Como evitar aborto em vacas de corte

O aborto é um acontecimento desagradável para qualquer propriedade. As causas são diversas e, desde o início da gestação, a matriz precisa receber cuidados específicos. Porém, algumas medidas podem evitar o aborto em vacas de corte e promover uma melhor produtividade no planejamento da reprodução.

Todo bovino merece um manejo adequado. Por isso, desde a alimentação até os cuidados durante o manejo devem ser baseados de acordo com os princípios do bem estar animal. Quando há animais direcionados para a reprodução, os cuidados precisam ser maiores ainda.

As vacas parideiras precisam de uma nutrição com suplementos baseados em cálcio e fósforo. O cálcio devido a quantidade necessária para a formação dos ossos do feto. Já o fósforo tem papel auxiliar na própria reprodução, ao melhorar a o sistema reprodutor dessas vacas. Esses dois elementos podem evitar o aborto, aliados a outros complementados no cocho.

 

Aborto em vacas de corte pode ser evitado com suplementação adequada
Aborto em vacas de corte pode ser evitado com suplementação adequada. – Foto: Reprodução Internet

Como evitar aborto em vacas de corte

 

Entre as principais causas do aborto em vacas de corte estão as doenças e problemas relacionados à falta de minerais e nutrientes. Diarreia, brucelose e infecções são alguns motivos. Outros fatores são gravidez de risco, quando mais de um feto é gerado, ou quando acontece má-formação genética. Ainda, o estresse também um fator de risco, por isso, o tratamento diário, com cuidado e bem-estar é uma prevenção.

A qualidade daquilo que se oferece precisa ser a melhor possível. A água sempre limpa, inodora e transparente, a mesma adequada para o consumo humano. Caso o produtor identifique alguma anormalidade durante a gestação, independentemente do período, consulte sempre o veterinário de confiança.

Quando a vaca se torna improdutiva e tem problemas consecutivos em gestações e partos, o produtor pode se questionar sobre o descarte. Caso o diagnóstico seja alguma doença contagiosa, que possa prejudicar a saúde dos demais animais do rebanho, além do isolamento imediato, dependendo do caso, será necessário descartá-la.

Para conferir informações sobre descarte, acesse: Quando descartar vacas improdutivas do rebanho. 

 
Boi Saúde Logo Preto - Como evitar aborto em vacas de corte

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami