fbpx

Recria com qualidade e precocidade: como produzir

A recria é a fase mais extensa da criação de gado. Devido ao tempo, que varia entre 12 e 14 meses, muitos produtores têm dificuldade de produzir com qualidade e de uma forma mais precoce, reduzindo o tempo, para chegar mais rápido na terminação. Mas quando a propriedade passa a ter uma recria com qualidade, seguindo padrões de manejo bem planejados, passa pela seca com perda mínima de desempenho, chegando na terminação com peso adequado, para o abate em torno dos 450 quilos.

 

Se essa é sua meta, a nossa primeira dica é simples: foco na nutrição, planejamento e atenção extra na seca. Na teoria pode parecer trabalhoso, mas na prática, quando bem distribuído e trabalhado de forma antecipada, o resultado é certo.

Como produzir recria com qualidade e precocidade 

Seguindo cada um dos passos indicados acima, será possível ter um recria com qualidade, acelerando a precocidade.

Foco na nutrição na fase da recria

Desde a fase da cria, a nutrição tem papel fundamental. O pasto e a ração são extremamente relevantes na alimentação, mas quando se trata de precocidade e aumentar a arroba, a nutrição entra como fator principal.

Não tem como produzir recria com qualidade, se você atua somente com o pasto, ainda mais se você tem como objetivo aumentar o desempenho do seu gado.

Confira agora uma lista de elementos nutricionais fundamentais para promover a qualidade do gado, desde a cria até a terminação:

  • Sal mineral nas águas;
  • Sal proteinado na seca;
  • Virginiamicina durante o ano todo;
  • Ureia na seca e em alguns casos, durante as águas, de acordo com o estado do pasto.

Cada um desses itens têm benefícios individuais, mas quando utilizados em conjunto aumentam a qualidade, a partir do peso, e rendimento de carcaça, refletindo, inclusive, no aspecto físico, que melhora com apenas 30 dias de uso.

Benefícios da nutrição animal para uma recria de qualidade

O sal mineral e o sal proteinado complementam e até fornecem do zero, elementos fundamentais para manter o organismo do gado em pleno funcionamento.

Muitos produtores ainda não utilizam nenhum desses dois tipos de sal, por acharem que o pasto faz muito bem essa função. Entretanto, mesmo com qualidade, o pasto não fornece todos os sais minerais necessários para a engorda e ainda, na quantidade necessária. Para isso, fazer uma análise de solo é essencial para saber quais elementos o pasto é deficiente para suplementá-los no cocho.

Na seca, o sal proteinado fornece as proteínas não consumidas pela falta de pasto, evitando a queda de peso. Quando aliado à ureia, os resultados são melhores ainda.

A virginiamicina provoca um ganho de peso adicional, além de reduzir a idade para o abate. A virginiamicina é um aditivo melhorador de desempenho utilizado pelos produtores adeptos do Boi 777 e grandes propriedades. Os efeitos são os mesmos para pequenos e médios proprietários, que sentem um efeito do uso nas primeiras semanas.

Na seca, que dura em torno de 150 dias, a virginiamicina aumenta entre uma e duas arrobas, com auxilio de pasto, mesmo que seco. E nas chuvas, acelera os ganhos de peso, e na proximidade da entrada na terminação, geralmente no outono, evita a perda de qualidade.

Planejamento do manejo 

Para que toda nutrição citada acima funcione, é preciso planejamento para que nada falte no momento de abastecer o cocho. E reflita que quanto mais peso, mais precoce sua recria será.

Calcular o consumo da nutrição por cabeça, de acordo com o tamanho do seu rebanho, facilita bastante essa programação, a curto, médio e longo prazos, ainda mais se você mesmo produz o sal na sua propriedade.

Se você também quiser fazer seu sal, clique na imagem abaixo e receba a receita grátis no seu e-mail, em menos de cinco minutos.

 


banner banner
 

Outros itens que devem entrar no planejamento e que facilitam muito durante a seca é a produção de silagem. Nas águas, se você produzir com a forrageira ainda verde e estocá-la, vai garantir uma boa alimentação para o gado.

E pela recria ser a fase mais extensa do gado, passa por diversas aplicações de vacinas. Com isso, não perca nenhuma: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.

Atenção extra na seca 

Como são 150 dias de seca, aproximadamente, como entrar com um peso e sair com um maior ainda?

O ideal é iniciar esse período com um peso adequado. E para isso, começar desde a cria, um fortalecimento do organismo e engorda progressiva. Para saber o que fazer, clique: Como aumentar o peso dos bezerros.

Uma ração focada nas necessidades da recria é uma opção muito bem-vinda caso o produtor não tenha o que oferecer no cocho, como pasto picado ou silagem. Aliada ao cocho de nutrição, sairá da seca com um bom ganho e bom preparo para a próxima fase que é a terminação.

Aprenda como fazer uma ração própria para a recria aqui mesmo:

 


banner banner
 

Foto da capa: Nelore Nely

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*