Como manter a higiene no curral de manejo de gado?

Gostou? Compartilhe!

A higiene no curral de manejo de gado evita a presença de insetos e parasitas que causam doenças ao gado. Quando são contaminados, os prejuízos na produção são grandes pela perda de leite e engorda. Sem contar que, dependendo da gravidade, o produtor pode perder o animal.

Com isso, implemente na sua rotina ações básicas para manter todo o local sempre limpo. Antes e após o manejo, faça inspeções para checar as condições do espaço e se o gado pode sofrer ainda algum acidente.

As orientações abaixo são simples e não demandam um alto investimento. São práticas que se levadas no dia a dia farão a diferença na sua propriedade, não só para os animais, mas para os trabalhadores que confiam na sua lida.

 

Dicas para higiene no curral de manejo de gado

 

Frequência de limpeza

Escolha pisos que são fáceis de serem limpos. No entanto, que não sejam escorregadios aos animais. Além do uso da boa e velha vassoura, remover o acúmulo de estrume faz muito bem. Utilize máquina de pressão com jatos, água e detergente. Já é o suficiente para espantar moscas que podem causar doenças. Feito isso, utilize desinfetantes e produtos que eliminem bactérias. Acima de tudo, fique atento para que não seja tóxico aos animais.

Cuidado com o acúmulo de lama ao redor. Insetos, bactérias e parasitas se alojam ali e são foco de problemas de saúde. Sem contar que a lama pode causar a doença do casco.

 

Local arejado 

O curral precisa ser um local agradável para todos que passam por ali. No momento da construção, escolha materiais que não esquentem muito o ambiente. Além disso, a proteção contra o sol e a chuva precisam ser considerados.

O ar precisa circular livremente naquele local. Em primeiro lugar, para evitar um clima abafado em dias de muito sol. Em segundo lugar, caso algum bovino esteja com algum vírus, a circulação de ar reduz o risco de contaminação de outros.

 

curral de manejo de gado
Como manter a higiene no curral de manejo de gado? – Foto: reprodução/ @pecuariasustentavel

Esterilização dos utensílios 

 

Não importa o tipo de manejo, vacina ou vermifugação. Todos os utensílios precisam ser esterilizados. Inclusive, os da ordenha.

Para saber como fazer a higienização dos instrumentos, acesse:

 

Cuidado com o uso de uniformes 

 

Aventais e uniformes precisam estar limpos quando o seu pessoal entra no curral de manejo para gado. Afinal, não adianta entrar em um ambiente limpo, com todos os utensílios esterilizados se o avental ou uniforme estiverem sujos.

Você, como produtor, precisa orientar sobre essa frequência de limpeza. Ofereça ainda mais de uma peça do uniforme. Assim, enquanto uma é lavada, a outra pode ser utilizada.

 

Oriente bem sua equipe 

Lavar as mãos sempre antes e depois da lida no curral de manejo para gado deve ser a prioridade. Fumar e jogar bitucas de cigarro no chão, nem pensar. Além de queimar as patas dos animais, o risco de incêndios é bem alto. Ainda mais no período da seca.

Se o assunto curral de manejo de gado te interessa, temos muitos outros conteúdos sobre o tema:

 

Por fim, para saber mais dicas sobre como melhorar sua produtividade, acesse nosso canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube. 

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*