fbpx

Cuidados no nascimento de bezerro

A chegada do fim da seca também anuncia o nascimento de bezerro se a sua propriedade planeja a estação de monta durante as águas. Monitorar as fases pré, durante e pós parto promove segurança para a matriz e ao bovino recém-nascido, tornando o nascimento um processo seguro, além das primeiras horas de vida serem acolhedoras garantindo conforto para ambos animais. Para tornar esse momento com o máximo de bem-estar possível, entenda os principais cuidados no nascimento de bezerro

Por que programar o nascimento dos bezerros na seca?

Por mais que a seca seja muito difícil para animais adultos pela falta de pasto, é uma das épocas indicadas para nascimento de bezerros devido a redução de presença de parasitas. Como nascem com a imunidade baixa, a proteção contra doenças ainda não foi desenvolvida pelo organismo e desde situações que parecem simples, como uma simples diarreia, podem causar danos graves à saúde do bezerro.

Por isso, quanto mais proteger a saúde daquele bezerro que ainda está para nascer, mais produtividade você terá, além de atuar com foco no bem-estar animal.

A principal estratégia para ter bezerros nascendo na seca é preparar a estação de monta durante as águas. Comece avaliando o escore das vacas de cria para verificar se todas estão adequadas para a gestação e o parto. E quando citamos gestar, envolve toda a formação do bezerro que fará parte do seu rebanho em menos de um ano, a partir da concepção. Um bezerro mais pesado e com boa formação nasce de vacas sadias, com isso, não descuide dos cuidados básicos com as matrizes também.

Ao analisar o escore, passe a oferecer uma ração adequada para vacas de cria e separe a parte do pasto mais nutritiva para elas. Entre os componentes da ração está a virginiamicina, que auxilia na prevenção da retenção da placenta e distocia bovina. Para saber como preparar a receita de ração ideal para vacas de cria, clique na imagem abaixo e receba grátis no seu e-mail.

   


banner banner
 

Cuidados no nascimento de bezerro

Após a monta, acompanhar o comportamento das vacas é o ideal para diagnosticar uma possível prenhez. E assim que identificar que a vaca está prenha, comece a organizar um espaço que se chama pasto maternidade. Somente as vacas prenhas devem ter acesso ali e no período próximo ao parto, ou seja, você tem tempo suficiente para se organizar.

No pasto maternidade, tenha água, ração e pasto. Inclusive, a água deve ser limpa e trocada sempre que necessário, já que é um dos focos de transmissão de vermes e bactérias. Feno também é importante para que os bezerros não tenham contato direto com a umidade. Se puder, coloque cobertura para evitar exposição excessiva ao sol e chuva.

A higiene do pasto maternidade é extremamente importante para evitar acúmulos de dejetos que podem causar infecções. Um ponto muito importante é a diarreia que causa desidratação severa em casos mais graves. Nos primeiros dias de vida, é muito comum os animais recém-nascidos apresentarem diarreia. Quando prolongada, não suspenda o fornecimento do leite que ajuda na hidratação. E ofereça soro caseiro – aprenda como fazer aqui: Soro caseiro para bovinos recupera a hidratação.  Em casos graves de desidratação não tratada, o animal pode perder a vida.

O principal cuidado no nascimento, logo nas primeiras 12 horas de vida, é monitorar o consumo do colostro pelo bezerro. Considerado um líquido muito poderoso pela carga nutricional, o colostro é basicamente a primeira dose de imunidade que o bezerro toma.

Depois que o bezerro for lambido pela matriz, que nessa atitude passa a reconhecê-lo pelo cheiro, chegou a hora de fazer a cura do umbigo. Aplique tintura de iodo 10% ou uma solução de álcool iodado a 70% uma vez ao dia, deixando o algodão molhado com o líquido por um minuto no umbigo que, normalmente, cai entre o quarto e quinto dia de vida.

Se o método de identificação da sua propriedade for a marcação a ferro ou os brincos, espere alguns dias até que o bezerro adquira imunidade suficiente para cicatrização. Para saber a matriz de cada bezerro durante esse período, coloque um cordão da mesma em volta do pescoço dos dois animais.

Ao iniciar a introdução alimentar, ofereça uma ração adequada para essa fase de vida e que garanta o crescimento saudável, preparando os bezerros para a próxima etapa: a recria. Clique na imagem e receba grátis uma receita de ração para bezerros.

 


banner banner
 

Bem estar ao longo da vida do bovino 

Os cuidados e prevenção de doenças devem ser dispensados ao longo da vida do bovino e não apenas nos primeiros dias de vida. A qualidade da sua produção será refletida diretamente na forma como você trata os animais, desde a escolha do que é oferecido no cocho, as condições do seu pasto, o calendário sanitário, e claro, a redução de violência no trato diário.

Saiba mais:

Referência 

Cuidados com bezerros recém-nascidos em rebanhos leiteiros. Circular técnica 68. Embrapa.

 

Foto da capa: Fazenda Ponte Alta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*