O que é ganho compensatório em bovinos?

O ganho compensatório em bovinos pode proporcionar bons resultados na propriedade. Alguns cuidados garantem uma boa produtividade e engorda. Mas o que será esse tipo de manejo e como implementar na gado? É o que vamos descobrir nesta dica.

A Embrapa define o ganho compensatório em bovinos como o aumento na taxa de ganho em peso quando voltam a ser bem alimentados, após terem passado um período de restrição alimentar. Isso ocorre, a partir do crescimento que acontece ao fim da restrição, quando o animal restabelece as condições favoráveis de retomada de ganho de peso. Pode ser implementada no sistema à pasto ou confinamento.

Basicamente, em períodos de seca, quando há escassez de pasto, ao animal tem o crescimento limitado. Porém, na recuperação, no período das águas, recebe dieta com alimentos e nutrição à vontade e de boa qualidade, pode responder com uma taxa de crescimento e eficiência alimentar maiores. Isso resulta em uma engorda mais rápida, por aqueles que tiveram alimentação mais frequente na seca.

Durante o ganho compensatório, o organismo do bovino atua da seguinte forma:

Biologicamente, é considerado quando a hipertrofia (quando os músculos do animal sofrem pequenas lesões que resulta em um aumento da massa muscular), os ossos também crescem e há uma retenção de líquido (água), minerais e proteína.

 

Suplementação 

 

Autores explicam que o uso de suplementação durante a restrição deve ser seguido. O objetivo é atingir a exigência que o período exige, mantendo os animais ao consumo de sais minerais e vitaminas. E ainda, garantir que as funções fisiológicas não sejam afetadas.

Entre as opções, estão o sal mineral, sal proteinado e virginiamicina. Cada um desses suplementos têm finalidades diferentes que auxiliam o bovino na nutrição. Pelo manejo ser fácil e não demandar mais trabalho, basta colocar no cocho à disposição dos animais.

Para saber como iniciar o fornecimento, acesse: Sal proteinado na seca: quando iniciar o fornecimento

 

Fatores que influenciam no resultado 

 

  • raça;
  • idade;
  • índice de severidade da restrição alimentar;
  • a qualidade e quantidade da alimentação que é oferecida após a restrição.

 

gado compensatório em bovinos 1024x682 - O que é ganho compensatório em bovinos?
Gado compensatório em bovinos necessita de cuidados para ter bons resultados. – Foto: Pixabay

Cuidado ao adotar o ganho compensatório em bovinos… 

 

Alguns produtores, na seca, esperam o animal perder peso para exercer a recuperação do ganho compensatório em bovinos durante as águas. Alguns especialistas consideram o método arriscado, pois a seca pode ser mais severa que o esperado e impactar drasticamente o organismo dos animais ou ainda, o período das águas não ser tão satisfatório a ponto de recuperar a perda de peso na seca.

Não aplique a restrição em animais menores de três meses de idade, por risco de causar raquitismo e danos irreversíveis à saúde.

 

Referência: 

RUIZ, M.E.; THIAGO, L.R.L.de S. & COSTA, F.P. Alimentação de bovinos na estação seca: princípios e procedimentos. Campo Grande, EMBRAPACNPGC, 1984. 81p. (EMBRAPA-CNPGC. Documentos, 20).

VILLARES, J.B. (1995). Exploração do ganho compensatório para produção de bovinos no trópico. In: PEIXOTO, A.M., MOURA, J.C., FARIA, V.P. (coord.). Nutrição de Bovinos. Piracicaba: FEALQ, 251-290.

GANHO COMPENSATÓRIO EM BOVINOS DE CORTE: A REVISÃO. REVISTA ELETRÔNICA NUTRITIME – ISSN 1983-9006. Artigo 273 Volume 11 – Número 05– p. 3691– 3699 Setembro/Outubro 2014

 
Ração para Terminação - O que é ganho compensatório em bovinos?Ração para Terminação mobile - O que é ganho compensatório em bovinos?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*