Cólica em bezerros

Os bezerros, na fase pós-nascimento, podem sofrer com alguns desconfortos. Entre eles, está a cólica. Uma das causas é a diarreia, muito comum em animais nessa idade. Para promover um melhor bem-estar aos seus bovinos, nesta dica vamos aprender sobre cólica em bezerros.

 

 

Os cuidados com um bezerro começam muito antes do nascimento. Antes mesmo da monta, as vacas de cria precisam receber cuidados especiais para evitar problemas na formação do animal e nas fases pré e pós parto. A principal prevenção de problemas graves começa no cocho, com uma alimentação balanceada e nutritiva. E para as que estão com dificuldade e com baixo índice de reprodutivo, te orientamos a leitura da dica: Índice reprodutivo das matrizes pode aumentar para 80%. 

 

O que fazer para tratar cólica em bezerro 

 

A diarreia nos primeiros dias de vida é considerada normal, amigo produtor. O sinal de alerta deve ser ligado quando as fezes do animal passa a ser esbranquiçada, apresenta traços de sangue e com odor fora do comum.

Esses sintomas podem causar cólica em bezerros e proporcionar desconforto e até afetar a alimentação adequada. Para tratar do problema, oferecer uma receita de soro caseiro, que pode ser produzido na propriedade e auxiliar na desidratação e, além de tratar a diarreia, pode diminuir as cólicas.

Barato e fácil de fazer, o soro repõe componentes importantes para o bom funcionamento do organismo. Lembrando que logo nos primeiros dias de vida, os bezerros não tem alta imunidade. Então, manter o ambiente limpo e livre de insetos facilita a prevenção de doenças. Uma sugestão é o pasto-maternidade.

 

cólica em bezerros 1 1024x818 - Cólica em bezerros
Cólica em bezerros pode ser amenizada ao repor a hidratação com soro caseiro. – Foto: Pixabay

Soro caseiro para cólica em bezerros

 

Tome nota dos ingredientes do soro. São fáceis de encontrar e também de oferecer aos animais:

  • 1 litro de água;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • meia colher de sopa de sal de cozinha;
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio;

Quando for oferecer ao bezerro que está com diarreia e sofrendo com cólicas, a dosagem ideal é de quatro a sete litros de soro por dia. O líquido pode ser servido em baldes ou na boca, caso o animal esteja debilitado e sem condições de se levantar.

A dosagem a ser oferecida é de quatro a sete litros desse soro por dia. A mistura pode ser servida em baldes ou, caso ele esteja muito debilitado, ofereça direto na boca.

 

Bem-estar animal 

 

O tratamento adequado dos animais desde os primeiros dias garante um manejo adequado. E mais ainda, produtos de qualidade. Acolher com cuidado o bezerro que acabou de nascer demonstra que o animal não precisa ter medo do homem. Ainda, existem outros cuidados que podem ser tomados para que o recém-nascido sofra minimamente, como não inserir o brinco de identificação nos primeiros dias. Aqui, a Boi Saúde oferece outras dicas sobre o tema: Como cuidar de um bezerro recém-nascido.

O que é oferecido no cocho também pode trazer um impacto direto no organismo do animal. O resultado de uma má alimentação pode ser cólica e diarreia. Para prevenir grandes problemas que podem afetar diretamente sua produtividade, confira a dica: Alimentação para bezerros: saiba como iniciar

 
Ração para Bezerros - Cólica em bezerrosRação para Bezerros mobile - Cólica em bezerros
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*