Pneumonia em bezerros: como tratar e prevenir

A pneumonia é uma doença que atinge não só humanos, mas também o gado. E os bezerros precisam de vigilância extra quanto ao problema. Por terem uma imunidade menor que os bovinos adultos, precisam de tratamento e diagnóstico preciso. Por isso, vamos te orientar sobre a pneumonia em bezerros.

Você sabe o que é pneumonia? É um problema respiratório e está entre as doenças mais frequentes em bezerros. E ainda, é considerada grave. As causas são várias: fatores ambientais, imunidade e exposição a agentes infectocontagiosos, que podem ser parasitas, bactérias e vírus. É muito comum no período da seca, devido as baixas temperaturas.

Quer uma informação mais grave ainda? A pneumonia causada por bactéria é a que mais acomete o gado brasileiro. Principalmente na faixa etária do nascimento até os dois anos. A maior incidência é na fase da desmama.

 

Entre os sintomas mais comuns da pneumonia em bezerros, estão:

 

  • Febre entre 40 e 41 graus, que pode ser medida com termômetro;
  • pelo arrepiado;
  • chanfro quente ou seco;
  • corrimento nasal;
  • tosse;
  • respiração acelerada.

Por isso, amigo produtor, sempre que identificar esses sintomas, isole o animal e inicie o tratamento o mais rápido possível. Lembre-se sempre de consultar seu veterinário de confiança.

O tratamento é feita via antibiótico injetável para combate à infecção. Os mais utilizáveis são à base de Enrofloxacina e Diclofenaco. Geralmente, em cinco dias, os sintomas são amenizados, proporcionando alívio ao animal. E o melhor, tirando-o do risco de morte. Por isso, é importante iniciar o tratamento logo no início da manifestação da doença.

 

Pneumonia em bezerros pode ser tratada, mas a prevenção é fundamental
Pneumonia em bezerros pode ser tratada, mas a prevenção é fundamental. – Foto: FotosdaLoo @aloofotos

Prevenção da pneumonia em bezerros

 

Como a pneumonia é uma doença causada por agentes como bactérias e parasitas, é preciso manter uma nutrição muito equilibrada a esses novos animais. Como a imunidade é baixa desde o nascimento, o colostro não deve ser desperdiçado e precisa ser oferecido unicamente ao bezerro.

Na fase de introdução alimentar, que é iniciada lá pela sétima semana de vida, quando acontece a fase da desmama, o produtor já pode oferecer nutrição no cocho. Virginiamicina, sal mineral e sal proteinado fortalecem o organismo, protegendo contra parasitas e bactérias. Esses compostos fornecem as vitaminas e minerais que os bezerros não encontram no pasto. E que são fundamentais para a engorda e desenvolvimento saudáveis.

Além da pneumonia, existem outras doenças respiratórias que acometem o gado. Para se informar mais sobre o assunto, acesse o texto: Doenças respiratórios em bovinos.

Já que citamos desmama no texto, amigo produtor, você sabe quando deve iniciar o processo? É preciso muito cuidado, pois é a fase mais estressante na vida de um bovino. Por isso, nunca esqueça do bem-estar animal, combinado? Para saber, clique: Qual peso e momento certos para desmamar bezerros. 

 

Referência:
CROWE, J.E. Influence of maternal antibodies on neonatal immunization against respiratory viruses. Clin. Infect. Dis., v.33, p.1720-1727, 2001.

 
Boi Saúde Logo Preto - Pneumonia em bezerros: como tratar e prevenir

Ração para Bezerros:
Receba grátis uma receita de ração bezerros!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami