fbpx

Manejo de gado leiteiro: tolerância térmica

O manejo de gado leiteiro é mais delicado, pois essa criação sofre muito com o calor extremo. O impacto é direto na queda da produção durante os meses mais quentes do ano. Entretanto, existem algumas formas de amenizar a temperatura do ambiente.

Além disso, existem raças que são mais tolerantes ao calor e até mesmo ao frio do que outras. E tudo isso, você entenderá aqui mesmo com a Boi Saúde.

No verão, a perda da produção de leite pode chegar a 20%, segundo dados do estudo israelense Heat stress management in Israel.

Quando o gado está passando por estresse, não consome a quantidade de alimentação adequada. A consequência é a queda de peso. E gado exposto ao clima quente merece cuidados especiais.

E sempre forneça uma ração ideal para manter a quantidade e qualidade do leite em dia. Aprenda como fazer uma receita de alimentação focada no gado de leite. É só clicar: quero receber grátis o passo a passo para produção de ração de vacas leiteiras.

 

Raças de gado de leite mais tolerantes ao calor 

 

Cada raça tem características genéticas particulares. Algumas se adaptam bem ao clima tropical brasileiro. Já outras, que têm pelagem mais longa, pode sofrer mais no nosso verão, principalmente em áreas como Norte e Nordeste.

Entre as raças de gado de leite muito bem adaptadas ao nosso clima está a Girolando e também a Senepol.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, no cruzamento de raças como Jersey e Holandesa, a produção de leite é otimizada e ainda tem boa adaptação em regiões quentes e com baixo índice de chuvas. Esse cruzamento ainda proporciona mais tempo de lactação e alta produtividade.

A senepol tem alto desempenho produtivo e são mansos. De origem caribenha, não tem chifres e tem capacidade de ficar dias sem beber água e também sobreviver em região de pântanos, cerrados e matas, devido ao casco ser forte e resistente a essa diversidade de solos.

Para saber mais, acesse: Senepol: uma ótima opção para a pecuária brasileira. 

Já a girolando é outra referência mundial quando o assunto é pecuária leiteira. A média de produção é em torno de 5.061 kg em 283 dias. É considerada uma raça mestiça, pois é originária do cruzamento entre a Holandesa e a Gir.

Se ficou interessado pela raça, confira a dica: Por que escolher o gado girolando para produção de leite?

 

manejo gado leiteiro
Tolerância térmica do gado de leite está ligada a genética? – Foto: Reprodução Internet

Manejo de gado leiteiro para minimizar a temperatura

 

Uma das técnicas mais comuns aplicadas em países tropicais ou de tempo seco e quente é molhar as vacas e depois ventilá-las.

A água entra no pelo, faz a troca de calor com o corpo e a ventilação seca essa água, o que previne casos de gripe e pneumonia.

É preciso realmente molhar a vaca, não deixá-la apenas úmida. Só assim a sensação térmica será alterada.

A temperatura ideal para o ambiente das vacas leiteiras é entre -5 °C a 22 °C, mas se o produtor reparar, os animais ficam expostos a temperaturas bem maiores que estas em nosso país.

E mais. A água faz parte da rotina da produção de leite. Não deixe de ler os cuidados: Água na pecuária leiteira: quantos litros oferecer por dia.

Outra opção é a climatização do ambiente. Nos galpões, a instalação de ventiladores e climatizadores ameniza bastante a sensação térmica. Caso não tenha condições financeiras no momento, plante árvores no pasto para sombra e deixar o ambiente mais fresco.

 

Nutrição para o manejo do gado leiteiro

 

Além do sal proteinado e do sal mineral, a monensina sódica é o ionóforo utilizado de forma mais intensiva na pecuária leiteira. O uso tem foco na melhora do nível metabólico. Pode ser consumida por bezerras, principalmente as com foco em gado leiteiro.

E assim como a ração, o sal proteinado também pode ser produzido na propriedade. Aprenda com a nossa receita clicando nesse link.

E para ter uma produtividade cada vez maior, confira a dica: Diferença entre monensina sódica e virginiamicina. 

 

Não deixe de conferir nosso canal no YouTube: vídeos da Boi Saúde sobre pecuária

 
banner banner
 

4 pensou em “Manejo de gado leiteiro: tolerância térmica”

  1. ola Jose Carlos, moro no interior do Ceara minha região e muito seca, qual a melhor ração pra eu fornecer pra minhas vacas.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Davi, obrigado por nos acompanhar, contate-nos pelo WhatsApp que enviaremos uma excelente receita para você. Número: (17) 4141-3292.

  2. As dicas e informações dadas pela BOI SAUDE São muito importante para o criador

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rainier, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*