Vacinação de gado intramuscular e subcutânea

As vacinas são uma obrigatoriedade na pecuária. Mas quando o produtor lê a bula e se depara com aplicação intramuscular e subcutânea, sabe a diferença entre elas? Se essa é sua dúvida, estamos aqui para resolvê-la. Por isso, o tema desse texto é a diferença entre a vacinação de gado intramuscular e subcutânea.

Conforme citamos acima, amigo produtor, sempre leia a bula dos medicamentos e vacinas que serão aplicados nos bovinos. Sabemos que você é uma pessoa experiente na lida, mas a empresa fabricante, pode mudar algum componente da fórmula. E também toda informação é válida quando se trata da saúde dos nossos animais, concorda?

 

Vacina intramuscular e subcutânea em bovinos - Vacinação de gado intramuscular e subcutânea
Saber a diferença entre vacina intramuscular e subcutânea em bovinos evita problemas no gado. Foto: Boy Fotógrafo.

Vacinação de gado: intramuscular e subcutânea

 

Intramuscular

É quando a substância é aplicada diretamente no organismo do animal, pelo músculo. Prefira que seja no músculo da coxa ou da tábua do pescoço. Inclusive, esse último é o local onde mais se aplica vacinas em gado. A aplicação intramuscular não pode ser mais que 5 ml de substância. Quando for acima de 5 ml, é importante que seja dividida em duas aplicações.

Outra informação importante é revezar o lado de aplicação. Uma hora na parte esquerda, a seguinte na direita, e assim, consecutivamente. O objetivo é evitar problemas no músculo e deixá-lo se recuperar entre uma aplicação e outra.

 

Subcutânea

É uma forma de aplicação mais segura e mais fácil. É também na tábua do pescoço. Ou no tórax. A agulha deve atingir a região entre o couro e o músculo do animal. Nesse formato, a absorção do produto é mais lenta que a intramuscular, por não ser aplicada diretamente no organismo do animal.

Se você quiser ampliar seus conhecimentos sobre vacinas, clique na dica: Reação de vacinas em bovinos. E não esqueça, qualquer dúvida sobre esse e outros assuntos da pecuária, é só deixar um comentário, que nós vamos responder!

 
Programa de Máxima Rentabilidade - Vacinação de gado intramuscular e subcutâneaPrograma de Máxima Rentabilidade mobile - Vacinação de gado intramuscular e subcutânea
 

🔴 Como aplicar vacina subcutânea em bovinos?

É uma forma de aplicação mais segura e mais fácil. É também na tábua do pescoço. Ou no tórax. A agulha deve atingir a região entre o couro e o músculo do animal.

🔴 Como aplicar vacina intramuscular em bovinos?

É quando a substância é aplicada diretamente no organismo do animal, pelo músculo. Prefira que seja no músculo da coxa ou da tábua do pescoço. Inclusive, esse último é o local onde mais se aplica vacinas em gado.

🔴 Quantidade na vacinação de gado intramuscular

A aplicação intramuscular não pode ser mais que 5 ml de substância. Quando for acima de 5 ml, é importante que seja dividida em duas aplicações.

🔴 Dica importante para a vacinação de gado

Não estresse os animais. Para isso, o líder do rebanho não deve passar primeiro pelo tronco. Essa ação irá liberar o feromônio, hormônio de comunicação do gado que indica perigo.

Complete os seus conhecimentos:

5 dicas para vacinar o gado!

Saiba como conservar vacina para gado

 
Controle dos Parasitas - Vacinação de gado intramuscular e subcutâneaControle dos Parasitas mobile - Vacinação de gado intramuscular e subcutânea
 

11 pensou em “Vacinação de gado intramuscular e subcutânea”

  1. tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Nino, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando, abraços!

  2. José Carlos Ribeiro disse:

    Olá Stefani, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

  3. Beatriz Machado disse:

    O que acontece se aplicarmos na localidade errada?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Beatriz, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  4. Cm evitar nodulos nas aplicações da vacina da fitosa?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Ronaldo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  5. O efeito é o mesmo das duas tanto intramuscular quanto subcutanea

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jean, obrigado por nos acompanhar, são modos diferentes de aplicação, porém vai depender do tipo de vacina a ser aplicada.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Tarcisio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*