Alimentação para bezerros: saiba como iniciar

 

Ao nascer um novo bezerro na propriedade, além dos cuidados maternos, decidir o que será oferecido como alimento é essencial para a saúde do animal. Saiba como, quando e o que oferecer como alimentação para bezerros, principalmente no processo de desmama. Dependendo da forma que essa alimentação for introduzida, o produtor poderá potencializar a engorda e o sucesso da produção.

Como são animais novos, ainda não tem uma saúde nutricional reforçada. E o que dará auxílio no aumento de peso, é toda a base da alimentação para bezerros.

O tratamento aos bezerros deve ser feito de forma diferenciada dos demais, desde o nascimento até os 24 meses. Já no parto, para o animal se sentir acolhido, o ideal é tratá-lo com os princípios do bem-estar animal. O respeito aos animais e bom trato precisam ser regras fundamentais em uma propriedade de sucesso.

Reunimos as principais dúvidas dos nossos leitores sobre alimentação para bezerros. Vamos conferir?

 

Desmama

A desmama ocorre entre a quinta e sétima semanas de vida do animal. É um procedimento que requer cuidados específicos. Em muitas propriedades, o manejo do bezerro é feito em um único dia ou num mesmo momento. Essa atitude causa um grande estresse ao animal e afeta diretamente o desempenho e, consequentemente, a lucratividade de toda a propriedade.

Na hora do desmame, separe o pasto em dois, dividindo-os com um corredor de cerca. Nesse espaço, mantenha a matriz de um lado e o bezerro de outro. Dessa forma, haverá o contato visual e auditivo com a matriz. Esses sentidos são importantes para o desenvolvimento do animal, mesmo que o contato físico não aconteça. Nos primeiros dias, o bezerro ficará na divisa do corredor. Com o passar do tempo, irá se acostumar a viver de modo separado.

Ainda após a desmama,  mantenha o gado no mesmo pasto por vários dias consecutivos. Isso faz com que seu animal se adapte melhor à alimentação, seja ração, seja sal mineral e proteinado, pastagem. O rúmen terá uma melhor adaptação à matéria seca por completo. E o animal terá um desempenho melhor, atendendo a expectativa da propriedade. Posteriormente, o gado poderá ser transferido para outro pasto quando a adaptação já estiver concluída.

 

Aceitação do novo alimento

Após a desmama, caso os bezerros tenham dificuldade na adaptação da nova alimentação, construa um creep-feeding. É nada mais que um cercado que permite apenas entrada de bezerros pela porta de entrada ser da altura e largura de um pequeno animal. Assim evita que os bovinos adultos consumam essa alimentação. Caso utilize a ureia como opção na mistura, a chuva e nenhum outro tipo de líquido podem entrar em contato, pois há risco de contaminação.

 

Desmama precoce

É possível fazer a desmama precoce, sem prejudicar o animal? Sim, para isso, siga as instruções;

  • Fazer uma desmama eficiente, sem estresse ao filhote e à matriz;
  • Oferecer uma nutrição completa e suplementar ao bezerro. Além de aumentar a imunidade e estimular o crescimento saudável. Esse complemento deve ser feito até os dois meses após a desmama;
  • Não estresse os animais. Já é de conhecimento que bovinos estressados liberam cortisol, hormônio que prejudica a engorda e crescimento. Por isso, evite a separação da mãe e bezerro por muito tempo, seja visual, seja física;
  • Utilize o creep-feeding: cercado onde há limites na largura e altura para que só entrem animais jovens nesse espaço com uma alimentação específica.
  • Use também o creep-grazing. Assim como o creep-feeding, é um local com acesso somente aos bezerros. Porém, em vez de alimento, é oferecido um pasto especial.

 

Alimentação para bezerros pode ser oferecida no processo de desmama para efetivar a produção.
Alimentação para bezerros pode ser oferecida no processo de desmama para efetivar a produção.

Creep-feeding

Alguns animais jovens não têm a alimentação adequada por não conseguirem chegar ao cocho pelo domínio dos animais mais velhos. Esse impedimento de acesso, faz com que os bezerros não se alimentem adequadamente. Mas a fase de crescimento é muito importante para o desenvolvimento sadio e a prevenção de doenças.

Produzir um creep feeding não é tarefa árdua. Una os profissionais da propriedade ou chame os amigos para auxiliá-lo. Materiais de baixo custo podem ser usados e até mesmo reutilizáveis como pneus velhos. O importante é sempre monitorar esses novilhos e checar se estão com desenvolvimento normal. Oferecer uma água de boa qualidade também é fundamental para esses animais. Não se esqueça, animal bem alimentado e nutrido é animal saudável. Quer saber como construir um modelo sustentável e econômico? Clique na dica: Curral ecológico e econômico é construído com pneus usados.

 

Soja

Posso oferecer soja aos bezerros? Sim, desde que em forma de farelo e, de preferência, misturada ao milho. A idade ideal para inicio do oferecimento da mistura é entre 90 dias e nove meses. A proporção da mistura ideal com soja para bezerros é:

  • Proteína bruta (entre 16% a 20%). Pode ser milho com farelo de soja, na composição de 21%. Ou milho com ureia, que deve ter o uso com cautela, na porcentagem entre 3% e 4%;
  • Baixo nível de fibra.

 

Nutrição

O que posso servir de nutrição para os bezerros? Alguns ingredientes como milho e soja, aliados a minerais são uma boa indicação nutricional para bezerros. Essa alimentação pode ser oferecida durante a fase da desmama, que pode ser entre 90 dias e nove meses de idade. Enquanto o bezerro estiver em amamentação, o suplemento não deve ser oferecido. O leite já tem composto suficiente para alimentar nutricionalmente o bezerro.

Para a composição da nutrição para bezerros precoce, é indicado:

  • proteína bruta (entre 16% a 20%). Pode ser milho com farelo de soja, na composição de 21%. Ou milho com ureia, que deve ter o uso com cautela, na porcentagem entre 3% e 4%;
  • baixo nível de fibra.

Posso oferecer ureia? O uso da ureia na pecuária precisa ser cuidadoso, principalmente, em novos animais. Pode ser utilizada todo ano e é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes. Na seca, é um ótimo aditivo, pois supre os nutrientes que ficam escassos na pastagem.

A água oferecida precisa ter cuidados diferenciados? A qualidade da água oferecida aos animais é importante, pois caso esteja contaminada por fungos, bactérias e outros micro-organismos que roubam os nutrientes, o garrote não terá o desenvolvimento esperado, além do risco de contrair doenças como a verminose em bovinos.

 

Receba em seu E-mail:
Receita de ração para bezerros engordarem mais rápido.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami