Como realizar a terminação de bovinos intensiva a pasto (TIP)

A terminação de bovinos quando realizada de forma intensiva a pasto garante bons resultados na produtividade. Uma boa meta é implementar o alcance de 21 arrobas aos 24 meses do bovino. Não importa o porte da propriedade. Seguindo algumas táticas de manejo, é possível alcançar esse número, desde que todos envolvidos no manejo tenham empenho e dedicação.

O custo da TIP, como é conhecida a Terminação Intensiva a Pasto não é alto, quando se comparado ao outros sistemas de engorda rápida e expressiva. O produtor pode utilizar os mesmos produtos e serviços do manejo executado no dia a dia.

Assim como toda produção de bovinos, a relação entre a solo, a pastagem e o animal é intensa. E o equilíbrio entre o que é oferecido no cocho com a suplementação garante uma pecuária com resultados expressivos. Ainda mais quando se busca uma engorda rápida em período reduzido.

O planejamento na terminação de bovinos é a palavra-chave de bom resultado. Desenhar um bom plano nutricional garante uma melhor direção para atingir o peso esperado no abate.

Segundo a Phibro, a TIP consiste em ofertar grandes quantidade de ração aos animais, cerca de 2% do peso vivo/bovino. Para ter se ter uma base, um animal de 500 quilos, receberia 10 kg de suplemento diariamente (a mesma quantidade de ração utilizada no sistema de confinamento). O que resume a uma terminação de bovino altamente pautada em um alta valor energético.

 

Terminação de bovinos: como alcançar resultados 

 

Vedação do pasto

O pasto é um dos fatores determinantes da engorda do gado. Quando a terminação estiver programada para o período da seca, iniciar a vedação do pasto ainda nas águas para ter material de qualidade durante o período crítico é uma forma de atingir o peso planejado. Para saber como promover na sua propriedade, clique na dica: Como vedar pasto. 

 

Suplemento no cocho – o ano inteiro 

Especificamente, vamos abordar a importância da virginiamicina na terminação de bovinos. O foco central desse aditivo é manipular a fermentação ruminal de forma a aumentar a eficiência na digestão e absorção dos nutrientes.

Um dado importante é a redução da acidose ruminal que causa grande impacto na produtividade. Quando há um controle no crescimento das bactérias que provocam esse tipo de doença, a garantia de engorda é mais efetiva. Para saber mais sobre o problema, acesse: Acidose ruminal é evitada com simples ações na nutrição. 

 

terminação de bovinos 1024x682 - Como realizar a terminação de bovinos intensiva a pasto (TIP)
Terminação de bovinos exige alimentação e suplementação para alcance dos resultados. – Foto: Pixabay

Ração 

 

Uma ração a base de fonte energética, principalmente com milho tiveram um ganho de carcaça diário, além de maior espessura subcutânea. O milho é um ótimo ingrediente para ração por ser encontrado em todas as regiões do país com facilidade. Sem contar com a possibilidade de plantio na própria propriedade.

Oferecer uma mistura equilibrada garante nutrição ideal para o gado. Para adquirir uma receita GRATUITA, clique na dica: Ração para terminação de gado de corte: confira a receita.

 

Manejo 

 

Estar atento ao comportamento do gado para qualquer comportamento fora do normal ser detectado com rapidez, evita prejuízos e pode salvar a saúde do animal. Quando alguma doença acomete algum bovino e é diagnosticada precocemente, as chances de cura são maiores, além da redução do custo do tratamento. Por isso, amigo produtor, acompanhe seu gado todos os dias.

Não esqueça do tratamento adequado que todo pecuarista de sucesso segue à risca. Água de qualidade e em quantidade adequada; calendário de vacinas em dia; lixo e lama longe da propriedade.

Não deixe de aprimorar seus conhecimentos. Continue com a dica Virginiamicina a pasto: como servir e confira como ter uma propriedade de sucesso.

 

Referência: 

Terminação Intensiva a Pasto na seca e nas águas. Boletim Técnico Phibro Animal Health Corporation.

 
Boi Saúde Logo Preto - Como realizar a terminação de bovinos intensiva a pasto (TIP)

Ração para Terminação:
Alcance o peso esperado pelo mercado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp