fbpx

Como tirar a propriedade rural do vermelho

 
banner banner
 

Quando o produtor se depara com a seguinte situação: o dinheiro entra na conta da propriedade rural, mas logo desaparece pelos juros do banco e para cobrir o saldo negativo, é algo realmente preocupante. Motivos para continuar na pecuária, cada profissional tem o seu. Entretanto, o negócio precisa trazer lucro para que seja relevante e que faça valer a pena.

Se a sua propriedade está em uma situação financeira negativa, pare tudo o que está fazendo, este conteúdo é para você mudar sua realidade a partir de agora! Você precisa tomar uma atitude antes que sua produção seja interrompida e a falência decretada.

 

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Comece agora a tirar a sua propriedade rural do prejuízo

 

Não deixe para amanhã ou semana que vem. Se você mal vê a cor do dinheiro na conta da propriedade, sentimos dizer, mas isso é um sinal muito ruim. Ou até mesmo, você esteja passando por uma situação financeira difícil e nem sabe porque não acompanha as finanças.

Esses dois cenários são bem delicados. E para evitar o pior, quando literalmente, o produtor não tem mais condições de manter o funcionamento da operação, por não tem dinheiro para comprar o básico como ração para os animais, comece a agir hoje.

É uma situação muito triste. Sabemos que a pecuária é mais que uma atividade, é um patrimônio. As pessoas que atuam na criação de gado são apaixonadas pelo o que fazem e estão nessa não apenas por dinheiro. Mas por dar um sentido à vida delas.

Então, começamos por um desafio que vai fazer toda a diferença da sua nova vida financeira que começa a partir de agora. Para isso, siga os seguintes passos:

 

propriedade rural
Para reverter a situação financeira da sua propriedade rural, siga algumas ações básicas que te trarão retornos positivos. – Foto: @fotodeboi

Estude os extratos bancários da propriedade dos últimos seis meses

É uma tarefa que nem todo mundo gosta, mas que é preciso ser feita. Em primeiro lugar, lidar com números não é algo prazeroso para quem tem dificuldade. Em segundo lugar, você tem que parar e se concentrar nessa tarefa unicamente.

Como resultado, você saberá o que está acontecendo com seu dinheiro e porque está na situação atual.

Estude tudo o que saiu e tudo o que entrou. Depois disso, coloque como meta um número para você ter na conta todo mês. Esse valor precisa pagar todas as despesas mensais e ter uma sobra suficiente para sua conta não entrar no saldo negativo novamente.

Caso identifique alguma tarifa que esteja sendo debitada na conta sem sua autorização, converse com seu gerente do banco.

Inclusive, negocie com ele quais são os tipos de tarifas bancárias que você paga para se livrar delas o máximo possível. Já existem bancos que não cobram taxas mensais de uso de cartão de crédito e também aquela tarifa mensal bancária que os grandes bancos cobram.

Só de se livrar delas, já vai te render um bom dinheiro na conta que talvez pague até uma conta de luz e de água.

 

Coloque em uma planilha quais são os investimentos, gastos e recebimentos de cada frigorífico ou comprador

Bom, agora que você já sabe qual a situação financeira da propriedade, nesse passo entenderá a importância de cada número e o impacto dele no fim de cada mês.

Separe o que é investimento, gastos e entradas, como o pagamento da venda do gado ou produtos. A melhor ferramenta para isso é uma planilha. Nela, você irá atualizar todos os meses e fazer um controle de como está o progresso para seu novo ciclo financeiro.

Baixe aqui mesmo o modelo de ideal de uma planilha de controle de contas para a pecuária.  O material é grátis e você recebe no mesmo instante que o solicita. A planilha irá contribuir para uma melhor análise e controle das finanças da sua propriedade.

O preenchimento é bem simples. Confira uma rápida explicação no vídeo:
 

 

Corte o que é desnecessário para o momento

Não compre nada além daquilo que é necessário para manter a produção em dia. Nada de coisas que não farão a diferença na engorda do gado ou na qualidade do leite. A palavra de ordem agora é foco!

A conta de água e luz estão muito altas? Converse com todos os funcionários e com a sua família. Jogue limpo sobre a situação e a necessidade de economizar. Utilize algumas táticas que auxiliam na economia:

Tome isso como um hábito para a sua financeira. Ter dinheiro em caixa é muito mais satisfatório do que ter várias coisas que te trarão um prazer momentâneo. Toda propriedade pensa em expansão, seja na estrutura, seja com novos animais e tecnologia.

Porém, antes de aderir um novo investimento de alto custo, arrume as contas. Pagar à vista te proporciona mais desconto e evita com que a propriedade fique em uma situação negativa novamente.

Para a ração e sal, você mesmo pode começar a produzir a quantidade necessária para o seu rebanho. Com ingredientes simples e processo rápido, os animais ficam alimentados e têm uma melhora no desempenho. Aprenda como nos links abaixo:

 

Sua propriedade rural está com dívidas? Negocie

 

Depois de fazer cada um dos processos indicados acima, você percebeu que está em dívida com o banco ou alguma outra credora?

O importante é quitar essa despesa. Caso seja mais um empréstimo, prestação ou qualquer outra fatura que seja alta e que esteja impactando o fluxo de caixa, negocie os juros.

Comece por aquela que tem os juros mais altos. Ao organizar as finanças, tenha como objetivo primário quitar todas as dívidas.

E mais ainda, não faça mais aquisições sem antes ter um bom planejamento financeiro ou até uma reserva que poderá ser usada em casos como esses. Vamos falar sobre isso nas próximas linhas.

 

Planejamento financeiro para propriedade rural

 

Reserva de emergência

Reserve 10% de tudo o que entra na propriedade rural mensalmente. Classifique essa grana como reserva de emergência. E como diz o nome, será usada apenas em emergências, como a citada acima.

Por exemplo, um animal adoeceu e precisa de cirurgia, os juros de um empréstimo está muito alto (a reserva pode quitar essa dívida), o trator quebrou, a lavoura dos ingredientes da ração não vingou… Enfim, são diversas situações que todos estamos sujeitos a enfrentar.

Quando se tem a reserva, fica mais fácil enfrentar uma situação que acontece de uma hora para outra. Você não precisará recorrer a novos empréstimos com altos juros já que é uma situação de emergência.

 

Compre realmente o necessário

Vacinas, medicamentos, ração, sal, aditivos. Nada de inventar moda e comprar um trator de última geração ou o tronco recém-lançado no mercado. Tenha noção de que o momento é de focar em tirar a propriedade do vermelho e não deixá-la ainda mais no buraco.

Você pode sim ter esses itens, e até queremos que você tenha os tenha para facilitar sua lida e dia dia. Entretanto, há motivos para tudo. Não deixe que as dívidas virem uma bola de neve até se tornar algo insustentável.

Assim que a propriedade estiver recuperada financeiramente, você poderá sim adquirir, com muito cuidado e estudo, os maquinários necessários para as melhorias e aumento da produtividade.

 

Quanto mais planejamento, maior será o caixa da sua propriedade rural. – Foto: Jadir Bison

 

Invista em melhorias na sua propriedade rural

 

Para reverter a situação, melhore a sua produtividade. A sua conta pode estar negativa por gastar mais do que recebe em ferramentas e instrumentos errados.

O mais importante no momento de ajustes do planejamento financeiro é ter inteligência em investir naquilo que te trará mais resultados em curto espaço de tempo. Por exemplo, como anda o ganho de arrobas do seu gado? Ou a qualidade e quantidade do leite na sua ordenha?

Para se ter compradores que, a partir do pagamento, irão te ajudar a sair do vermelho, seu produto deve estar em condições ideais para a venda. Reforçamos para você tomar cuidado no momento dos gastos. Mas quando se trata de investimentos que farão a propriedade lucrar mais, vá em frente. Com sabedoria, mas siga.

E sempre estipule uma meta para que aquele investimento te ajude a alcançar. Muitas propriedades utilizam a virginiamicina. Por ser um melhorador de desempenho, faz com que as arrobas sejam maiores, ao atuar diretamente na saúde digestiva do animal. Se a propriedade já a utiliza, não corte esse tipo de melhoria. Pelo contrário, reforce o uso.

Assim como o sal. Essa nutrição, quando oferecida o ano todo, faz com o que gado chegue na seca mais forte e com organismo preparado para a falta de pasto.

Entenda mais:

 

Aprenda sempre novas técnicas

 

Como a pecuária está passando por diversas transformações, é importante estar atento. Novos produtos, novos métodos de criação, novas tecnologias. Tudo isso facilita e muito o dia a dia da lida. Como resultado, o desempenho fica maior a cada mês e você vê todo mês o caixa aumentar.

Aproveite esse momento de organização e inclua na sua rotina os estudos, amigo produtor. Assista um vídeo da Boi Saúde por semana e acompanhe nossas aulas ao vivo toda segunda.

Todo o conteúdo é gratuito para você focar nos resultados e alcançar todo o sucesso que deseja e merece.

Inscreva-se agora no nosso canal do YouTube, clicando aqui. E antes de encerrar, deixe seu comentário abaixo. Qual tática você usa no seu planejamento financeiro?

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×