fbpx

Contas da pecuária: como equilibrar e sair do prejuízo 

Como a vida é uma montanha russa e não uma estrada em linha reta, situações difíceis fazem parte do nosso crescimento. Para os criadores de gado, essa fase difícil pode ser encarada como uma das mais complicadas: estar no prejuízo e sem saber como equilibrar as contas da pecuária. 

 

Sair dessa fase é possível, mas é preciso arregaçar as mangas e começar a estudar como virar o jogo, sair do vermelho e ter uma propriedade rural rentável. Para muitos, essa tarefa é árdua, exigindo muito esforço. Se você é um deles e não sabe por onde e nem como começar, confira um passo a passo para voltar a ter lucro com a venda e compra de gado. 

Como equilibrar as contas da pecuária e sair do prejuízo 

Em primeiro lugar, contabilize as dívidas 

O primeiro passo é você saber o quanto a sua propriedade está devendo e colocar as dívidas em ordem de prioridade para negociação e quitação. 

Uma planilha ajuda muito e a Boi Saúde já fez isso para você. basta clicar no banner abaixo e receber grátis no seu e-mail, uma planilha de controle de contas própria para a pecuária. 

   


banner banner
 

Na planilha, você precisa colocar o que tem na sua conta bancária atualmente, os investimentos para manter a lida em dia, faturamento com a venda do gado e demais produtos, caso tenha, além de contas básicas como luz, água, entre outros. 

Caso tenha empréstimos, crediários e financiamentos, inclua também na planilha, dessa forma, você terá uma visão mais exata do fluxo de entrada e saída mensalmente da sua conta. 

 

Organize as finanças e foque apenas no necessário 

Reflita que essa situação financeira negativa é uma fase e não a definição do que a sua propriedade é. A vida é feita de ciclos e é comum, para quem tem negócios, se deparar em uma situação financeira um pouco mais delicada. 

O principal é agir, logo que se der conta do prejuízo. A gente entende que alguns sonhos vão precisar ser adiados, mas não desista. O quanto antes você organizar a vida financeira da sua pecuária, mais leve ficará a rotina, assim como a retomada dos seus planos. 

Preenchida a planilha, veja o que você poderá cortar provisoriamente, enquanto coloca as contas em dia. Converse com o gerente do banco e estude as taxas que podem ser cortadas. Se precisar, renegocie suas dívidas. 

E deixe para tempos mais tranquilos aquela compra que você tanto sonha, como um carro novo, um maquinário mais moderno ou até mesmo aquele touro puro de origem para melhoramento genético. Tudo tem seu tempo. Dar prioridade ao mais importante te dará mais liberdade financeira no futuro para realizar esses investimentos com tranquilidade. 

 


banner banner
 

Melhore a qualidade dos seus produtos 

A sua pecuária não pode parar, mesmo com dívidas. Em tempos difíceis, a comercialização dos animais está entre uma das principais fontes de renda. Mas para isso, você precisa ter os melhores animais. 

Para aumentar o lucro, que tal ter gado pronto na entressafra, quando a procura é maior que a oferta? Quando você tem um planejamento muito bem elaborado, é possível sair da seca com gado pronto para a venda. Como resultado, você fatura mais, com a possibilidade de quitar uma parcela das dívidas e ainda ter um respiro. 

Mas para ter esse gado pronto, é preciso investir tempo e dinheiro… Se você está se perguntando qual a lógica de investir dinheiro mesmo estando endividado e com prejuízos, te explicaremos agora. 

Você precisa urgentemente dar uma atenção especial nas vendas para ter lucro e cobrir as dívidas. Mas, com um gado magro, sem rendimento de carcaça e índice de gordura adequado, você estará produzindo sem ter o retorno que tanto precisa. 

Por isso, invista realmente naquilo que irá te trazer retorno. Para isso, preencha uma lista de ações básicas para ter um gado de qualidade:

  • Mantenha o pasto saudável;
  • Evite ao máximo doenças no gado, mesmo com dívidas, o calendário de vacinas deve seguir;
  • Não deixe de fornecer sal no cocho, em nenhuma época do ano, ainda mais na seca. O sal proteinado com ureia é uma mistura que salva muitos produtores durante a falta de pasto;
  • Se tiver algo que você precisa investir é na virginiamicina que promove o ganho de arrobas ao mesmo tempo que protege o gado contra doenças graves. É uma dupla função mais que bem-vinda nestes tempos de dificuldade financeira;

Com a qualidade diferenciada dos seus produtos, você terá condições de negociar preços melhores e ir, aos poucos, retomando as atividades e planos que foram interrompidos provisoriamente. 

Para mais dicas com foco em finanças, acesse mais conteúdos:

Foto da capa: Nelore Marau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*