A lida faz parte do dia a dia da produção de gado. Porém, outra rotina precisa ser acompanhada diariamente. Isso inclui estar atento às projeções econômicas da pecuária. Isso inclui saber o que é safra e entressafra do boi. O resultado será uma melhor margem de negociação e saber se aquele momento é o certo para se obter mais lucro.
Com isso, a Boi Saúde te convida para mais uma dica! O objetivo é proporcionar mais resultados na sua propriedade.
O que é safra?
Bom, já que nosso foco é te manter bem informado, vamos te explicar o básico.
Em primeiro lugar, a safra é caracterizada como a produção agrícola de um ano. Isso pode ser o resultado de uma colheita. No nosso caso, da pecuária, é a época do ano para venda do gado. Geralmente, maio é o mês considerado da safra do boi. Isso porque a oferta de boi terminado é a maior do ano.
Em segundo lugar, a variação do preço pago na safra do boi depende das projeções econômicas do ano. Diversos fatores influenciam como cotações das exportações e a inflação. Da mesma forma que o clima como chuvas e estiagem que podem afetar a produção do pasto e de grãos.
Esse é um bom motivo para acompanhar as cotações. Se precisar de mais justificativas, te explicamos na dica: Por que devo acompanhar a cotação bovina?
Então, uma boa dica aqui é se programar para ter sua terminação focada em maio, aproximadamente. Isso inclui manter o gado com constante ganho de peso, mesmo na seca. Sabemos que é uma missão difícil, mas não é impossível.
Em terceiro lugar, uma orientação é focar na alimentação nessa fase. Assim, o rendimento de carcaça será o esperado e o peso esperado atingido: Receita de ração para engorda de gado de corte: terminação.
Mas, se precisar de ajuda, confira os conteúdos:
- Terminação a pasto a base de grãos;
- Melhor estratégia nutricional para terminação de bovinos de corte.
O que é entressafra?
Já a entressafra é o período entre uma safra e outra. É quando um determinado produto agrícola deixa de ser produzido. No nosso caso, o gado é produzido o ano todo, mas nem toda propriedade consegue ter boi para comercialização todos os meses.
Por exemplo, no período da seca, quando os pastos ficam se quantidade adequada para alimentação, o mercado não fica tão aquecido. No entanto, isso pode variar de acordo com o ano, a partir da economia.
Período da entressafra do boi
A entressafra do boi acontece entre os meses de junho a novembro.
Sim, amigo produtor, é bem o período da seca.
Nesse momento é quando o mercado encontra dificuldade de encontrar gado para o abate. Ou seja, isso se deve à falta de pasto.
As propriedades que atuam com confinamento têm uma boa margem de lucro nessa época. Ou mesmo as que adotam o sistema a pasto. Mas as que têm programas com uma alimentação adequada na seca, também conseguem bater a engorda nesses meses de entressafra.
Contudo, é possível se preparar para ter sempre um rebanho adequado na fase da terminação e atender ao mercado.
Além do confinamento, existe também o semi-confinamento. Sem contar com outros métodos como o Boi 777, que proporciona giro rápido e demanda menos tempo na propriedade.
Como conquistar o boi gordo na entressafra
Boi 777
É o método de ganho de sete arrobas em cada fase. Sete arrobas na cria. Sete arrobas na recria, que é a mais longa do gado. E por fim, sete arrobas na terminação.
Para alcançar esses números tão expressivos, o segredo está no cocho.
Além de uma ração equilibrada, é o oferecimento de suplementos e aditivos. Sem essa complementação, fica realmente mais difícil bater essa meta.
Com a alimentação baseada em grãos, os aditivos protegem a saúde digestiva do animal.
Ainda, a virginiamicina, por ser um melhorador de desempenho, aumenta o ganho de peso médio diária em carcaça. Acima de tudo por melhorar a conversão alimentar. Esse dado é da Phibro Animal Health Corporation.
Para montar sua estratégia de Boi 777, você pode contar com a Boi Saúde. Siga as orientações na dica: Como alcançar o sistema boi 777.
Confinamento
Por não depender do pasto, existe a aposta da comercialização dos bovinos na entressafra. Dessa forma, a margem de lucro pode ser maior. Já que é quando o mercado está pagando mais pela arroba quando se tem uma menor oferta.
Como a base alimentar e de engorda são 100% no cocho, ter um plano sobre o que será oferecido é realmente importante.
Muitos produtores de confinamento apostam em grãos e silagens. A Boi Saúde apenas alerta sobre a importância do equilíbrio entre os ingredientes. Quando são concentrados em grão de alta energia, a saúde pode se comprometer.
Até mesmo pequenos produtores podem aderir ao confinamento. Basta a estrutura atender o que necessidade da lida. Em conclusão, baias, cocho, bebedouro, curral.
- Ração para boi em confinamento;
- Tempo ideal para tirar o boi da engorda em confinamento;
- Tipos de confinamento de bovinos de corte
Semi-confinamento
Aqui, o produtor poderá criar a pasto nas águas. E na seca, confinar o gado. É uma boa estratégia.
Como a propriedade tem pasto, é possível fazer até silagem para oferecer no cocho.
Para atingir o peso de abate na entressafra, escolha o semi-confinamento. O método ainda não é o mais utilizado no Brasil. Porém, uma opção para reduzir as perdas da seca.
Saiba mais:
Essa dica te ajudou? Deixe seu comentário.
Esperamos que esse conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre o tema. Esteja sempre atualizado. Acesse nossas dicas em vídeo.
Toda semana, uma orientação focada em aumentar a produtividade. Confira: Boi Saúde no YouTube.
Bom dia !!
Tenho ganhado muito conhecimento com ajuda do Boi saúde…sou muito grato…
Olá Márcio, bom dia. Seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!
Excelente explicação; curta e objetiva (como sempre).
Parabéns pelo trabalho.
Olá André, muito obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!