fbpx

Quais as características do capim braquiarão?

O capim braquiarão, também conhecido como braquiária ou marandu, tem características diferenciadas aliadas à produtividade da engorda do gado.

Nesta dica, você vai entender se essa espécie é uma escolha adequada para sua propriedade.

Já que o Brasil, quando comparado aos outros países, tem solo fértil com boa produção agrícola, escolher a pastagem certa para sua propriedade te garante um melhor desempenho.

 

 

E realmente, existem tantas que no momento da escolha, podemos ficar indecisos.

Acima de tudo, pesquise muito bem. Aqui mesmo o blog, você encontra diversos textos sobre as forrageiras mais utilizadas na pecuária. Dessa forma, se puder, faça uma comparação para checar a melhor escolha para seu gado.

 

Características do capim braquiarão

 

Em primeiro lugar, a seca é um período difícil para o produtor. A falta de pasto prejudica a alimentação dos bovinos e, consequentemente, a engorda.

Por isso, uma das alternativas para evitar esse problema é o pastejo rotacionado. E o capim braquiarão é uma excelente escolha para esse método. Para um resultado efetivo, faça a vedação nos meses indicados. Confira como fazer neste link: Pastejo rotacionado atinge ápice nutricional do capim.

Outra característica dessa espécie é a capacidade de recuperar pasto degradados. Sabe quando a pastagem não rende e a rebrota não acontece? Então! Caso sua propriedade esteja enfrentando esse problema, o capim braquiarão pode revertê-lo por meio de consórcio, por exemplo.

Para as propriedades que atuam com a produção de carne e leite, o capim braquiarão se torna uma boa opção. Tem bom resultado para as duas produções.

Além disso, não se preocupe quanto a idade do bovino que deve consumi-lo. Afinal, cria, recria e engorda se dão muito bem com essa forrageira.

Sobre a produção, tem alta capacidade. Se a sua região é fria, a tolerância a baixas temperaturas se destacam.

 

capim braquiarão
Quais as características do capim braquiarão? – Foto: reprodução/Suporte Agro

Resistência às cigarrinhas 

 

Não tem como negar que as cigarrinhas causam um grande impacto negativo na pecuária.

Portanto, amigo produtor, se puder escolher uma para cultivar que seja resistente, foque nela. Se precisar de apoio para eliminar essa praga do seu pasto, leia a dica: Como evitar a cigarrinha na pastagem.

Além das cigarrinhas, outros insetos prejudicam a produtividade do pasto. Por exemplo, formigas e cupins. A manutenção em dia evita que a qualidade do pastagem esteja em dia. Como resultado, proporciona o ganho de arroba esperado.

 

Compare com outras espécies 

 

Como citamos no início do texto, fazer um comparativo entre as espécies disponíveis te garante uma escolha mais assertiva.

Que tal começar essa análise agora mesmo?

Sugerimos algumas leituras abaixo. Depois disso, escreva nos comentários o que você achou e qual foi sua escolha!

 

Contudo, a produtividade depende de várias ações conjuntas da lida. Aumentar o lucro e o ganho de arrobas a cada safra precisa estar entre suas metas.

Por fim, muitas melhorias da propriedade são feitas de forma simples e com nenhum ou baixo custo. Além do blog, oferecemos mais conteúdo no nosso canal. O acesso é gratuito, basta clicar aqui: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência

Brachiaria brizantha cv. Marandu. Soluções tecnológicas. Embrapa.

Artigo: Manejo de pastos de Brachiaria brizantha. Embrapa Gado de Corte.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*