Como vacinar o gado: confira 5 dicas

 

Nesta dica, iremos orientá-lo sobre como vacinar seus animais com segurança e evitar lesões. Saber como vacinar o gado corretamente está entre os princípios de alta qualidade, bem-estar animal e preocupação com a sanidade dos produtos oferecidos.

É inevitável fechar o gado para fazer a vacinação. Não importa o período, idade ou tipo de vacina direcionada aos bovinos. Dentre as vacinas obrigatórias, estão a aftosa e a brucelose. Muitas propriedades não tem um protocolo de vacinação definido e acabam ferindo os animais. Porém, o ideal é não causar transtorno físicos, sofrimento. Além de evitar o estresse o máximo possível.

 

 

As lesões e ferimentos causados durante o fechamento do gado para a vacina causam grande prejuízo. Quando um animal chega ao frigorífico com regiões lesionadas, essas partes são descartadas. Ou seja, quilos de carne são desperdiçados e a propriedade deixa de adquirir mais lucro. Tudo isso devido a alguns produtores não saberem como vacinar o gado.

Mas não se preocupe, a seguir, vamos te dar cinco dicas para o momento da vacinação. Essas ações irão melhorar muito a sua produtividade, e consequentemente, seus negócios:

 

Cinco dicas sobre como vacinar o gado 

 

Evite fazer a vacinação de muitos animais no mesmo dia.

    Se possível, separe seu gado em dois turnos. Assim, os colaboradores descansam. E o gado não ficará fechado por muito tempo. Assim, a vacinação será feita com mais calma e tranqüilidade. Contudo, os animais não ficarão assustados e estressados.

Cuide da higiene do local.

    O local não deve ter bitucas de cigarros que podem queimar a pata dos bovinos. As roupas dos colaboradores que atuam na lida devem estar limpas. Dessa forma, as inflamações serão evitadas.

Observe a agulha da pistola.

    Se estiver torta ou sem fio, troque-a imediatamente. O certo é sempre ter agulhas de reserva para possíveis imprevistos que sempre acontecem no momento da aplicação.

Região para aplicação.

    A área mais adequada é a tábua do pescoço. Evite fazer em qualquer outra região.

Use a pistola em ângulo de 45 graus.

    Isso, porque ao levantar o couro, você pegará um pouco do couro e do músculo do animal. O que evita abcessos e lesões na pele.

 

Para saber sobre todas as vacinações adequadas para gado, acesse a dica: Vacinas para bovinos: perguntas e respostas.

 

Livro Digital no seu E-mail!
Conheça: Os 10 Princípios do Produtor de Sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami