Criação de vaca: como iniciar e ter sucesso

A criação de vaca é o sonho de muitas pessoas que vivem no campo ou que pretendem residir na zona rural. A atuação na pecuária não pode começar da noite para o dia.

Para se ter bons resultados, é preciso planejamento até mesmo antes de começar.

Se essa atividade está nos planos, confira as dicas da Boi Saúde para ter melhores resultados e evitar prejuízos. Vamos lá?

Antes de mais nada, a criação de vaca pode ter dois focos: produção de leite e reprodução. Você já escolheu qual é a melhor para o seu modelo de negócio?

Com as indicações abaixo, você pode fazer um pesquisa sobre os custos de cada item.

Os animais precisam de alimentação e nutrição adequada. Vacinas em dia. Um caixa de reserva, caso algum bovino adoeça. Produtos de higiene e materiais para proteção dos funcionários.

Esses são detalhes que impactam não só a sua produtividade, mas também podem prever se há condições de iniciar a atividade.

O leite é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. A Embrapa Gado de Leite estima que a média de consumo seja de 166 litros por habitante/ano. Sem contar que é a matéria prima para vários produtos derivados. Ou seja, é um bom negócio para se investir, independentemente da escala.

 

Como iniciar uma criação de vaca

 

Escolha dos animais 

Alguns fatores devem ser levados em conta no momento de aquisição dos animais. Não basta escolher raças de aptidão para a sua pecuária. É preciso ir além na pesquisa e identificar a raça:

 

Estrutura 

A estrutura física em si, depende de várias adaptações para atender a demanda de produção. O foco principal é garantir segurança alimentar e higiene dos produtos que serão oferecidos ao mercado. Sem contar com instalações adequadas para o conforto e bem-estar das vacas.

Ter um bom pasto, com sombras já é uma boa vantagem.

Se você acha que ter árvores no pasto para amenizar as altas temperaturas dos bovinos, principalmente das matrizes e produtoras de leite, confira o texto: Descubra a importância da sombra na pecuária.

 

Criação de vaca para produção de leite 

Se o seu foco é produzir leite, temos uma dica 100% focada na estrutura necessária: Estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira.

 

Para reprodução 

Um pasto-maternidade é essencial para preservar a vaca no momento do parto e nos dias seguintes, após o nascimento do bezerro.

Para preparar um em formato adequado e que atenda as necessidades da matriz e do animal recém-nascido, clique: Pasto-maternidade: conheça as instalações.

 

criação de vaca
A criação de vaca exige esforço e dedicação diária para bons resultados. – Foto: Fazenda Água Milagrosa. 

Faça calendários estratégicos para o primeiro ano de produção 

 

Para estar com a atividade em dia e de acordo com as condições sanitárias adequadas, é necessário se planejar. E isso envolve desde as vacinas, até o que será oferecido na seca.

 

Vacinas 

As vacinas são obrigatórias! Não é apenas uma exigência legal, é questão de saúde pública. A proteção é para os que consomem os seus produtos, mas também para todas as pessoas que circulam e transitam na propriedade.

Um calendário vacinal deve ser programado: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.

E nenhuma das vacinas deve passar em branco. A compra pode ser efetuada períodos antes da aplicação, desde que seja bem conservada: Saiba como conservar vacina para gado.

 

Nutrição e alimentação para criação de vacas

A nutrição é peça chave para o bom resultado da criação de vaca. O que é oferecido no cocho tem grande impacto no leite que será produzido.

Suplementos e aditivos como sal mineral, sal proteinado, monensina sódica e virginiamicina são essenciais.

E também no desempenho das matrizes. Quando se trata de reprodução, os cuidados devem ir além do período da estação de monta. Começam a partir do momento que a vaca entra na propriedade.

Dessa forma, terá condições saudáveis de gerar um bezerro em condições normais, reduzindo as chances de problemas no parto, como retenção de placenta e distocia bovina.

Confira as nossas receitas de ração:

 

Primeira seca 

A seca pode ser superada, incluindo até bons resultados de produção e sem perda de peso.

O planejamento feito até cinco meses antes da fase do ano sem chuvas, que implica em pasto seco, pode salvar todo o ano.

A orientação aqui é para o produtor se preparar ao máximo. Produzir ração em formatos de silagem, realizar a vedação do pasto, adicionar ureia e os demais suplementos informados acima no coho.

O ideal é que esses suplementos sejam oferecidos durante todo o ano. Assim, na estiagem, o gado sentirá menos impacto sem pasto.

Confira as dicas:

 

Mão de obra especializada para criação de vaca

 

Para a ordenha e manejo das vacas, é preciso de mão de obra. O número de funcionários depende do número de animais. E também, se você deseja produzir produtos, além de leite no local.

Caso a última opção também esteja nos seus planos, os cuidados com a higiene precisam ser redobrados. Assim como os estudos a respeito da legislação que autoriza esse tipo de produção.

Se você ainda não tem experiência e quer aprender a melhor forma de formar uma equipe, a Boi Saúde te auxilia com o conteúdo: Como contratar mão de obra para a fazenda?.

 

A Boi Saúde te deseja muito sucesso na sua propriedade e na criação de vaca! Conte sempre com nossas dicas para potencializar seus resultados.

Acompanhe também o nosso canal no YouTube.

 
banner banner
 

4 pensou em “Criação de vaca: como iniciar e ter sucesso”

  1. Rodrigo Sell disse:

    Boa tarde, gostei da matéria, gostaria de falar sobre a esse assunto.
    Se puder me chame no WhatsApp (41) 999115600

  2. José Maria da Silva sobrinho disse:

    Muito interessante o conteúdo,gostei vocês estão de parabéns!
    Obrigado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá José, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week