Modelo de curral para bovinos

Gostou? Compartilhe!

O curral é o local que precisa ser construído de forma correta para melhor conforto dos animais e fácil acesso dos peões. Nesta dica, vamos falar sobre modelo de curral para bovinos. Assim, amigo produtor, você poderá adequar o seu da melhor forma possível para garantir uma alta produtividade e algo muito importante na pecuária: bem-estar animal.

Um curral bem construído é o orgulho de toda propriedade, não é mesmo? Quem não gosta de receber elogios por ter instalações de encher os olhos dos visitantes e pessoas que passam pelo local?

Caso você já tenha um curral na sua propriedade, faça adaptações. No entanto, se a instalação estiver fora do padrão, indicamos que construa um novo. Claro que no tempo que for mais viável para o seu negócio, não apenas no quesito tempo, como também no financeiro.

 

Modelo de curral para bovino 

 

Em primeiro lugar, o curral não pode ser construído em qualquer lugar da propriedade, amigo produtor. A localização é um ponto-chave que irá facilitar o manejo e também o acesso das pessoas que atuam no trato do gado. Além disso, o terreno precisa ser plano.

Em segundo lugar, outro ponto muito importante é a lama, que não deve ser acumulada. Por isso, o terreno precisa ser seco para evitar todos os problemas que a lama traz ao gado.

Em terceiro lugar, sobre o tamanho, segundo recomendação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o ideal é ser de 2 metros quadrados por cabeça. A lotação ideal é de, no máximo, 300 cabeças por curral.

 

Modelo de curral
Modelo de curral deve ser estudado para bom manejo e bem-estar animal. – Foto: Confinamento Otávio Lage.

Cuidados com o terreno na preparação do curral 

 

  • Toda a vegetação, plantas e ervas daninhas devem ser retiradas. Afinal, as plantas representam um grande perigo aos animais, quando são tóxicas. Por isso, a varredura e limpeza devem ser feitas constantemente. Ou seja, não apenas em momentos de construção de novas instalações. Para saber mais sobre o assunto, clique na dica: O perigo das plantas tóxicas na pecuária; 
  • A lama é outro problema que deve ficar longe do curral. Responsável pela doença do casco e pela proliferação de moscas e insetos transmissores de doenças, o acúmulo de lama precisa ser eliminado, principalmente no curral. Se sua propriedade passa por essa situação atualmente, confira como solucioná-la: Excesso de lama na propriedade: saiba como eliminá-lo.
  • Uma camada de cascalho precisa ser incluída na área.

Com a área escolhida limpa, vamos partir para a marcação.

 

Instalação do curral 

 

Uma informação muito importante é observar onde a porta será instalada para facilidade do manejo. Além disso, outra consideração a se fazer é sobre a posição do sol. Para evitar a insolação e calor excessivo no ambiente, a orientação leste/oeste é a mais indicada. Por isso, quando for iniciar a marcação, utilize estacas. Não esqueça do espaço para o embarcadouro.

Após a construção, orientamos a plantação de árvores para garantir sombra aos animais.

Por fim, se você quiser economizar e gerar menos impacto ao meio-ambiente, te orientamos passo a passo na construção de um curral ecológico: Curral ecológico e econômico é construído com pneus usados. 

Não pare seus conhecimentos por aqui. Para complementar seus estudos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube. Acesse:  Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*