Controle financeiro da propriedade rural

Gostou? Compartilhe!

Ter um controle da propriedade em todos os aspectos é essencial para garantir uma pecuária rentável. E quando se trata da questão financeira da produção, é preciso ser muito cuidadoso.

Por isso, na dica de hoje, vamos te propor um desafio: manter o controle financeiro da propriedade rural em dia. O que acha da ideia, amigo produtor?

No final, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva para a gente também, combinado?

 

 

Em primeiro lugar, será necessário documentar todos os gastos com ração, nutrição, medicamentos, água, luz e pagamento de funcionários. Isso te ajuda a saber o custo de toda a operação e também a gerenciar o crescimento mês a mês.

Em segundo lugar, anote essa dica: faça uma planilha. Sim, aquela básica mesmo. Pode ser no computador ou em um livro-caixa, por exemplo.

Nela, você deverá inserir as informações de todas as contas que são pagas. Ou seja, todas as contas referentes à sua produção. Não importa se é de corte ou de leite.

Confira abaixo outras informações que podem ser inseridas:

  • Custo de reposição dos animais após a engorda;
  • Alimentação dos animais na seca;
  • Alimentação dos animais nas águas.

 

Controle financeiro da propriedade rural
Controle financeiro da propriedade rural – Foto: Reprodução/Internet

Por que ter o controle financeiro da propriedade rural?

 

Além de saber realmente o quanto você gasta com sua produção e analisar se o negócio é rentável, quando decidir fazer um novo investimento auxilia a verificar se há condições para realmente aderi-lo.

Outra vantagem é que o controle ajuda a visualizar se a propriedade está com prejuízos e em qual área. Sendo assim, é possível remediar de uma forma imediata e evitar uma possível falência.

Quer se aprimorar no assunto? Confira mais informações: 4 programas para controle financeiro empresarial que podem trabalhar juntos.

A organização não fica apenas no manejo, mas também no escritório, com foco nas finanças. Assim, você saberá o impacto de cada fornecedor e também comprador.

Contudo, caso tenha que fazer cortes, você certamente saberá por onde começar. No entanto, acima de tudo,  que fique claro: não queremos isso. A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Por isso, estamos aqui para te proporcionar a melhor orientação possível.

Por fim, se você checar que precisa de um crédito rural, saiba mais sobre esse financiamento aqui: Crédito rural é alternativa para produtores de todos os portes.

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Gostou do desafio? Como foi o aprendizado para você?

Então,compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!

Agradecemos sua companhia até aqui.

 

Continue aprendendo com a Boi Saúde!

 

Para continuar aprendendo com a Boi Saúde é simples. Basta acessar o nosso canal no YouTube.

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Acesse:  Boi Saúde no YouTube.

Então, aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Até a próxima!

 
banner banner
 

2 pensou em “Controle financeiro da propriedade rural”

  1. Olá parabens, estou gostando muito de seu conteudo,
    continue postando assuntos interessantes.

    1. blank José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Grasi, obrigado pelo elogio. Continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*