fbpx

Por que e como oferecer sal para bezerros?

Para que você ofereça a melhor nutrição aos novos animais, vamos te explicar o que oferecer como nutrição em cada fase da cria. E ainda, por que e como oferecer sal para bezerros.

Por isso, acompanhe a dica e aprimore seus conhecimentos sobre suplementação de sal para bezerros. Então, vamos começar?

Em primeiro lugar, mais que promover uma boa reprodução e condições ideias para um nascimento saudável, o produtor precisa estar consciente sobre as necessidades nutricionais dos bezerros, desde o nascimento até entrar na fase adulta.

Sendo assim, esses animais terão o desempenho garantido, além de um garantir que a propriedade fez um ótimo investimento.

A primeira dica aqui é antes até mesmo da reprodução. As vacas selecionadas para matrizes precisam ter uma nutrição reforçada e focada antes da monta.

Cálcio e fósforo precisam ser reforçados no cocho. Você pode fazer isso escolhendo um sal proteinado que atenda essas necessidades.

 

Na gestação

 

Durante a gestação, entre os suplementos indicados, está a virginiamicina. Ao utilizar essa nutrição, uma vantagem é manter o peso da matriz, já que a tendência é o animal ficar abaixo do peso após o parto.

Ainda, vacas que fazem uso do composto aumentam a produção de leite, assim como redução do ácido. Contudo, a virginiamicina pode ser oferecida em todas as fases da gestação.

Uma boa orientação aqui é programar a época para os bezerros nascerem. A estação de monta deve ser preparada para que toda a reprodução seja esquematizada para o período das águas. Então, se a reprodução é feita no período das águas, consequentemente, o nascimento dos bezerros será no período da seca.

O período da seca é muito temido pelos produtores devido a perda de peso do gado pela falta de pasto. Mas, é nessa época que a incidência de parasitas e doenças comuns ao gado, principalmente aos bezerros, é menor.

Esses animais nascem com baixa imunidade e estão sujeitos a todo tipo de infecção.

Inclusive, o nascimento demanda de cuidados específicos para garantir a saúde, imunidade e proteção de doenças: Cuidados nas primeiras horas de vida do bezerro.

 

Por que oferecer sal para bezerros? 

 

Em primeiro lugar, os bezerros, quando bem nutridos desde o nascimento, têm um grande potencial de ganho de peso. O peso médio de engorda de um bezerro por ano é de seis arrobas.

Em segundo lugar, o tratamento aos bezerros deve ser feito de forma diferenciada dos demais, desde o nascimento até os 24 meses.

Um bovino chega à fase adulta quando atinge os 30 meses de idade. Para que chegue nessa fase com o peso adequado, acima dos 300 kg, é preciso ter atenção em todo o histórico nutricional para que atinja os quilos adequados logo no início dessa fase.

 

Suplementação para bezerros 

 

O oferecimento de alimentos sólidos começa a partir da desmama. Antes disso, o colostro e o leite da matriz são fundamentais não só para a engorda, mas para o desenvolvimento sadio dos ossos e órgãos.

A desmama é um procedimento bem estressante para o animal, assim como para a matriz. No entanto, existem vários métodos utilizados que possam diminuir esse sofrimento.

Esse processo acontece entre seis e sete meses de idade, de acordo com o bom desenvolvimento do animal, por exemplo.

Com isso, o peso mais adequado é a partir dos 180 quilos. Para passar por esse processo de forma adequada, clique no texto: desmama de bezerros correta evita estresse.

 

Entenda sobre sal para bezerros

 

Proteinado 

O sal proteinado possui muitas variações de consumo, e vai depender da quantidade de proteína inserida. O sal proteinado aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Além disso, auxilia no aumento de peso gradualmente.

O sal proteinado deve ser oferecido na proporção de 1 grama por peso do animal. Ou seja, se o bezerro pesa 70 quilos, deve-se oferecer 70 gramas de sal proteinado por dia, no cocho. Mas é sempre importante seguir as orientações de uso de cada fabricante.

Quer aprender a fazer seu próprio sal proteinado? Te ensinamos como: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

 

sal para bezerros
Suplementação para bezerros auxilia na engorda e nutrição até a fase adulta. – Foto: Pixabay

Ureia 

O uso da ureia na pecuária precisa ser cuidadoso, principalmente, em novos animais. Pode ser utilizada todo ano e é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes. Na seca, é um ótimo aditivo, pois supre os nutrientes que ficam escassos na pastagem.

A dose deve ser bem pequena no início. E com o passar dos dias, a quantidade pode ser aumentada. Uma receita com a dosagem ideal é a melhor opção para oferecer uma nutrição adequada aos seus bezerros. Dessa forma, sua lucratividade e bons resultados serão efetivos.

A ureia e o sulfato de amônia correspondem apenas a 1% da cana de açúcar. Desses 1%, 90% é ureia, 1% é o sulfato de amônia.

A receita é:

  • 100 kg de cana;
  • 900 gramas de ureia;
  • 100 gramas de sulfato de amônia.

Saiba os cuidados necessários: Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados

 

Virginiamicina 

A virginiamicina pode ser usada com segurança em bezerros. Afinal, a virginiamicina é um suplemento que potencializa a engorda do gado. Produtores que garantem uma boa lucratividade não deixam de utilizá-la no cocho.

Realize a suplementação com uma ração para bezerros. Os ingredientes para a ração para bezerros são: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina.

Para ver as quantidades de cada ingrediente e o consumo diário para cada bezerro, receba o material completamente grátis aqui.

 

Como oferecer sal para bezerros? 

 

O creep-feeding é uma boa estratégia para inserir a alimentação sólida no cocho para um bezerro. Alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos.

Esse impedimento de acesso, faz com que os bezerros não se alimentem adequadamente. Mas a fase de crescimento é muito importante para o desenvolvimento sadio e a prevenção de doenças.

Produzir um creep feeding não é tarefa árdua. Reúna os profissionais da propriedade ou chame os amigos para auxiliá-lo. Materiais de baixo custo podem ser usados e até mesmo reutilizáveis tipo pneus velhos, por exemplo.

Acima de tudo, o importante é sempre monitorar esses novilhos e checar se estão com desenvolvimento normal. Entretanto, oferecer uma água de boa qualidade também é fundamental para esses animais. Então, não se esqueça: animal bem alimentado e nutrido é animal saudável.

Quer saber como construir um modelo sustentável e econômico? Clique na dica: Curral ecológico e econômico é construído com pneus usados.

 

Fase de recria 

 

É a fase mais extensa do gado de corte. Com duração de 12 meses, a recria tem início no desmame e vai até quase a fase de acabamento e terminação desses animais. Geralmente, a última fase acontece quando os animais estão com o peso vivo de 350 quilos, por exemplo.

Além disso, a recria é uma fase com o grande desafio de ganhar sete arrobas por animal.

Para saber mais sobre o Boi 777, te orientamos na dica: Boi 777: saiba o que é e como implementá-lo.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Alimentação para bezerros: saiba como iniciar.

Por fim, aproveite o acesso e assista nossos vídeos sobre pecuária. Clique: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*