Se você sente fracasso cada vez que pesa seus animais pela falta de resultados, sentimos muito por isso. Errar é humano e parece que não, mas é muito comum na pecuária. Quando nos deparamos com fotos e vídeos na internet de rebanhos com milhares de cabeças ou até mesmo na beira da estrada, refletir onde está o nosso erro pode ser um questionamento frequente. Parece que tudo dá certo para os produtores ao redor, menos para você. Caso essa seja sua situação atual, não desista! Aqui, vamos apontar os erros que possivelmente estejam acontecendo na sua pecuária, a ponto de entender porquê seu gado não engorda.
Por que meu gado não engorda?
Existem diversos fatores que impedem o ganho de arrobas pelo gado. Desde o mais simples até o mais complexo, todos devem ser levados em consideração e eliminados a partir do momento da identificação.
Alguns deles são mais discretos, deixando os produtores mais vulneráveis. Confira abaixo o que você pode estar cometendo que resulta em prejuízos na sua propriedade, deixando o tão desejado lucro cada vez mais distante.
1 – O básico não é feito
Você sabe quais são os princípios básicos da pecuária? Eles formam um conjunto de fatores que precisam ser executados para que o sucesso entre sempre pela porteira da propriedade.
O manejo do gado precisa estar em dia. Confira a nossa lista daquilo que é essencial e precisa estar funcionando plenamente para que a engorda do gado realmente aconteça:
- Estrutura adequada: não pense que apenas as grandes propriedades devem se importar com a estrutura. Ter espaço suficiente para que o rebanho tenha o manejo adequado para que tudo funcione da forma esperada, como nos curral, tronco e cochos;
- Cochos: entra no tópico de estrutura, mas merece uma atenção especial. Todos os animais precisam ter acesso ao mesmo tempo. E o monitoramento do consumo para checar se o gado está rejeitando o que é oferecido conta bastante;
- Água e proteção térmica: mais que ter água limpa e de fácil acesso para manter a hidratação, o gado precisa ter locais para se proteger do calor excessivo que atrapalha a todo o bom funcionamento do organismo;
- Pasto de qualidade e muito bem cuidado: não é apenas o gado que merece atenção. Como o pasto é a principal fonte de engorda, fazer a limpeza e controle de parasitas, estar sempre atento à taxa de lotação, e ainda realizar a manutenção com aplicação de adubo quando necessário.
Isolados, esses fatores parecem não ter tanto impacto, mas quando um deles não funciona, desequilibram todo o processo que uma pecuária de sucesso exige.
2 – O que o gado come não é absorvido pelo organismo
Um dos principais motivos da não engorda do seu gado pode ser relacionado diretamente à alimentação. Por mais que você ofereça ração no cocho e os sais indicados de acordo com a época do ano, é possível que seu gado não engorde por não absorver completamente o que consome.
Por isso, utilizar um reforço é necessário, principalmente se você estiver passando por essa situação. Oferecer aditivo melhorador de desempenho faz com que o gado engorde, pois esse suplemento atua diretamente no sistema digestivo do bovino, fazendo com que todas os nutrientes, como vitaminas e minerais, sejam convertidos, proporcionando o resultado esperado, ou seja, a engorda.
Esse efeito é causado pela virginiamicina, que facilita o ganho de peso do gado e ainda protege o organismo contra doenças, sendo muito utilizada por produtores rurais de todos os portes.
Se você ainda não a utiliza, faça uma experiência e sinta a diferença em pouco tempo. Inclui-la na sua rotina não irá impactar no manejo, já que o oferecimento é direto no cocho.
Para saber mais detalhes, confira o conteúdo: Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto.
3 – Não ter planejamento
Os tópicos anteriores só podem ser corrigidos se o produtor tiver um bom planejamento. Assim como quase tudo na vida, o planejamento te proporciona mais organização e ainda indicações sobre o que precisa ser feito para que nada fique sem ser executado. Isso inclui desde os itens básicos, que devem ser feitos diariamente, até os obrigatórios, como a aplicação de vacinas.
Quanto mais sua rotina estiver organizada e com as tarefas planejadas, mais fácil será lidar com as demandas que a pecuária exige.
Algumas atividades realmente precisam ser feitas todos os dias, outras não. Buscar o equilíbrio e manter tudo em pleno funcionamento é possível. No início pode parecer desafiador, mas no dia a dia, você irá perceber como facilita. E ainda, irá te ajudar a ter uma visão a longo prazo.
Por exemplo, por que não fazer a silagem ainda nas águas, enquanto a forrageira está com alto teor de nutrição? Na seca, uma época tão difícil para nós, você terá uma preocupação a menos, já que a alimentação do gado estará garantida.
Para isso, uma planilha ajuda muito nesse planejamento. Nós preparamos uma agenda de atividades próprias para a pecuária, com tudo o que você precisa lidar.
Ao clicar no banner, você recebe grátis diretamente no seu e-mail. É uma das formas mais simples e práticas de resolver problemas que resultam na sua falta de resultados.
Foto da capa: Fazenda Santa Clara