nosso agro!

 

Conteúdo em vídeo

 

Não pare seus conhecimentos por aqui.

Para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Lá você encontra dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro, em formato de vídeo. Tudo isso de forma gratuita! Pois é. É isso mesmo que você acabou de ler! Acesse:  Boi Saúde no YouTube.

A cada semana tem um vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Para que serve o sal mineral?

O sal mineral para gado tem a função de corrigir as deficiências de minerais na dieta dos ruminantes, como cálcio, ferro, enxofre, entre outros.

Qual a dosagem/quantidade de sal mineral para gado?

Geralmente, a dosagem recomendada pelas marcas mais encontradas no mercado é um consumo de 50 a 100 grama animal/dia.

Como encontrar o consumo animal/dia de sal mineral?

Coloque uma quantidade de sal e após a ingestão, divida pelo número de animais e pelos dias de consumo. Por exemplo: faça a divisão de 10 kg/35 animais/3 dias. Neste caso, o consumo será próximo de 100 gramas/dia.

Por que devo manter a uma suplementação em dia?

Manter uma suplementação adequada durante todo o ano evita a perda de peso e, consequentemente, de nutrientes que auxiliam na boa saúde do bovino.

6 pensou em “Sal mineral para gado”

  1. blank Leandro dos Santos disse:

    Dicas muito interessantes
    Parabéns

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Leandro, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!!

  2. blank Valdeir Ribeiro de Sousa disse:

    Dicas muito boas , esse ano pasamos a seca com cana triturada e e sal proteinado que aprendi fazer com vocês , muito grato……

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Valdeir, muito importante para a nossa equipe esse comentário! Estamos aqui para facilitar o acesso à informação para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde.

  3. blank Valdeir Ribeiro de Sousa disse:

    Olá José Carlos , tudo bom
    na minha propriedade as vagas quase
    não estava consumindo sal mineral
    acrescentei uma bousa de sal mineral
    e uma bousa de sal branco e 30 kilo
    de milho triturado, agora melhorou o consumo……

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Valdeir, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*