Bezerros e novilhas: confinamento de bovinos com alto grão

Quem atua com o método de confinamento adere a dieta de alto grão devido a concentração de energia para manter uma engorda diária. Animais adultos já têm esse tipo de ração com bons resultados, mas será que bezerros e novilhas também podem ser criados em confinamento de bovinos com alto grão?

Especialistas apontam que uma dieta baseada em ração com alta energia, aliada a aditivos e um bom manejo resultam em uma engorda esperada pelos fornecedores. E como estamos falando de confinamento, o produtor pode esperar o momento mai adequado de acordo com o valor da arroba para fechar. Nesse método, há possibilidade de esperar a entressafra para a negociação, quando a procura é maior que a oferta.

Quando se trata de bezerros e novilhas no confinamento, a Boi Saúde sempre indica que os cuidados com a alimentação e nutrição devem ser observados desde as primeiras horas de vida. Além de estar adequado a atuar com o bem-estar animal, o produtor tem a possibilidade de produzir animais maiores que a média. Se essa é uma das metas da sua pecuária, saiba como atingi-la na dica: Como produzir bezerros maiores?.

Mas quando se trata de confinamento com alto grão para animais ainda na fase da cria, o fornecimento não é o mesmo que o oferecido para os animais adultos.

 

confinamento com alto grão 819x1024 - Bezerros e novilhas: confinamento de bovinos com alto grão
Bezerro e novilhas: confinamento de bovinos com alto grão – Foto: Anilton Santana/@niufotos_oficial

 

Confinamento de bovinos com alto grão

 

A dieta de confinamento com alto grão não é indicada para bezerros e novilhas, amigo produtor. Há diversos outros tipos de alimentação mais indicados para animais das respectivas idades.

Esse formato com alta energia não é indicado para animais em fases de cria com a seguinte explicação: na fase seguinte, a recria, o bovino pode ser alguma alteração no organismo, quando consome na fase inicial de vida.

Já que a dieta baseada em grãos está descartada, então qual será a melhor opção? Claro que vamos te orientar!

A Boi Saúde oferece duas receitas, uma para cada fase da vida do bovino. Você pode ter acesso pelos links indicados e até imprimi-las e mostrar para todos os envolvidos no manejo do gado.

 

Alimentação adequada para bezerros e novilhas 

 

Para cada fase, é importante atender as demandas nutricionais, principalmente com foco no crescimento e desenvolvimento saudável.

Os bezerros, por nascerem sem imunidade, é importante oferecer o colostro logo após o nascimento. A atenção na fase da desmama, que é estressante para a vaca e para a cria, também é importante. Confira a proporção e cada ingrediente necessário para atender as demandas desses jovens animais: Receita de ração para bezerros.

 

Para as novilhas, caso o produtor esteja preparando-as para a primeira monta, o ideal é que atinjam 300 quilos para evitar problemas de saúde não apenas para a matriz, mas para o bezerro que será gerado. Confira a receita com todos os ingredientes nutricionais necessários: Ração para novilhas: receita para engorda.

 
Ração para Bezerros - Bezerros e novilhas: confinamento de bovinos com alto grãoRação para Bezerros mobile - Bezerros e novilhas: confinamento de bovinos com alto grão
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*