Reprodução de bovinos: primeira monta de novilhas

Gostou? Compartilhe!

As novilhas têm participação cada vez maior na pecuária brasileira. Seja para aleitamento, seja como gado de corte. Ou até mesmo na reprodução de bovinos. E os produtores que as utilizam nesse processo, precisam esperar o peso ideal para a primeira monta de novilhas.

 

 

Após o nascimento e período pós-parto, os animais passam pelo processo de desmama. E nessa fase, o reforço da nutrição é essencial. Não só com suplementos, mas também com uma pastagem de boa qualidade. Esses fatores farão com que essa novilha atinja o peso ideal para a primeira monta. Pois o peso é mais importante que a idade quando se trata do assunto.

 

Peso ideal de novilhas na reprodução de bovinos

 

O peso ideal para a primeira monta de novilhas é a partir dos 300 quilos. Este número não prejudica na gestação e  não sobrecarrega o organismo dessa nova matriz. Além disso, tem condições de formar um feto com condições normais de saúde, sem proporcionar prejuízos na propriedade.

A idade é um fator questionável. Já que o que a determina é a raça e as condições de saúde dessa novilha. A alimentação é um fator de extrema importância. As raças zebuínas como Nelore e Gir podem ter a primeira monta aos 30 meses de idade, por exemplo. Já as raças taurinas podem atingir essa maturidade sexual aos 12 meses, desde que alcancem o peso indicado. Entre as taurinas estão a Angus e a Hereford.

 

reprodução de bovinos
A primeira monta de novilhas deve ser feita ao alcançar o peso adequado. – Foto: Reprodução Internet

Ainda, durante a fase de recria dessas novilhas, que vai da fase da desmama até o parto, cuidados específicos precisam ser tomados. As novilhas que serão direcionadas para a reprodução devem ter o peso monitorado. Assim, evitará o acúmulo de gordura, principalmente nas mamas. Essa gordura impede uma boa amamentação do bezerro que será gerado.

Tem dúvidas sobre como iniciar o desmame dos bezerros, como peso e momento certos? Acesse nossa dica: Qual o peso e momento certos de desmamar bezerros.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*