fbpx

Nascimento de bezerro: como acolher bovinos no pós-parto

O nascimento de bezerro é um acontecimento importante na propriedade e não deve passar sem uma atenção especial. Você sabe quais são os cuidados para acolher bem esse animal recém-nascido, com bem-estar e maior redução de danos possível. O foco é preservar a vida do bezerro hoje e desde cedo, não provocar medo e evitar ao máximo qualquer problema de saúde desde os primeiros dias de vida.

Se você atua com reprodução, seja por IATF de bovinos ou estação de monta, siga as orientações e aumente sua produtividade!

 


banner banner
 

Como acolher os bezerros logo após o parto 

São passos simples e que fazem toda a diferença na vida do bovino, mesmo desde as primeiras horas:

  1. Seja gentil desde o primeiro contato
  2. Não insira brinco para gado logo no primeiro dia de vida
  3. Cura do umbigo
  4. Monitore a diarreia
  5. Observe o consumo do colostro

 

Saiba agora detalhes de cada uma dessas ações:

1 – Seja gentil desde o primeiro contato

O bovino é um animal que tem memória. Quando mal tratado desde os primeiros dias de vida, ficará arredio para se proteger, com medo, o que dificultará o manejo do longo da vida.

Por isso, tenha cuidado com aquele animal que nascerá e que ainda estará prestes a dar os primeiros passos. Respeite seus animais, o tempo de reconhecimento do ambiente e também deixe os primeiros cuidados com a matriz que irá fazer a limpeza e oferecer o colostro, tão importante para a saúde.

2 – Não insira brincos logo no primeiro dia de vida

Como nascem com a imunidade baixa, fazer a aplicação de brincos pode causar infecções quando mau colocados. Para identificar os bezerros e as respectivas matrizes, coloque colares no pescoço com cores iguais. Ou, plaquinhas com números que também façam essa identificação.

Por exemplo, um colar azul em uma matriz e o bezerro dela. Caso tenha mais de uma vaca de cria recém parida, utilize cordões de cores diferentes para não confundir a cria.

Espere pelo menos três dias para realizar qualquer intervenção como essa. Dessa forma, o bezerro já terá consumido colostro e estará com a saúde mais protegida e com menor risco de infecção.

Siga esse mesmo processo caso a sua marcação seja a ferro.

nascimento de bezerro
Cuide bem do seu gado, desde o nascimento de bezerro com cuidados simples e básicos. Foto: JDR Pecuária

3 – Trate do umbigo

A cura do umbigo está entre as cinco principais atividades que um bezerro recém-nascido demanda. Quando não tratado pode ser fonte de contaminação e infecções. A primeira aplicação da solução pode ser feita logo após a lambida da matriz e a mamada do colostro, ou seja, ainda nas primeiras horas de vida do bezerro. Uma dica importante é que o umbigo não precisa ser cortado.

O liquido a ser aplicado para cura de umbigo do bezerro é tintura de iodo 10% ou uma solução de álcool iodado a 70%. Muito fácil de ser encontrado e de baixo custo.

A aplicação deve ser feita com algodão molhado colocado por um minuto no umbigo, de forma delicada e apenas uma vez por dia até a queda, que geralmente acontece até o quinta dia depois do parto. Cure o umbigo do bezerro do jeito certo e sua criação crescerá de forma saudável.

 

4 – Monitore a diarreia

Nos primeiros dias de vida, a diarreia é comum, afinal o bezerro ainda está adquirindo resistência. Mas alguns sinais que indicam algo mais grave precisam ser monitorados como: presença de sangue, fezes esbranquiçadas ou com cheiro forte e incomum.

Caso a diarreia seja persistente, isole o animal dos demais, para tratamento. Faça uma inspeção no local onde os bezerros ficam mais tempo. Neste espaço não pode ter acúmulo de fezes, lixo, lama para que fungos e bactérias responsáveis pela diarreia não fiquem acumuladas.

Como a desidratação é um dos principais sintomas da diarreia em bezerros, oferecer um soro caseiro ajuda na recuperação e evita que o animal fique fraco: Soro para bezerros: como tratar a desidratação?

nascimento de bezerro
O nascimento de bezerro não é um acontecimento qualquer e os animais precisam ser acolhidos com cuidado. Foto: @aloofotos

5 – Observe o consumo do colostro logo após o nascimento de bezerro 

A primeira mamada deve acontecer nas primeiras horas de vida. Esse processo é de extrema importância para a vida do bovino. Como já escrevemos, o bezerro nasce sem defesas imunológicas e a primeira forma de adquirir proteção é com o colostro bovino.

O primeiro leite produzido pela glândula mamária da vaca de cria é rico em anticorpos, com os nutrientes que o organismo necessita para defesa de fatores externos.

O colostro é produzido nas primeiras 36 horas após o parto. Caso o bezerro esteja rejeitando esse leite tão especial, incentive o consumo e estude o que pode estar acontecendo. Quando mama o colostro dentro desse período, os anticorpos desse leite são depositados no aparelho digestivo, protegendo-o contra doenças. Após esse período, a capacidade de absorção vai reduzindo.

Então, se você quer bezerros mais saudáveis, tenha o colostro bovino como um aliado da sua produtividade.

Caso a matriz perca a vida, não importa o motivo, é possível fazer uma mistura para substituição do colostro, porém a utilize apenas no caso da falta da vaca de cria. Aprenda como fazer: Colostro para o bezerro produzido artificialmente.

   


banner banner
 

Melhor época para nascimento de bezerro

Você sabe qual a melhor época para nascimento de bezerros? 

A seca é a melhor época para o nascimento de bezerros. Mesmo que o pasto não esteja em boas condições nutricionais, é o período com menor risco de contaminação de doenças causadas por parasitas.

O ideal é sempre programar sua estação de monta no período das águas para que durante a gestação as vacas de cria tenham acesso a melhor pastagem. Dessa forma, os bezerros serão formados com bom desenvolvimento.

Gostou desse conteúdo, continue com mais conhecimento:

 

Referência 

Quais são as melhores épocas do ano para o nascimento e a desmama de bezerros? Embrapa Perguntas frequentes. Gado de corte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×