Como criar vacas de leite mais lucrativas

Como criar vacas de leite é uma pergunta frequente aos que desejam iniciar uma produção na pecuária. Porém, é necessário ir mais além. Mais que criar gado, é preciso que seja um negócio lucrativo e rentável. O investimento precisa ter retorno e para isso, o produtor deve adotar medidas que evitem o prejuízos até mesmo na seca e tragam o lucro esperado.

O que significa ter vacas mais lucrativas? Nesta dicas vamos abordar dois tipos de criação: as vacas de leite e as matrizes direcionadas à reprodução. Quer saber como criar vacas e ter uma alta produtividade? Continue com a Boi Saúde e potencialize sua pecuária.

 

Como criar vacas de leite mais lucrativas

 

Gado leiteiro 

O gado leiteiro tem características próprias de produção. Os cuidados com higiene precisam ser redobrados não só para prevenir doenças que causam dor nas vacas, mas também para proteger a saúde dos trabalhadores que atuam na lida e ordenha, sem contar com os consumidores dos produtos.

 

Confira as dicas 

Quando se trata de vacas produtoras de leite, alguns pontos do manejo precisam ser destacados para se ter litros acima da média:

  • escolha uma raça que tenha aptidão leiteira e que se adapte ao clima da sua região. Não esqueça que a genética tem fator determinante não só na qualidade, mas na quantidade do seu produto;
  • a higiene tem que ser obrigatória. Ao deixar bactérias e parasitas longe da sala de ordenha, a mastite que tem um impacto direto na redução de produção não irá afetar seu gado. Para enfrentar o problema e elaborar medidas de prevenção, acesse: Mastite bovina: evite a queda na produção de leite;
  • oferecer uma ração balanceada que estimule e produção de leite é necessário. Fique atento aos ingredientes que irão compor a alimentação. Se precisa de uma receita que estimule a produção de leite, confira a nossa indicação:Nutrição para gado de leite: confira a receita. Na composição, a monensina sódica e a virginiamicina fazem parte para nutrir e proteger o rúmen da vaca e proporcionar melhor absorção dos nutrientes;
  • bem-estar animal sempre. Ofereça bons pastos, não machuque ou agrida os animais. Mantenha ambientes agradáveis e sem a circulação de animais de outras espécies. A sala de ordenha e o curral precisam ser bem ventilados para minimizar o calor e caso fiquem soltas no pasto, plante árvores que podem ser utilizadas como abrigo.

 

Como criar vacas de leite mais lucrativas
Como criar vacas de leite mais lucrativas – Foto: reprodução/@vacas_leiteiras

Matrizes

 

As vacas de cria tem um papel importante na reprodução e melhoramento genético do rebanho. Todo o processo de reproduzir bezerros saudáveis começa antes da monta. Assim como as vacas de leite, há também alguns pontos sobre como criar vacas de cria.

 

Como criar vacas de leite: confira as dicas

  • Antes de inserir uma vaca na estação de monta, é necessário avaliar o escore dela. Essa métrica indica se o animal está adequado para gerar e parir um bezerro. Caso o escore estava abaixo do indicado, o produtor precisa atuar com medidas nutricionais para que recupere e esteja adequada para a estação seguinte. Caso precise de uma ajuda para fazer essa análise, confira na dica: Matrizes bovinas: como avaliar o escore corporal?
  • Após a análise do escore e a vaca estar em condições físicas adequadas, o produtor precisa entrar com uma nutrição no cocho. A suplementação baseada em cálcio e fósforo que são essenciais para a formação do bezerro no útero podem não estar na pastagem. E mais que incluir sal mineral, oferecer a virginiamicina para não haver mudança no escore corporal, é adequado: Virginiamicina em matrizes: pré e pós-parto. Inclusive, esse é o caminho para se produzir bezerros maiores.
  • Programe sua estação de monta nas águas para que os bezerros nasçam na seca. Mesmo que seja uma época com falta de pasto, os bezerros terão o leite da mãe e o risco de infecções por insetos e parasitas é menor.
  • separa um espaço para ser pasto-maternidade. Esse local garante uma boa recuperação pós-parto para a matriz e também para o bezerro recém-nascido.

 

Agora é com você, amigo produtor 

 

Com todas essas dicas, suas vacas serão mais lucrativas e levarão seu negócio a um novo patamar. Não se esqueça do manejo focado no bem-estar animal e de estar atento a todos os protocolos sanitários para evitar problemas de saúde no gado e também na comercialização.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*