Curral para bovinos: dicas para melhorar sua produção

O curral para bovinos é um espaço para confinamento, recolha, abrigo e até facilitação do manejo. A estrutura dessa instalação precisa atender muito bem a necessidade do seu rebanho e garantir a segurança que o local propõe.

Quanto ao termo segurança, vale para os bovinos e também aos profissionais envolvidas na lida.

É considerado por especialistas, um dos principais espaços da propriedade.

Você sabe quais são as exigências que esse local exige para que sua propriedade tenha uma bom desempenho?

Com as dicas que vai encontrar durante a leitura desse texto, você pode começar o seu curral do zero ou até mesmo reformar o seu.

 

Dicas para melhorar o seu curral para bovinos 

 

Toda propriedade precisa ter um? 

Sim. É indicado. Não importa qual o sistema adotado, pasto, confinamento ou semi-confinamento. Antes da construção, fique atento ao local escolhido, já que será algo fixo e que irá demandar certo investimento. Caso a estrutura seja grande, montar e desmontar não será tarefa fácil. Por isso, estude bem o local antes.

O acesso à entrada e saída devem ser facilitados. O centro da propriedade é uma das posições mais indicadas. Observe também a direção das chuvas e a topografia do terreno.

Antes da construção, faça uma limpeza para retirada de detritos e também vegetação que pode ser tóxica aos animais, como samambaias, por exemplo, ou até mesmo ervas daninhas.

Ficou interessado? Não perca os conteúdos:

 

Qual o espaço ideal? 

O tamanho depende da sua produção. Quanto mais bovinos, maior o curral. Para manter todos os animais confortáveis, com condições de mexerem e mudar de posição, o ideal é que tenha 2 metros quadrados para cada um.

Caso a sua intenção seja aumentar o número de animais, de acordo com o progresso da produção, no momento da construção, elabore uma estrutura que dê condições de extensão para não colocar mais bovinos no mesmo espaço.

Garantir que os animais tenham conforto faz parte da boa pecuária: Bem-estar animal: como diminuir o estresse dos bovinos.

 

Existem materiais adequados para a construção? 

 

A madeira é o mais material mais utilizado devido ao preço, dependendo da qualidade, e também da durabilidade. Caso essa seja a matéria prima escolhida, verifique para não deixar nenhum prego solto ou enferrujado que possa ferir os bovinos. Tábuas soltas também podem provocar graves acidentes.

Passar mãos de tinta para preservar a qualidade da madeira é recomendado. Escolha uma adequada de acordo com o tipo de madeira para melhor aderência e preservação.

Os portões podem ser feitos de aço ou ferro para maior resistência.

O telhado deve ser feito de telhas que não esquentem ao longo do dia, tornando o local quente. O teto deve ser uma altura considerável para não tornar o local abafado, mesmo não tendo paredes, nos dias mais quentes, a estrutura pode chegar a causar estresse térmico nos animais.

A proteção contra os dias de sol forte deve sim acontecer. O sol em excesso causa grande mal estar aos animais, assim como o frio. E gado estressado não se alimenta bem. E essa pode ser uma das funções do seu curral.

 

A higiene precisa ser feita? 

 

É claro! Como muitos processos são feitos no local, como vacinas, aplicação de medicamentos e até exames ginecológicos, é preciso que tudo esteja limpo e antes de depois desse tipo de manejo, manter o local limpo para evitar contaminação.

Separe os resíduos biológicos e se puder fazer a incineração, melhor ainda, assim como a reciclagem.

Manter o controle da lama é outra tarefa diária:

Sem contar nas moscas e outros insetos que podem transmitir doenças: Como eliminar moscas no curral do gado.

 

curral para bovinos - Curral para bovinos: dicas para melhorar sua produção
Curral para bovinos é instalação fundamental para a propriedade que produz gado. – Foto: reprodução/Pecuária Sustentável

Modelos de curral para bovinos 

 

Existe um modelo ideal? 

Na verdade, existem vários modelos. Cada um atende as necessidades de cada produção e inclusive, pode até sofrer adaptações, a partir do crescimento do número de animais, seja por reprodução, seja por compra.

Se quiser, confira quais itens são necessários para se ter um modelo ideal: Modelo de curral para bovinos.

 

O curral de manobra é bom modelo para se adotar? 

É sim, amigo produtor. Facilita muitas tarefas da lida que podem ser realizadas em um único local, evitando assim, tocar o gado muitas vezes com frequência, causando estresse. Geralmente, esse modelo é adotado por grandes propriedades, devido a estrutura ocupar um espaço considerável.

O curral de manobra pode ter estrutura para as seguintes atividades: tronco, aplicação de vacinas e vermífugos, balança, maternidade e até rampa de embarque.

Por falar em embarque, não deixe de ler: Cuidados no transporte de gado de corte.

E sobre fechamento do gado: Bem estar animal: fechar bovinos sem estresse.

Não podemos deixar de explicar sobre as vacinas, concorda? Como vacinar o gado: confira 5 dicas.

 

E quanto ao modelo 500? 

O modelo 500, como diz o nome, suporta 500 bovinos. Permite a realização de diversas práticas, assim como o modelo curral de manobra. A estrutura proporciona conforto e segurança aos animais que passarão pelos processos.

Tem o formato circular e é indicado para a produção de gado de corte. Entre as vantagens estão a facilidade de construção e manutenção e jornada de trabalho.

 

O modelo ecológico atender as necessidades da produção? 

Atende, além de ser barato e sustentável. Pode ser feito com pneus usados e é indicado para pequenas propriedades. A construção exige tempo e materiais para corte dos pneus que podem ser adquiridos em pontos de descarte da sua cidade de forma gratuita. Enquanto estiverem estocados na propriedade, muito cuidado para não se tornarem focos do mosquito da dengue.

Caso tenha se interessado, te orientamos com o passo a passo na dica: Curral ecológico e econômico é construído com pneus usados.

 

A Boi Saúde espera que essa dica faça a diferença na sua propriedade e também aumente a sua produtividade. O que acha de comentar logo abaixo do texto?

E se quiser continuar a aprimorar seus conhecimentos sobre pecuária, acesse o canal de dicas em vídeo. Toda semana uma novidade para proporcionar aos pecuaristas, os melhores resultados possíveis: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência: 

Curral para bovinos de corte. Embrapa.

 
Programa de Máxima Rentabilidade - Curral para bovinos: dicas para melhorar sua produçãoPrograma de Máxima Rentabilidade mobile - Curral para bovinos: dicas para melhorar sua produção
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*