fbpx

Cuidados e precauções no parto de vacas

Por mais que seja um procedimento natural, o parto de vacas precisa de cuidados para preservar a saúde da matriz e do bezerro.

As precauções devem começar logo após o diagnóstico da gravidez. Em quase todas as propriedades do país, há vacas parideiras.

Esses animais são responsáveis pela produção e auxiliam na produtividade de todo o negócio. Por isso, mantê-las saudáveis e auxiliar durante todo o processo da prenhez e parto, são mais que necessários.

Ainda, além de aumentar o rebanho, podem atuar no melhoramento genético da sua produção.

Avaliações sobre as condições de saúde precisam ser feitas. Porém, antes mesmo da estação de monta. A reprodução pode ser programada para as águas. Assim, o nascimento dos bezerros será na seca. Essa época tem menor incidência de infecções e parasitas.

Inclusive, na alimentação. Para conferir uma receita para vacas de cria, acesse: Ração para vaca de cria.

 

Antes do parto de vacas

 

O período mais crítico antes do parto é o que antecede 90 dias antes do nascimento. A vaca não deve ficar exposta a altas temperaturas. E nem diretamente ao sol durante muito tempo.

O pasto precisa ter uma boa qualidade e sombras para manter o terreno o fresco. Ainda, o local precisa ser visível e visitado frequentemente pelo produtor.

Dessa forma, poderá monitorar e acompanhar os primeiros sinais do parto.

Confira o impacto: Descubra a importância da sombra na pecuária.

O cocho deve ser mantido sempre próximo a esse local, assim como a água fresca e limpa.

A alimentação, além de ração, precisa contar suplementos com fósforo e cálcio. Eles são responsáveis pela formação do bezerro desde o útero.

Caso sua propriedade tenha espaço disponível, faça um piquete reservado para as vacas prenhes. Essa ação facilitará o trabalho do produtor. Por exemplo, um pasto-maternidade.

Nesse espaço ficam apenas vacas com os bezerros recém-nascidos. Para implementar, clique: Pasto maternidade: conheça as instalações.

 

Alimentação 

Outra vantagem é que haverá a garantia de se certificar se as vacas estão se alimentando bem. E mais ainda, de forma adequada. Assim, não haverá concorrência com animais mais novos.

Ofereça aditivos prébióticos e probióticos. Esses suplementos farão a conversão alimentar. Seja matéria seca, seja sal mineração ou ração.

Os animais mais nutridos irão reduzir o índice de retenção de placenta a números toleráveis. Esse índice varia entre 3% a 5% dentro de uma propriedade. Outros elementos fundamentais são: sódio, potássio, cloro, enxofre e magnésio.

Saiba mais:

 

Como saber se o parto de vacas está próximo

 

Sinais comportamentais e mudanças físicas indicam que o parto se aproxima.

Para as vacas leiteiras, é comum o úbere estar sempre cheio. Porém, próximo ao parto, ele fica mais rígido e ainda maior. E a cauda relaxada.

E o principal indício que ocorre nos dias próximos é a liberação de um muco viscoso pela vagina. Esse líquido tem aspecto de clara de ovo. Ele é transparente e textura de líquida espessa.

Bem próximo ao parto, horas antes do animal nascer, a vaca apresenta sinais agitados. Rugidos e contrações abdominais são apresentados pouco antes do nascimento.

 

Cuidados e precauções no parto de vacas
Cuidados e precauções no parto de vacas. – Foto: Reprodução Internet

Durante…

 

  • Por naturalidade, a vaca deita para parir. Verifique se ela estará nesta posição o tempo todo;
  • Geralmente, o parto é feito sozinho. Ou seja, sem ajuda do produtor, em condições normais;
  • Mantenha um ambiente calmo. Afaste animais barulhentos e que possam causar medo na matriz. O estresse é um inimigo fatal na hora do parto;
  • Em partos que ocorrem sem problemas, o tempo pode ser entre trinta minutos e 12 horas. Esse período depende muito da fisiologia de cada animal. E também da forma como o bezerro foi gerado;
  • Caso perceba que a vaca está com dificuldade, é preciso ter muito cuidado, caso queira ajudá-la. Qualquer erro, pode trazer sérias consequências;
  • O local deve ser limpo, sem lama, lixo e insetos como moscas;
  • Se a vaca estiver parindo em pé e não se deitar prestes o nascimento, algo de anormal pode estar acontecendo.

Confira alguns problemas de saúde e saiba como evitá-los:

 

Após o parto

 

  • É preciso fazer o toque para checar se o útero da vaca está em condições normais. Além disso, serve também para verificar se há outro bezerro. Existe a possibilidade de parto gemelar;
  • A placenta deve ser repelida até 12 horas depois do parto. É um problema grave e muito comum em nossa pecuária. Caso não aconteça no prazo, pode ser retirada manualmente ou com uso de antibióticos;
  • Até três dias após o parto, a vaca produz o colostro que deve ser exclusivo do bezerro;
  • Fique atento aos possíveis sinais de mastite que podem surgir no período;
  • O bezerro deve ser bem cuidado e acolhido pelos produtores. Dessa forma, não terá medo de humanos.
Para complementar a dica, acesse a informação para preservar ainda mais a saúde dos seus bovinos:

E não deixe de implementar ações para o bem-estar animal durante todo o processo. E não apenas na reprodução. Mas em todas as fases do seu gado.

 
banner banner
 

 

🔴 Quando o parto de vacas está perto?

Sinais comportamentais e mudanças físicas indicam que o parto se aproxima. Para as vacas leiteiras, é comum o úbere estar sempre cheio, porém, próximo ao parto, ele fica mais rígido e ainda maior. A cauda fica relaxada.

🔴 Quanto tempo leva para uma vaca parir?

A gestação dura de 270 a 290 dias sendo os últimos 90 dias os mais críticos, a vaca não deve ficar exposta a altas temperaturas e nem diretamente ao sol durante muito tempo. O pasto precisa ter uma boa qualidade e sombras para manter o terreno o fresco.

🔴 Atenção para a retenção de placenta após o parto.

A placenta deve ser repelida até 12 horas depois do parto. É um problema grave e muito comum em nossa pecuária. Caso não aconteça dentro do prazo, pode ser retirada manualmente ou com uso de antibióticos.

🔴 Colostro da vaca de cria.

Até três dias após o parto, a vaca produz o colostro que deve ser exclusivo do bezerro.

Continue com a Boi Saúde. Acesse nossas dicas em formato de vídeos e aprimore seus conhecimentos: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*