Melhor estratégia nutricional para terminação de bovinos de corte

O segredo para se obter um bom resultado na terminação de bovinos de corte é que eles não existem. Sim, amigo produtor, não há segredo. A melhor estratégia nutricional é aquela de todo os dias do manejo = alimentação de qualidade, nutrição, bem-estar animal e sanidade em dia. Claro que existem algumas ações que podem potencializar a engorda nessa última fase sobre o abate. Quer implementá-las na sua propriedade? Continue nesta dica com a Boi Saúde.

Geralmente, o gado chega nessa última fase, pesando em torno de 330 quilos. Durante quatro meses, ou seja, 120 dias, o bovino deve atingir o peso de 480 ou 500 quilos, que é a pesagem máxima do animal. Como há necessidade de um alto acúmulo de proteína, focar em uma nutrição que atenda essas necessidades. Além da carcaça, que  representa o boi abatido, sem a cabeça, patas, rabo, mamas no caso das fêmeas, testículos no caso dos machos. Além do couro, ossos e gordura.

Confira nas próximas o que seguir para atingir essa meta:

 

Ração 

 

Uma receita com ingredientes que potencializem a engorda auxilia o produtor a evitar a perda de peso e ter uma melhor rentabilidade do momento da negociação.

Para obter esse resultado, confira:

  • milho moído;
  • farelo de soja;
  • sulfato de amônia;
  • calcário calcítico;
  • ureia.

Para adquirir a sua, com as proporções de cada ingrediente, clique AQUI.

 

Suplementos 

 

Aqui, o assunto começa a ficar mais sério, amigo produtor. Mais que uma ração balanceada e até pastagem, algumas deficiências nutricionais podem acontecer. Ainda mais, na época da seca. Por isso, ter no cocho o sal mineral, o sal proteinado e  virginiamicina.

 

Sal proteinado 

O sal proteinado é um ótimo elemento para engorda do gado. Quando utilizado em todas as épocas do ano, protege contra a perda de peso e potencializa a nutrição. Com isso, repõe os componentes não encontrados no pasto.

Segundo a Embrapa Gado de Corte, um bovino bem nutrido tem a expectativa de ganho de peso por dia com sal proteinado de 200 gramas de animal/dia. E sobre a quantidade, também de acordo com a Embrapa, um animal deve consumir 1 grama de sal proteinado por cada peso vivo do animal por dia, independentemente do sexo. Por exemplo, uma vaca de 400 kg, deve consumir 400 gramas de sal proteinado por dia.

 

Sal mineral

A composição é feita a partir da mistura de diversos ingredientes. Para saber qual o ideal para sua propriedade, é preciso conhecer as deficiências do solo. Dessa forma, poderá garantir uma suplementação balanceada e equilibrada para seu gado. Por exemplo, se o fósforo e o cálcio não tiverem quantidade adequada no seu pasto, o sal mineral escolhido precisa ter grande concentração desses elementos. Inclusive, esses dois citados, são fundamentais para garantir uma boa reprodução às matrizes.

 

terminação de bovinos 1024x683 - Melhor estratégia nutricional para terminação de bovinos de corte
A terminação de bovinos exige manejo diário e cuidados na nutrição. – Foto: Pixabay

Virginiamicina 

No período das águas, o suplemento ativa o organismo do bovino. Auxilia e faz com que chegue à seca bem nutrido e saudável. Essa ação previne a perda rápida de peso. Além de doenças por falta de nutrientes. Ainda, promove crescimento quando utilizado em baixas doses. Além de melhorar a eficiência alimentar.

Além disso, combate a bactéria que provoca o ácido lático. Então, o uso desses produtos auxilia na prevenção e também fazem a absorção dos nutrientes servidos na dieta dos animais.

Há cinco anos, por meio de estudos, tem se mostrado benéfica em uso a pasto. Para pequenos e médios produtores, o custo-benefício do uso do suplemento a pasto é vantajoso.

 

Não se esqueça das vacinas e os cuidados na aplicação 

 

É muito importante ter um planejamento para aplicar todas as vacinas, conforme o calendário exige. Confira um modelo que irá facilitar o manejo: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.

E não basta aplicá-las em dia. Os cuidados no fechamento, manejo e aplicação necessários. Um dos problemas que pode impactar não só a comercialização, mas o peso da carcaça é o abscesso. É uma carne contaminada com inflamações que contém pus. A parte do boi com esse problema é descartada, pois não pode ser consumida. Visivelmente, quando algum boi aparenta uma parte do couro com protuberância, pode indicar carne com abscesso. Essas inflamações se formam na parte interna dos tecidos e tem como uma das principais causas  a má aplicação da vacina. É um manejo que deve ser muito bem preparado para evitar danos.

 

Como iniciar o sistema intensivo de terminação a pasto

 

  • Ter uma área para confinamento adequada e com bom volume de pasto;
  • Nesse espaço é preciso ter cocho com medidas de três animais por metro;
  • O número de 120 a 150 animais por lote é adequado;
  • Cocho, área bem definida e pasto: são os três elementos para uma boa terminação.

Mesmo em épocas de alta de preços dos grãos, a terminação a pasto tem um bom custo-benefício. Pode-se usar a métrica de  2% do peso vivo do animal por ração. Um animal de 500 quilos, consome 10 quilos de ração por dia, mais o pasto. Seria uma dieta de 85% de concentrado e 15% de volumoso.

Com os preços mais em alta, principalmente o milho, pode-se trabalhar a 1,5% do peso vivo, ou seja, um animal de 500 quilos, comendo oito quilos de ração por dia.

 

Obter sucesso requer disciplina e organização. Esses sim são os segredos do sucesso da pecuária, principalmente na fase da terminação do gado de corte. Porém, o produtor que seguir todas essas orientações desde a desmama do bezerro até o abate, será uma boa produtividade. Acompanhar de perto o desenvolvimento do gado, em todas as fases, garante um desenvolvimento saudável e um ganho de peso progressivo de acordo com cada fase vivida.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Ração para terminação de gado de corte: confira a receita

 
Boi Saúde Logo Preto - Melhor estratégia nutricional para terminação de bovinos de corte

Ração para Terminação:
Alcance o peso esperado pelo mercado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp