Cana de açúcar para novilha de corte

A cana de açúcar é um alimento barato e com alto teor energético. Muito utilizada na alimentação de gado, principalmente na seca, pode ser oferecida de diversas formas. Para o oferecimento de novilha de corte, será que existe algum prejuízo na saúde e contra indicação? É o que vamos descobrir nesta dica!

Durante a seca, muitos produtores se desdobram para encontrar alimentos e suprir a falta de pasto devido a ausência de chuvas. Uma das alternativas mais baratas e que pode, inclusive, ser produzida na propriedade é a cana. O formato pode ser bagaço, silagem ou até mesmo in natura. Para saber como servir em cada formato, confira a dica: Como servir cana para bovinos: bagaço, silagem ou in-natura.

Um dos nossos seguidores enviou a seguinte dúvida: cana de açúcar causa anemia em novilhas de corte? A resposta é não, amigo produtor. Não há nenhum estudo ou pesquisa que comprove.

A cana tem baixo valor nutricional e o ideal é que não seja oferecida unicamente no cocho. É necessária uma complementação que pode ser feita com sal mineral e virginiamicina para reforçar a saúde por meio de consumo e absorção de nutrientes.

A novilha de corte exige uma atenção nutricional especial, principalmente quando destinadas à reprodução. A Boi Saúde orienta os cuidados necessários para que essa fase te proporcione uma boa produtividade: Criação de novilhas: saiba tudo sobre o método. 

 

novilha de corte 1024x576 - Cana de açúcar para novilha de corte
Novilha de corte pode consumir cana de açúcar desde que tenha suplementação no cocho. – Foto: Pixabay

 

Cana de açúcar para novilha de corte

 

As novilhas de corte podem sim consumir a cana. Na alimentação dos bovinos, agrega em dois aspectos. O primeiro é pela alta produção de matéria seca (MS) por hectare. O segundo é sobre a capacidade de manutenção do potencial energético durante o período seco. E entre as desvantagens estão o alto teor de açúcar e baixo índice de proteína, que na seca é essencial.

A Embrapa indica que a cana não deve ser oferecida de forma única no cocho, pois não tem capacidade de atender todas as demandas nutricionais. Por isso, a suplementação é necessária. A ureia é uma boa indicação para ser o complemento.

Além do sal mineral, que não pode ser deixado de lado nessa época. Inclusive, a ureia com a cana pode ser oferecida até para bezerros. Saiba mais: Posso servir uréia para bezerros?.

Por conter alto teor de açúcar, a cana pode atrair abelhas no cocho. Confira uma dica para afastar esses insetos e evitar que o gado não se alimente de forma adequada: Como evitar o acúmulo de abelhas no cocho?

Referência:

CANA-DE-AÇÚCAR:UMA ALTERNATIVA DE ALIMENTO PARA A SECA. Comunicado técnico -Embrapa Gado de Corte. COT Nº 73, dezembro de 2002.

 
Ração para Novilhas - Cana de açúcar para novilha de corteRação para Novilhas mobile - Cana de açúcar para novilha de corte
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*