Soro caseiro para bovinos recupera a nutrição

O soro caseiro para bovinos é uma alternativa eficiente e econômica para a resolver a hidratação.

Frequentemente os nossos veterinários indicam que os animais do rebanho necessitam de soro. Muitas vezes na propriedade não há esse medicamento que é utilizado para tratar diversas doenças e também melhorar a nutrição. O soro para bovinos geralmente é utilizado para tratar animais desidratados por diarreia. Podem ser bezerros, animais jovens ou adultos.

 

Soro caseiro para bovinos evita sofrimento e auxilia no bem-estar animal
Soro caseiro para bovinos evita sofrimento e auxilia no bem-estar animal. – Foto: Reprodução Internet

Existe a possibilidade de produzir soro para bovinos de forma caseira. A mistura pode ser oferecida ao animal diretamente na boca ou, caso esteja muito debilitado, utilize o abre-boca que é vendido em lojas de produtos agropecuários e uma sonda gástrica. Nos dois casos, ofereça o soro devagar, caso o animal engasgue, pare o procedimento, o acalme e após a recuperação, retome o processo.

O animal ficará hidratado com o oferecimento do soro para bovinos e aos poucos irá se recuperar e voltar ao estado normal, dependendo da doença. A mistura poderá ser oferecida todos os dias até a recuperação completa. Lembre-se de sempre consultar seu veterinário de confiança. A nutrição e bem-estar do gado é fundamental para se manter um equilíbrio nas suas atividades e também atuar de acordo o com instruções que conduzem para uma pecuária que cada vez mais exige um padrão de qualidade e cuidado desde o nascimento até o abate do animal. Cuidar da saúde e evitar sofrimento faz parte dos novos preceitos da pecuária que precisam ser seguidos.

 

Receita de soro caseiro para bovinos

 

  • 1 litro de água;
  • 4 colheres de sopa açúcar;
  • ½ colher de sopa de sal;
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio.

Quer saber como economizar com outros medicamentos? Acesse a dica sobre o assunto: Como economizar com medicamentos para bovinos

 
Boi Saúde Logo Preto - Soro caseiro para bovinos recupera a nutrição

Volumoso de Cana-de-Açúcar:
Nutrição e economia na propriedade!


12 pensou em “Soro caseiro para bovinos recupera a nutrição”

  1. Oi gostaria de saber o que fazer meu boi está doente já faz tempo. Ele come pouco mais agora está com diarreia já dei vários remédio que o único veterinario da cidade mandou dar e nada me dar uma dica agora do que fazer. Obrigafa

  2. Minha novilha está muita fraca não levanta sozinha só com ajuda posso dar esse soro caseiro não vai fazer mal

  3. Algum remedio caseiro para pneumonia em bezzero?

  4. Muito bom este tipo de contéudo.Fico horas e horas lendo este tipo de assunto.

    Vou compartilhar com meus amigos!

    Obrigado!

  5. Renan Oliveira Lopes disse:

    Olá i si o bezerro estiver di mal triste pode dar

    1. O soro deve ser servido aos bezerros que estão debilitados sim.
      Sirva devagar e faça pausas para o animal não engasgar. É importante servir todos os dias, até a recuperação completa do animal.

  6. Maria Patricia Goldfeder disse:

    Ola,Parabens pelo trabalho!!Gostaria de saber de posso dar este soro para bovinos adultos tambem e qual seria a dose.Obrigada!!

    1. Olá, obrigado! Sim, o soro deve ser servido aos animais adultos que estão desidratados. A dosagem é 5% do peso do animal/dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami