Colostro na pecuária não deve ser desperdiçado

Essa dica é para reaproveitar o colostro na pecuária que muitas vezes é desperdiçado na produção da fazenda.

Após o nascimento do bezerro, a vaca produz uma substância chamada colostro, rica em anticorpos e proteína. Da mesma forma, a produção em alta quantidade, muitas vezes não é consumida pelo bezerro. Além disso, propriedades jogam esse colostro fora, o que é um desperdício devido o valor nutricional desse leite.

 

O uso do colostro na pecuária é fundamental para a saúde do bezerro
O uso do colostro na pecuária é fundamental para a saúde do bezerro. – Foto: Reprodução Internet

Como reaproveitar o colostro na pecuária

 

Em primeiro lugar, coloque o colostro em garrafas pet devidamente higienizadas. Tire todo o oxigênio da garrafa, tampe e as armazene em local que não bata sol.

Esse colostro deve ficar armazenado por 20 dias. No vigésimo primeiro dia, porém, o leite pode ser oferecido para a bezerrada. Sempre na proporção: 50% colostro, 50% leite. Após três dias, 75% colostro, 25% leite. Mais três dias, o colostro armazenado pode ser servido puro. Além de nutrir muito mais os bezerros, a economia na propriedade será grande. O leite que seria destinado aos bezerros, poderá ser comercializado e, assim proporciona mais lucro ao produtor.

Transformar o desperdício em lucro é um dos focos da pecuária brasileira. Preste atenção em toda propriedade, água, suplementos, pastagens, se acompanhados de perto, podem ter o uso otimizado. Utilizados na medida certa, sem desperdício, o produtor terá mais lucro e ocupação com tarefas que realmente demanda atenção especial como o manejo.

Em suma, estar presente na vida do gado é saber quais são as reais necessidades, desde cuidados específicos na alimentação, mas também voltar o foco para prevenir alguma doença. Portanto, qualquer comportamento fora do habitual pode indicar alguma enfermidade que, se tratada previamente, pode evitar sofrimento ao animal e gastos com o tratamento.

Quer saber mais sobre colostro? Devido algumas vacas não sobreviverem ao parto, é possível produzir um colostro artificial para suprir as necessidades nutricionais dos bezerros. Acesse: Como produzir colostro para o bezerro

 
Boi Saúde Logo Preto - Colostro na pecuária não deve ser desperdiçado

Ração de Recria:
Receba grátis uma receita de ração para recria!


2 pensou em “Colostro na pecuária não deve ser desperdiçado”

  1. Estudos mostram que os bezerros só consegue absorver os anticorpos maternos dentro das primeiras horas após o nascimento (3 a 6h), como isso funciona após tantos dias? ou Esse colostro seria apenas usado como fonte nutricional? Não causaria diarréia essa mudança para esses bezerros?
    Grata pela atenção

    1. Olá Adriana, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami