Diagnóstico de gestação de uma vaca

Gostou? Compartilhe!

Na dica de hoje, a Boi Saúde te convida para aprender um pouco mais sobre o diagnóstico de gestação de uma vaca.

Ou seja, após a monta ser efetivada, como fazer o diagnóstico de gestação de uma vaca? A gente te explica: o período mais adequado para reprodução é o das águas. Então, a época mais adequada para esse diagnóstico é o início do outono.

Como já vimos aqui no blog, a quantidade de cobertura de um touro é de até 25 vacas. Esse número faz com que várias matrizes engravidem no mesmo período, caso o ciclo fértil do rebanho seja na mesma época. Isso facilita o diagnóstico e também ajuda nos cuidados, já que a partir da confirmação da gestação, a vaca precisa de cuidados especiais.

A nutrição complementada com suplementos com fósforo precisa ser reforçada, assim como de cálcio. Afinal, todos os nutrientes da matriz serão transferidos aos bezerros. Então, uma vaca saudável produz filhotes com boas condições de saúde.

 

gestação de uma vaca
Aprenda a fazer o diagnóstico de gestação das matrizes. – Foto: Reprodução Internet

Diagnóstico de gestação de uma vaca

 

O período mais adequado de confirmação da gravidez é 40 dias após a monta. Por isso, é importante que o produtor ou responsável pela reprodução da propriedade tenha todas as ações anotadas. Sendo assim, poderá acompanhar e saber a data certa para essa verificação.

Quando o tempo certo chegar, a maneira mais prática e eficaz é o toque retal. Por ser uma situação que exige precisão e delicadeza, o mais indicado é acionar o veterinário que acompanha seu plantel. Ou seja, por ele ter experiência e ser habilitado para a função, irá realizar o procedimento facilmente.

Assim que a mão é inserida no reto do animal, esse profissional terá condições de avaliar se houve modificações ou não do útero do animal e se há presença do feto, a partir da presença das membranas do feto.

Por fim, para identificar o cio das vacas e fazer a contagem no tempo certo para o diagnóstico de gestação das matrizes, siga essa dica e clique: como identificar vacas no cio.

E aí, amigo produtor, gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Então deixe sua opinião nos comentários!

 

Esteja sempre atualizado!

 

Não pare seus conhecimentos por aqui. Que tal conferir nossas dicas em formato de vídeo? Acesse nosso canal no YouTube e esteja sempre atualizado: Boi Saúde no YouTube.

Além disso, a cada semana você poderá assistir um novo conteúdo com nosso consultor José Carlos Ribeiro. Então, não perca tempo! Se inscreva no canal para não perder nada! Combinado?

Bom, talvez você também se interesse por esses conteúdos do blog. Confira agora mesmo:

Ração para vaca de cria

Cuidados e precauções no parto de vacas

Ordenha de vaca pode ser feita depois do parto?

Vaca de primeira cria como investimento na pecuária

Problemas mais comuns na gestação de vaca de cria

Agradecemos por acompanhar essa dica até aqui. O nosso objetivo como você já sabe, amigo produtor, é proporcionar mais resultados na sua propriedade. Então, até a próxima!

 
banner banner
 

Qual é a época mais adequada para a reprodução de uma vaca?

O período mais adequado para reprodução é o das águas. Então, no início do outono.

Qual o período mais adequado de confirmação da gravidez?

É 40 dias após a monta. Sendo assim,tenha todas as ações anotadas.

Quem deve fazer o toque retal na vaca?

O veterinário que acompanha seu plantel. Por ter experiência e ser habilitado para a função, ele será capaz de realizar o procedimento facilmente.

Qual é o período de uma vaca no cio?

O cio acontece a cada 21 dias (com margem de 19 a 23 dias). Acontece fora dos períodos de gravidez e amamentação. O produtor deve ficar em alerta. Por isso, a ausência desse período pode indicar problemas de saúde do animal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*