Apetite depravado dos bovinos pode causar graves doenças

Saiba como evitar o apetite depravado dos bovinos sem nenhum custo para a propriedade.

Terra, corda, plástico e lixo encontrados na fazenda podem ser consumidos pelos bovinos e demais animais que circulam livremente no local. Esse consumo de objetos é nomeado de apetite depravado. Os danos são graves como perda de peso, ingestão de verminoses e risco de botulismo. Alguns animais encontram restos de ossos que pode transmitir essa intoxicação.

As causas do apetite depravado dos bovinos são deficiências minerais e de micro e macro elementos,  principalmente de cálcio e fósforo, além das verminoses. Os bovinos são animais muito curiosos. Toda vez que se deparam com algum material diferente, eles chegam perto e querem prová-lo. Outro fator é o tempo ocioso desses animais, principalmente os que atuam no método de confinamento, como não gastam muito tempo andando no pasto, fazem buracos na terra, consumindo-a.

 

Apetite depravado dos bovinos podem ter sérias consequências na saúde do animal
Apetite depravado dos bovinos podem ter sérias consequências na saúde do animal. – Foto: Reprodução Internet

Confira três dicas para prevenir o apetite depravado dos bovinos

 

1- Faça inspeção detalhada das suas pastagens. Retire pedaços de madeira, botinas velhas, plástico e qualquer outro material que não faz parte da dieta dos bovinos. Esses itens não devem estar ao alcance deles. Converse também com as pessoas que atuam na propriedade para mantê-la sempre limpa;

2- Faça uma vermifugação nos seus animais. Toda vez que o gado for fechado para vacinas obrigatórias, aplique um vermífugo para eliminar a verminose do fígado, intestino e pulmão. Dê preferência ofereça um vermífugo de cocho, pois o animal se auto-medica todos os dias por meio da alimentação. E o produtor elimina o estresse de fechar os animais frequentemente;

3- Sirva fosfato bicalcico. Fácil de ser encontrado em todas as regiões de país, essa substância ajuda a suprir as deficiências de cálcio e de fósforo. Sempre que for optar por um sal mineral, escolha pela credibilidade da marca do sal e também pela composição.

Quer complementar a dica? Saiba como fechar o gado sem transtorno. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Apetite depravado dos bovinos pode causar graves doenças

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami