fbpx

Criação de novilhas: saiba tudo sobre o método

A criação de novilhas não é uma produção com muitos adeptos no Brasil. Quando feita de forma dedicada, proporciona boa produtividade e aumenta o plantel da propriedade consideravelmente.

Se você, amigo produtor, está em dúvida sobre iniciar o investimento em criação de novilhas, está lendo o texto certo. Mas você já atua com essa atividade, poderá tirar algumas dúvidas do dia a dia.

Com alimentação mais suplementação adequada, é possível atingir o ganho 400 gramas/animal/dia. É um número bem considerável, não é mesmo?

E para começar com o pé direito, confira a ração adequada para essa fase: Ração para novilhas: receita para engorda.

 

Confira nas próximas linhas, informações que podem potencializar sua produção:

 

Desmama

 

A época da desmama de novilhas pode acontecer entre os oito e nove meses de idade. A novilha precisa ter em torno de 90 quilos para que a desmama seja feita de forma saudável.

A desmama é um procedimento bem estressante para o animal, assim como para a matriz. Existem vários métodos utilizados que possam diminuir esse sofrimento.

O início do período da seca, no começo do outono, entre março e abril são os meses mais adequados para o processo.

Recria: a criação de novilhas entra na fase de recria entre o desmame e a primeira monta. Para potencializar a engorda na recria, utilize os seguintes componentes:

  • Milho moído;
  • farelo de soja;
  • ureia;
  • sulfato de amônia;
  • bicarbonato de cálcio;
  • virginiamicina.

Atua com recria? Tenha melhores resultados: Receita de ração para recria.

 

Criação de novilhas: saiba tudo sobre o método
Criação de novilhas: saiba tudo sobre o método. – Foto: Fazenda Santa Nice

Alimentação para criação de novilhas

 

Entre a fase da desmama e o primeiro ano de vida, introduzir concentrados na alimentação eleva a possibilidade de aumento de peso de forma saudável. No oferecimento da alimentação, é preciso ter um cuidado específico, já que esse gado será produtor de leite futuramente. E como sempre falamos aqui no blog, seu produto é reflexo dos modos como você cria seus animais.

Alimentação com volumoso: O fubá de milho é um componente muito bom para gado de leite, podendo render até 15 litros por dia. Entre os ingredientes da receita estão fubá de milho, farelo de soja, ureia, sal mineral, monensina sódica ou virginiamicina e fosfato de cálcio. Ou seja, componentes fáceis de serem encontrados no mercado agropecuário. A ração deve ser servida em duas porções: pela manhã e à tarde. A pastagem deve ser de boa qualidade sempre.

Alimentação com concentrado: A cana é uma ótima fonte de fibras longas em dietas de alto concentrado. Pode ser servida como bagaço, silagem ou in-natura. A cana é utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado. É um alimento que dá em qualquer solo brasileiro e você consegue plantar e colher 120 toneladas por hectare.

Para saber a diferença entre esses dois alimentos, não deixe de ler: Volumoso e concentrado: entenda a diferença.

O grão de soja é uma ótima forma de alimento para vacas leiteiras. E como engorda para novilhos mestiços. Pesquisas indicam boa aceitação dos animais, sem prejuízos à saúde.

Já o farelo de soja é a fonte de proteína mais usada na pecuária brasileira, utilizado unicamente nas rações. Quando seca, conhecida como resíduo de limpeza de soja, o grão passa a ter 20% de proteína bruta.

 

Parto

 

Geralmente, o parto de novilhas acontece, pela primeira vez, aos 27 meses de idade. Porém, mais que a idade, o peso de 300 quilos é o mais indicado para garantir segurança durante toda a gestação, no parto e também no período de recuperação.

Complemente a dica como informações:

 

Suplementação para criação de novilhas

 

Estudos e pesquisadores indicam que mesmo com um bom pasto, a suplementação de novilhas é fundamental para ter um parto adequado, sem risco e que o bezerro nasça com as condições de saúde esperadas.

Desde a fase da desmama, a suplementação é exigida. Suprir nutrientes como cálcio e fósforo são essenciais para manter a sanidade animal, evitar parasitas e doenças graves.

Vitamina A, vitamina D3, vitamina E, Metionina, Baunilha, Antioxidante, Probiótico, Ferro, Cálcio, Magnésio são alguns exemplos que precisam estar na alimentação diária. Ainda, alguns produtores ficam em dúvida sobre a virginiamicina e a monensina sódica.

A monensina sódica é um aditivo específico para uso do gado, seja de corte, seja de leite. Ainda, é um antibiótico que desenvolve uma proteção no organismo do animal contra bactérias que causam doenças bovinas sérias. Por isso, mantém a saúde do animal em dia. É utilizada na produção animal desde 1950.

Benefícios da monensina sódica:

  • Aumenta a eficiência alimentar;
  • auxilia no ganho de peso;
  • promove melhora no metabolismo;
  • altera a fermentação do rúmen.

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira as dicas complementares:

Vamos continuar os conhecimentos na pecuária?

Acesse o nosso canal de vídeos com informações simples e podem ser implementadas facilmente na sua propriedade: Canal da Boi Saúde no YouTube.

Referências:
Comunicado Técnico, 35. Embrapa Gado de Leite. Criação de novilhas: 2003, Minas Gerais.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*