Capim aries é indicado para o consumo de bezerros?

Espécies de capim é o que mais temos no Brasil. Devido a diversidade, a pergunta é: como escolher a mais indicada para a fase da nossa produção? Se você atua com cria, esta dica é para você! Aqui, vamos indicar se o capim aries é uma boa cultivar para bezerros.

A primeira alimentação sólida oferecida aos animais não pode ser qualquer uma. Afinal, como o animal está começando a se desenvolver, os cuidados sobre o que é consumido são indispensáveis.

Por isso, entender se o capim aries é uma boa opção é fundamental. Dessa forma, você poderá checar se essa forrageira é viável para a sua propriedade. Então, vamos começar?

 

O que é capim aries? 

 

Em primeiro lugar, adaptada ao Sul do Brasil, é considerada a gramínea perene. É resultado do cruzamento realizado em 1993 de dois acessos da Panicum maximum. São eles: a Centauro e Aruana.

A cor é verde clara. Tem grande capacidade de produzir sementes. As folhas são estreitas e os colmos delgados.

A digestibilidade é considerada alta, em torno de 70%.

Há diversas formas de consumo. Entre elas, pastejo, silagem e até feno.

Se quiser saber como preparar esse último na sua propriedade, indicamos a leitura: Plantação de feno na propriedade é boa alternativa?

A altura pode chegar até 1,5 metro, por exemplo. Sobre tolerância, tem resistência ao frio e à seca. O teor de proteína vai entre 10 e 15%.

A respeito da produção, gira em torno de 18 e 20 toneladas por hectare ao ano de matéria seca.

Ainda, exige uma boa fertilidade de solo.

 

capim aries
Capim áries é indicado para o consumo de bezerros? – Foto: Agrosolo

Capim aries é indicado para o consumo de bezerros?

 

Devido ao hábito de crescimento recomenda-se o consumo para equídeos, ovinos e caprinos. Além disso, o consumo também pode ser feito por bezerros recém-desmamados.

Para que o alto nível de digestibilidade continue, após o pastejo ou corte, respeite um período de descanso. Sendo assim, você dará condições para a rebrota.

Planeje um calendário baseado entre um e 5 dias de pastejo a cada 25 e 30 dias de descanso na época das águas. Já na seca, o produtor deve avaliar de acordo com as condições climáticas do momento.

Não esqueça que a fase da desmama é muito estressante para os animais. Portanto, adote procedimentos que não fujam do bem-estar animal.

Algumas orientações, você encontra aqui mesmo:

 

Além do capim, o que oferecer para bovinos na fase de cria? 

 

Oferecer um alimento palatável, após o início da fase da desmama, favorece a aceitação. E além de ter fácil digestão, insira a nutrição como foco.

O desenvolvimento nessa fase é extremamente importante para o resultado nas demais fases (recria e terminação). Você já analisou se o que você oferece, além do capim está de acordo com essas necessidades nutricionais?

A alimentação saudável começa a partir do oferecimento do colostro, logo nas primeiras horas de vida.

Seguido pelo leite, fase de semana e introdução alimentar e de suplementos.

Para saber o que oferecer, confira a nossa dica de receita. Você pode prepará-la na própria propriedade. E assim, ter a certeza de estar fornecendo o alimento correto para o seu rebanho. É só clicar: Receita de ração para bezerros.

Por fim, se o foco da sua produção é aumentar sempre a lucratividade, além do nosso blog, confira nossas dicas em vídeos. Orientações rápidas e práticas te esperam para melhorar o seu desempenho na pecuária. Ao acessar, não deixe de se inscrever e ativar as notificações. Acesse: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência:

Forrageiras de verão. Embrapa Clima Temperado.

Agrosolo

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*