fbpx

Curral ecológico e econômico é construído com pneus usados

Saiba como construir um curral ecológico de maneira econômica aproveitando pneus na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe!
 

 

O curral ecológico preserva a natureza e proporciona economia por ser elaborado com pneus usados. A dica pode ser utilizada de forma permanente, em reformas ou até mesmo para iniciantes na atividade de manejo de animais.

Pneus velhos e usados podem ser sinônimos de inutilidade, mas na agropecuária pode auxiliar o produtor no dia a dia a partir da construção de um curral ecológico. Com custo quase zero, o espaço pode ser definitivo, utilizado provisoriamente em reformas ou até mesmo para aqueles que estão iniciando na atividade de manejo de animais.

 

Curral ecológico e econômico é construído com pneus usados
Curral ecológico e econômico é construído com pneus usados. – Foto: Reprodução Internet

Em primeiro lugar, retire a lateral do pneu. Utilize essa parte para fazer paredes apoiadas como as tradicionais tábuas para forrar o espaço. Necessitando apenas dos pilares para sustentar esses pneus que serão o revestimento interno. Além da economia com cercas e arames ou até mesmo plantios de árvores, o produtor auxilia com a preservação da natureza e também com o combate ao mosquito Aedes aegypti, já que o pneu é um dos focos de proliferação a partir da água acumulada da chuva.

Em segundo lugar, outro ponto positivo do curral ecológico é o conforto que proporciona aos animais, pois evita machucados e feridas a partir de arranhões, visto que os pneus amortecem o contato com a cerca.

 

Instruções para o curral ecológico

 

Para elaborar um curral ecológico nas dimensões 4,5 m x 3 m, totalizando 13,5 metros quadrados será preciso:

  • 11 pilastras
  • 40 pneus (usados)
  • 15 metros de madeira
  • 100 pregos
  • 100 arruelas

Acima de tudo, o produtor precisa sempre inovar. Ou seja, fazer algo novo na propriedade. Repense e revisite a área periodicamente. Veja o que é possível melhorar a partir de mudanças a médio e longo prazo. Muitos produtores atuam nas atividades do dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas, da mesma forma há muitos anos. Existem propriedades que têm o mesmo manejo e o produtor lida com as mesmas características. No entanto, atualmente temos novas tecnologias e novas formas que podem trazer maior lucratividade e muitas vezes de maneira simples.

Além disso, outro conceito muito importante que deve ser aplicado é o bem-estar animal. O manejo que evita estresse e não usa a violência contra os bovinos e demais animais da propriedade é fator fundamental. O uso de choque e espetos devem ser eliminados e o cuidado e preservação da saúde precisam estar em primeiro lugar.

Quer fechar o gado sem transtorno? Clique na dica a seguir e saiba mais: Como Fechar o Gado sem Transtorno.

 

Boi Saúde no YouTube

 
Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube? Pois é! São diversos materiais em formato de vídeos.

Sendo assim, te convidamos para conhecer e desfrutar do conteúdo repleto de dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Tudo isso de forma gratuita! Acesse agora:  Boi Saúde no YouTube.

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×