Pastejo rotacionado atinge ápice nutricional do capim


Eu indico o sistema de pastejo rotacionado e dou uma dica imperdível.

O sistema de pastejo rotacionado consiste na divisão da propriedade em piquetes onde serão colocados todo o seu rebanho de uma única vez em apenas um espaço, enquanto os demais piquetes descansam e aguardam para a futura utilização de todo o gado, fazendo uma espécie de rodízio.

Esse procedimento faz com que o gado consuma uma pastagem sadia e com alto teor nutricional. Nesse período,  as outras estão se desenvolvendo e se recompondo. Então, todas as vezes que o gado é mudado de piquete de acordo com o pastejo rotacionado, a área que receberá os animais estará com o pasto adequado e em boas condições para suprir as demais nutricionais. 

Ainda dentro do sistema de pastejo rotacionado, além de grande quantidade de capim, um dos focos é atingir o ápice nutricional do pasto, que chega ao amadurecimento em cerca de 30 dias. Então, o descanso, de pelo menos 30 dias de cada piquete, é fundamental para que o seu gado usufrua do pastejo rotacionado da melhor forma possível e que o produtor tenha retorno financeiro esperado, a partir do aumento da produção de leite e de peso no gado de corte.

Uma forma muito utilizada no Brasil é o piquete retangular. Nesse formato há um melhor aproveitamento de área , sem desperdício de espaço com  maior divisão da área por piquetes. 

O sistema de pastejo rotacionado tem diversas vantagens:

  • O rebanho fica em área delimitada, o que proporciona mais segurança ao proprietário e funcionários;
  • Tem ótimo desempenho para gado de leite e gado de corte;
  • Maior dificuldade de o gado adquirir carrapato pelo curto período que estará em uma área.
Pastejo rotacionado. Foto: Fazenda Basa
Pastejo rotacionado. Foto: Fazenda Basa

Mais dicas sobre o pastejo rotacionado:

  • Nunca deixe o pasto muito baixo para efetuar a troca de piquete que deve ser feita a cada 30 dias;
  • Antes de produzir os piquetes, mensure quantos animais você tem. O tamanho da área deve ser adequado com o número de cabeças por hectare.  O conforto e pastagem suficiente para todos são garantidos.
  • O produtor deve ter um bom planejamento de cada piquete para ter uma administração certa e eficiente do sistema;
  • Para que o funcionamento correto, é necessário ações complementares eficientes: luz, calor, umidade, fertilidade do solo e cuidados do produtor.

Quer continuar no assunto? Clique na dica abaixo:

Como fazer o manejo de pastagem 

 

 

 

topo
Bitnami