Diagnóstico de gestação de uma vaca

Após a monta ser efetivada, como fazer o diagnóstico de gestação de uma vaca? O período mais adequado para reprodução é o das águas. Então, a época mais adequada para esse  diagnóstico é o início do outono.

Como mais já vimos aqui no blog, a quantidade de cobertura de um touro é de até 25 vacas. Esse número faz com que várias matrizes engravidem no mesmo período, caso o ciclo fértil do rebanho seja na mesma época. Isso facilita o diagnóstico e também nos cuidados, já que a partir da confirmação da gestação, a vaca precisa de cuidados especiais.

A nutrição complementada com suplementos com fósforo precisa ser reforçada, assim como de cálcio. Todos os nutrientes da matriz serão transferidos aos bezerros. Então, vaca saudável produz filhotes com boas condições de saúde.

 

gestacao de matrizes - Diagnóstico de gestação de uma vaca
Aprenda a fazer o diagnóstico de gestação das matrizes. – Foto: Reprodução Internet

Diagnóstico de gestação de uma vaca

 

O período mais adequado de confirmação da gravidez é 40 dias após a monta. Por isso, é importante que o produtor ou responsável pela reprodução da propriedade tenha todas as ações anotadas. Assim poderá acompanhar e saber a data certa para essa verificação.

Quando o tempo certo chegar, a maneira mais prática e eficaz é o toque retal. Por ser uma situação que exige precisão e delicadeza, o mais indicado é acionar o veterinário que acompanha seu plantel. Por ter experiência e ser habilitado para a função, irá realizar o procedimento facilmente.

Assim que a mão é inserida no reto do animal, esse profissional tem condições de avaliar se houve modificações ou não do útero e se há presença do feto, a partir da presença das membranas do feto.

Para identificar o cio das vacas e fazer a contagem no tempo certo para o diagnóstico de gestação das matrizes, siga essa dica: como identificar vacas no cio.

 
Ração para Vacas de Cria - Diagnóstico de gestação de uma vacaRação para Vacas de Cria mobile - Diagnóstico de gestação de uma vaca
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*