Como aplicar a vacina de botulismo bovino?

Prevenir doenças faz parte de uma pecuária de sucesso. Entre as ações, está o calendário sanitário. Entre as indicações, temos a vacina de botulismo bovino. Por isso, para que você se prepare, nesta dica, a Boi Saúde vai abordar como aplicar o medicamento.

Para que você absorva o melhor conhecimento possível, vamos te explicar antes o que é a doença.

O botulismo bovino, conhecido como doença da vaca caída, paralisa o bovino a ponto de impedir que o animal fique em pé.

A transmissão é feita por uma bactéria, a Clostridium botulinum. O gado é acometido pela doença quando come ou tem contato com locais contaminados. Por exemplo, lixo, animais mortos, carcaças, água contaminada, entre outros.

Além da vacina, que é indispensável, existem outros cuidados para evitar a contaminação. Te orientamos aqui:  Como prevenir o botulismo na pecuária.

 

Como aplicar a vacina de botulismo bovino

 

A aplicação é subcutânea. Para escolher, a aplicação subcutânea é aquela que a agulha atinge o local entre o couro e o músculo do animal.

A melhor região é a tábua do pescoço. E a dosagem é de 5ml. O período mais indicado para a aplicação é antes do período das águas.

De acordo com a Embrapa, aplique a primeira dose aos quatro meses de idade do bovino. A segundo dose precisa ser repetida após 40 dias da primeira. Feito isso, repita um vez ao ano.

Além da subcutânea, existe a aplicação intramuscular. Confira a diferença: Vacinação de gado intramuscular e subcutânea.

 

vacina de botulismo bovino
Como aplicar a vacina de botulismo bovino? – Foto: JL Leilões

Qual marca escolher?

A variedade disponível no mercado é grande. Isso porque algumas vacinas previnem mais que o botulismo bovino. Uma única dose garante proteção contra outras doenças. Portanto, refinar bem a busca te dá um melhor poder de escolha.

No momento da compra, fique atento sobre a marca. Sempre busque material de empresas reconhecidas.

Hoje, o Brasil tem diversas empresas farmacêuticas que são renomadas. Caso tenha dúvida no momento da escolha, consulte o médico veterinário de confiança.

E mais que comprar, a forma como a vacina é conservada garante a eficácia. Por isso, não deixe de ler: Saiba como conservar vacina para gado.

 

Como me planejar para a vacinação do gado?

 

O mais importante é seguir um calendário.

Se você não sabe por onde começar, é só clicar nessa dica: Calendário sanitário para bovinos: como planejar. 

Não esqueça de seguir alguns procedimentos básicos. Principalmente, os de higiene.

Os instrumentos precisam estar muito bem higienizados. E o cuidado começa ainda no fechamento do gado. Não estresse os animais. E quando for se programar, não aplique mais que três vacinas no mesmo dia.

Oriente os peões para que esse manejo seja feito da melhor forma possível. O bem-estar animal precisa estar presente em todas as ações da lida.

Para saber mais, acesse:

 

Quer saber mais dicas sobre pecuária? Não perca nosso conteúdo em formato de vídeos. Nosso canal é atualizado toda semana com orientações para melhorar o desempenho do seu gado. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*