Bezerros: desmama de forma correta e sem estresse

Gostou? Compartilhe!

Essa dica é uma boa técnica para evitar o estresse durante a desmama de bezerros.

Continue conosco e saiba mais sobre o assunto. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também.

 

 

O desmame de bezerros feito de forma incorreta pode causar estresse nos animais. Conheça a melhor forma de proporcionar bem-estar ao filhote e para a matriz na cria de bezerros.

A maioria dos produtores aparta os bezerros e os desmama da maneira tradicional. A retirada de perto da matriz é feita com idade em torno de sete a oito meses e o condiciona a um pasto separado sem contato visual e auditivo.

Essa forma de cria de bezerros causa estresse muito grande aos dois animais. Eles ficam dias na tentativa de localizar um ao outro, o que proporciona inquietude e prejuízos na saúde de ambos.

 

Melhor forma de desmama de bezerros

 

A melhor forma é desmamar o bezerro de forma racional. Sendo assim, na hora do desmame, separe o pasto em dois, dividindo-os com um corredor de cerca.

Nesse espaço, mantenha a matriz de um lado e o bezerro de outro. Dessa forma, haverá o contato visual e auditivo com a matriz. Esses sentidos são importantes para o desenvolvimento do animal, mesmo que o contato físico não aconteça. Nos primeiros dias, o bezerro ficará na divisa do corredor. Com o passar do tempo, irá se acostumar a viver de modo separado.

 

Bezerros: desmama de forma correta e sem estresse
Desmama de bezerros deve ser feita sem estresse. – Foto: Reprodução Internet

Bem-estar animal na cria

 

Os animais já adultos também sofrem estresse nas tarefas do dia a dia, quando alguns produtores utilizam choques, espetos e pedaços de madeira para manejá-los, o que afeta diretamente a produção, como a de leite, por exemplo, e também no ganho de peso.

Ou seja, sempre que for manejar o gado, verifique a iluminação do local, pois quando há mudança na luz, seja natural, seja com lâmpadas, o animal tem o receio de se locomover, pois geralmente tem uma boa visão. Caso faça a mudança de local a noite, utilize iluminação indireta para que dê segurança e o auxilie no deslocamento, assim terá visão para onde estará indo.

Contudo, nos locais de convívio do rebanho como curral e pasto, procure nunca utilizar ou decorar esses ambientes com objetos de metal, que são propícios ao reflexo de luz solar, que além de incomodar, faz com que os animais empaquem e assim, o produtor terá muito trabalho para manejá-los.

Ainda, quando o animal empacar, nunca utilize choques ou espetos para forçar a saída do gado do local e se dirigir ao desejado pelo produtor, porque há o vínculo do sofrimento ao lugar, e o produtor terá problema para manejá-lo dessa forma.

Por fim, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama

Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Até a próxima!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*