fbpx

Reprodução de bovinos: primeira monta de novilhas

As novilhas têm participação crescente na pecuária brasileira. Seja para aleitamento, seja como gado de corte. Ou até mesmo na reprodução de bovinos. E os produtores que as utilizam nesse processo, precisam esperar o peso ideal para a primeira monta de novilhas.

 

 

Após o nascimento e período pós-parto, os animais passam pelo processo de desmama. E nessa fase, o reforço da nutrição é essencial. Não só com suplementos, mas também com uma pastagem de boa qualidade. Esses fatores farão com que essa novilha atinja o peso ideal para a primeira monta. Pois, o peso é mais importante que a idade quando se trata do assunto.

 

Peso ideal de novilhas na reprodução de bovinos

 

O peso ideal para a primeira monta de novilhas é a partir dos 300 quilos. Este número não prejudica na gestação e não sobrecarrega o organismo dessa nova matriz. Além disso, tem condições de formar um feto com condições normais de saúde, sem proporcionar prejuízos na propriedade.

A idade é um fator questionável. Já que o que a determina é a raça e as condições de saúde dessa novilha. A alimentação é um fator de extrema importância. As raças zebuínas como Nelore e Gir podem ter a primeira monta aos 30 meses de idade, por exemplo. Já as raças taurinas podem atingir essa maturidade sexual aos 12 meses, desde que alcancem o peso indicado. Entre as taurinas estão a Angus e a Hereford.

 

reprodução de bovinos
A primeira monta de novilhas deve ser feita ao alcançar o peso adequado. – Foto: Reprodução Internet

Ainda, durante a fase de recria dessas novilhas, que vai da fase da desmama até o parto, cuidados específicos precisam ser tomados. As novilhas que serão direcionadas para a reprodução devem ter o peso monitorado. Assim, evitará o acúmulo de gordura, principalmente nas mamas. Essa gordura impede uma boa amamentação do bezerro que será gerado.

Tem dúvidas sobre como iniciar o desmame dos bezerros, como peso e momento certos? Acesse nossa dica: Qual o peso e momento certos de desmamar bezerros.

 

Ração ideal para novilhas

 

Para ter uma boa reprodução, as novilhas precisam mais do que um pasto e água de qualidade. Afinal, ao ter um organismo composto por todos os nutrientes necessários, problemas como retenção de placenta, distocia bovina (dificuldade de expulsar o feto durante o parto), abortos, podem ser evitados.

Nesse sentido, para que a saúde das novilhas seja reforçada e a gestação seja fruto de um feto sem problemas, é preciso oferecer fósforo e cálcio.

O fósforo mantém a novilha com uma boa fecundação. O cálcio, por sua vez, permite ao bezerro uma estrutura óssea adequada.

Saiba mais sobre o assunto com o conteúdo a seguir: Como a ração ideal para novilhas afeta o ciclo de reprodução?

Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal. É só clicar: Boi Saúde no YouTube

Por fim, lembre-se: caso tenha alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários. Assim que possível, iremos te responder.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×