Como acabar com as formigas cortadeiras e carregadeiras?

Gostou? Compartilhe!

Morar na zona rural requer uma vigilância a todo momento. Por ser uma região com terra e mata, os insetos são mais propensos. Esse é o caso das formigas cortadeiras e carregadeiras. Nesta dica, vamos te orientar sobre o que é esse tipo de formiga, os prejuízos na sua propriedade e também como acabar com a presença dela.

Não ter nenhum inseto na propriedade rural é impossível. Afinal, pelas características de um local aberto com forte presença da fauna e flora, esses seres transitam livremente em todas as áreas. Até nos lugares menos esperados, nos deparamos com insetos. Devido ao tamanho, conseguem entrar em qualquer ambiente. Bastam encontrar um atrativo.

 

O que são as formigas cortadeiras e carregadeiras? 

 

Em primeiro lugar, o nome faz jus a essas formigas. Elas literalmente cortem as folhas. E não é à toa. A base da alimentação delas é a seiva que sai das folhas e flores quando são cortadas.

Em segundo lugar, tudo o que é cortado, é carregado para o formigueiro. Tanto que daí surge o nome formigas cortadeiras e carregadeiras.

No local onde habitam, esses insetos armazenam as folhas que são utilizadas para aconchegar novas formigas nos ninhos.

 

Qual o impacto que elas podem trazer? 

 

Bom, antes da explicação geral, já indicamos que essas formigas são consideradas um grande prejuízo para a agricultura e agronegócio. Isso porque elas atingem diretamente a produção da lavoura, principalmente hortaliças, flores, folhagens e até o capim que seria destinado ao gado.

Devido ao prejuízo, muitos produtores as consideram uma praga.

O poder desse formigueiro é tanto que pode desfolhar mudas e até pomares em formação. A morte da planta também pode ocorrer em ataques mais intensos.

 

formigas cortadeiras e carregadeiras
Como acabar com as formigas-cortadeiras e carregadeiras? – Foto: reprodução/instagram

 

Como acabar com as formigas-cortadeiras e carregadeiras? 

 

Existem diversas formas de controle. O importante é escolher uma que atenda a sua realidade e resolva o problema.

Se você está pensando em fazer uma nova plantação na propriedade ou até a troca de pasto, o momento antes da troca é o ideal para o controle.

 

Controle biológico

Atrair predadores naturais é uma opção barata. Mas quais são esses animais? Sapos, tatus, tamanduás e aves. Além disso, lagartos e lagartixas também.

 

Controle Cultural 

Utilizar garrafas pet no caule de plantas jovens e até mudas que foram recém-plantadas, por exemplo. Na lavoura, utilizar plantas consideradas repelentes. Entre elas, batata-doce, rim de boi e até gergelim.

 

Controle químico das formigas-cortadeiras e carregadeiras

No mercado, vários produtos para combater e controlar as formigas-cortadeiras e carregadeiras estão disponíveis. Uma das técnicas mais utilizadas é a isca tóxica.

Ainda temos os produtos químicos em diversos formatos, como líquidos e gases.

No entanto, fique atento às instruções de aplicação. Cada produto tem seu devido cuidado. Escolha os que têm resultado, porém, com menor agressão possível ao ambiente. Afinal, além das formigas, outros insetos e espécies vivem ali. Quando utilizamos produtos químicos em excesso podemos causar um desequilíbrio ambiental e causar outro problema na propriedade.

 

Receita caseira 

Agora, existe uma receita caseira e de baixo custo que irá afastar essas formigas.

Tome nota dos ingredientes:

  • Pão francês. Esse item não é aquele fresco que acabou de sair do seu forno ou chegou da padaria. Sabe aquele último pão que ninguém comeu? Guarde para o dia seguinte e aproveite para a receita. Quando amanhecido, tem um efeito melhor na receita;
  • Gergelim preto;
  • Vinagre.

Como preparar?

Rale o pão francês até virar uma farinha fina. Depois, misture o gergelim preto e o vinagre. Faça uma pasta que não seja não muito mole. O controle da solidez da massa se dá pela quantidade de vinagre. Portanto, não exagere nesse líquido.

Faça bolinhas bem pequenas.  Coloque-as nos caminhos das saúvas. As formigas as levarão para os formigueiros e ao consumi-las, serão eliminadas. O gergelim preto é tóxico para os fungos de alimentação das formigas.

Outra praga que prejudica muito a propriedade rural é a cigarrinha. Aprenda sobre o combate aqui: Como evitar a cigarrinha na pastagem.

Por fim, essa dica foi válida para sua propriedade? Deixe seu comentário. E não deixe de conferir nossas dicas em formato de vídeo: Boi Saúde no YouTube. 

Referência
Formigas cortadeiras. Agência de Informação Embrapa.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*