fbpx

Preço do boi magro influencia no lucro?

 
banner banner
 

Muitas propriedades rurais produzem boi magro para comercialização. Com o impacto da economia e inflação, o preço do boi magro desce e sobe. Entender esse mercado te proporciona mais segurança e evita prejuízos no momento da negociação.

O mercado do boi magro é movimentado diariamente. A cotação da arroba é divulgada nas primeiras horas do dia por institutos e entidades especializadas. Você é daqueles que se atualizam todos os dias?

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 


 

O que é boi magro?

 

É o boi que pesa até 12 arrobas na balança na fase adulta e no final da recria, amigo produtor. É o animal que vai passar para a fase de terminação para ganhar peso, rendimento de carcaça e acúmulo de gordura.

Algumas propriedades preferem adquirir animais nesse peso e, a partir do momento da entrada no rebanho, iniciar uma estratégia nutricional para a engorda focada na terminação.

 

Preço do boi magro influencia no lucro?

 

Quando o preço está considerado baixo compensa fazer a compra para converter esse animal na engorda.

A dica principal é comprar o boi no período de baixa cotação. Ou seja, no início da seca, quando os preços estão mais estáveis. O importante é programar a terminação próximo ao período das águas, quando acontece a entressafra. Nessa época acontece a alta dos preços devido a grande procura e pouca oferta.

Sobre o preço do boi magro, fique atento aos números divulgados todos os dias. Alguns produtores que têm estrutura para recria preferem comprar o boi magro e fazer a venda antes do fim da fase da terminação.

Se precisar de suporte para ração nas fases de recria e terminação, acesse as orientações:

Seguir para a terminação ou continuar com a produção do boi magro na fase da recria depende das instalações, estrutura e planejamento nutricional oferecidos pela propriedade.

Confira mais detalhes: Comprar boi magro para engorda compensa?

 

Como produzir boi magro?

 

O boi magro não tem segredos na produção. Os cuidados são os mesmos quando se trata de apoio nutricional e prevenção de doenças.

Quando um produtor compra o boi magro para engorda, precisa desenvolver um plano focado no ganho de arrobas.

No momento da busca por vendedores que ofereçam sempre bons animais inicie a organização da sua propriedade.

Leia: Comprar bezerro ou boi magro: o que compensa mais?

 

Alimentação

Pasto, silagem e ração precisam estar em quantidade e qualidade suficientes para passar a seca toda. Não adianta adquirir novos animais se não há alimentação adequada.

Na época de estiagem, os pastos ficam secos. Caso ainda não tenha condições de implementar a irrigação, produza silagens ainda nas águas e as armazene em sacas.

Você pode potencializar a alimentação com grãos durante o período da seca. Só tome cuidado para não ultrapassar o recomendado da porcentagem entre concentrado e volumoso.

Quando em excesso, a concentração de energia causa alguns danos à saúde do animal.

 

preço do boi magro
A alimentação oferecida precisa compensar o preço do boi magro pago no momento da compra. – Foto: Agropecuária GF Machado

Programe a estratégia de engorda com aditivos

Vá além do sal proteinado na seca. Como há um esforço para ganho de peso durante a seca, adicionar a ureia e a virginiamicina só te trarão resultados mais rápidos.

O sal proteinado repõe os micro e macroelementos, além das proteínas tão essenciais no período sem chuva. Calcule 1 grama para cada quilo de peso vivo por cabeça. O bovino pesa 300 quilos? Então o consumo ideal é de 300 gramas de sal proteinado por dia.

A ureia é um suplemento de baixo custo que aliado ao sal proteinado evita a queda de peso. Aquele medo de perder os animais por intoxicação não existe mais devido a uma nova tecnologia disponível no mercado brasileiro. A propriedade não precisa mais passar pela fase de adaptação e mesmo molhada, essa ureia pode ser consumida sem causar problemas no gado.

Conheça aqui essa novidade: Total ureia premium: ureia que pode ser molhada no cocho. Mas tenha cuidado, essa é a única ureia que dispensa esses cuidados. As demais ainda necessitam de adaptação e proteção contra a chuva para que a perda de animais não cause prejuízos.

Já a virginiamicina permite que todos os nutrientes consumidos no sal, silagem e ração sejam absorvidos. Outra vantagem é a prevenção de doenças e problemas que impactam diretamente a produtividade. Por exemplo, a acidose ruminal. Caso ainda não conheça, aproveite e saiba mais: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto

Para continuar com o tema, clique: Boi magro para engorda: o que oferecer de suplementação.

 

Mão de obra e instalações estão em ordem?

Ao fechar a compra, todas as instalações da propriedade devem estar adequadas para receber a nova remessa de animais.

Além de planejar a alimentação, os cochos onde será servida terão condições de atender o número de cabeças? Ter espaço para que todos se alimentem ao mesmo tempo garante a engorda e nutrição, sem concorrência e possíveis conflitos.

Oriente sua equipe também para fazer o monitoramento diário para acompanhar o desenvolvimento dos animais e verificar se há algum comportamento diferente do normal. Identificar um problema de saúde nos primeiros dias, principalmente os transmissíveis, evita a contaminação de todo o rebanho.

 

Saiba mais

 

Essas orientações foram úteis para você, amigo produtor? Mais que acompanhar o preço do boi magro durante a fase de comercialização, estudar para melhorar os resultados é outra ação para a sua rotina.

Assista um vídeo do nosso canal por dia. Depois de 30 dias, você terá condições e informações suficientes para aumentar seu lucro ao reduzir erros e melhorar a sua produtividade.

Todo o conteúdo é gratuito e atualizado semanalmente. Clique aqui e inscreva-se grátis.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×