fbpx

Alto rendimento na pecuária: 10 passos para ganhar mais arrobas

Uma produção de gado sem ganho de arrobas é considerada improdutiva. Quanto mais você atua com manejo, menos vê que o gado ganho peso. Se essa é a situação da sua propriedade atualmente, precisa urgente estudar quais são os principais fatores que impedem a meta de quilos do seu rebanho. Para você resolver de vez esse problema, a Boi Saúde preparou um material com foco na solução desse problema, com passos para um alto rendimento na pecuária.

 

 

Mais que planejar no papel, colocar em prática ações que melhoram esse rendimento, agregam valor ao produto e destacam a propriedade na produção de gado de corte, tornando-a referência no mercado. Já pensou ter uma lista de espera de fornecedores que desejam comprar seus animais? 

Se sua resposta for sim, foque nas nossas próximas orientações nas linhas abaixo.

10 passos para ter um alto rendimento na pecuária

alto rendimento na pecuária
Siga os 10 passos e aprenda a ter um alto rendimento na pecuária. Foto: Safari Nelore

 

Os 10 passos para ter um alto rendimento na pecuária, com foco em aumento de arrobas são:

  1. Definir qual é a sua meta;
  2. Acordar já sabendo o que vai fazer naquele dia;
  3. Acompanhar o consumo da ração e suplementos;
  4. Oferecer nutrição durante o ano todo;
  5. Adote ações simples e que funcionem;
  6. Aplique as Boas Práticas Pecuárias;
  7. Implemente apenas métodos comprovados;
  8. Saiba o custo da sua produção;
  9. Mensure seus resultados;
  10. Aprenda a negociar para vender com maior margem de lucro.

Entenda com detalhes cada um deles em um material único e exclusivo produzido pela Boi Saúde. Clique no banner e receba GRÁTIS, em instantes, no seu e-mail:

 


banner banner
 

 

1 – Definir qual é a sua meta

Para isso, você precisa ter uma meta hoje! A cada mês, a arroba do gado precisa ser maior, não importa a fase (cria, recria ou engorda). 

E mesmo que o seu gado não tenha nascido na propriedade ou já tenha sido comprado adulto, a cada novo ano, aumentar o número de arroba precisa ser um dos principais focos.

 

2 – Acordar já sabendo o que vai fazer naquele dia

Propriedade bem organizada tem alto rendimento, amigo produtor! Quando tudo está devidamente anotado como o que cada pessoa fará em cada dia da semana, nada fica sem ser feito. 

A dica é planejar a sua semana e até o mês antecipadamente. Quais vacinas serão aplicadas, quais cochos serão lavados, aplicação de produtos no pasto, entre outras tarefas, além do monitoramento diário que fazem a diferença no alto rendimento. 

   


banner banner
 

 

3 – Acompanhar o consumo da ração e suplementos

Você deixa o sal no cocho, vira as costas e só volta no momento de abastecer? Esse é um dos erros que mais impedem o ganho de arrobas.

Os bovinos são animais de hábitos. Por uma pequena e simples mudança podem rejeitar o que está no cocho. Resultado: a engorda não acontece e se você não monitora o consumo, vai sentir essa perda apenas no dia da pesagem. 

 

4 – Oferecer nutrição durante o ano todo

Mesmo aquele pasto bonito, verde, que dá até gosto de ver, sozinho não tem condições de garantir uma engordar expressiva, a ponto de bater os 450 quilos na balança. Por isso, o sal é um aliado do produtor que tem como meta um alto rendimento. 

Sal proteinado para gado na seca e sal mineral nas águas. Mesmo que seja um tema constante na pecuária, reforçamos o uso porque nem todas as propriedades utilizam. 

O custo é muito baixo, considerando o ganho de desempenho. E mais que ganho de peso, os micro e macro elementos que são repostos no organismo do animal o protegem de doenças que realmente trazem impactos negativos como queda de peso, improdutividade, reprodução, sem contar no sofrimento animal. 

 


banner banner
 

5 – Adote ações simples e que funcionem

Água, pasto, sal, sombra e vacina de gado. Esses são alguns dos elementos básicos que você precisa focar para ter um alto rendimento na pecuária. 

Tudo o que parece ser muito simples precisa funcionar diariamente e não passar um dia sem ser feito. 

Sobre as vacinas, seguir o calendário dos órgãos reguladores é o básico. Mais que deixar de vender para empresas que exigem o comprovante da aplicação das vacinas, você fica sujeito a doenças que causam prejuízos diretos ao provocar a morte dos animais. 

 

6 – Aplique as Boas Práticas Pecuárias

A Embrapa classifica as Boas Práticas da Pecuária como um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis. 

Saiba mais: Boas Práticas Agropecuárias (BPA)

 

7 – Implemente apenas métodos comprovados

Não invente moda. Hoje em dia, com acesso a internet, a gente se depara com muitos casos que nem sempre são reais e vendem resultados que são bons só da boca para fora. 

Só adquira produtos e serviços que tenham resultados comprovados. A virginiamicina, por exemplo, é um aditivo que tem pesquisas que comprovam a engorda e a prevenção de doenças que impactam a produtividade. Além de aumentar a rentabilidade da propriedade em até 30%, de acordo com o Phibro Animal Health Corporation.

 

8 – Saiba o custo da sua produção

Anote tudo o que você compra para manter a produção girando. Guardar as notas é uma boa estratégia para os mais esquecidos. Atualizar um controle de contas faz com que você tenha um número automaticamente, sempre precisar fazer cálculos e ainda te dá chance de separar o que é investimento, custo e lucro. 

Quando o custo estiver ultrapassando o lucro, pise no freio e repense toda a sua estratégia. Ao deixar a propriedade no vermelho, ligue o sinal de alerta, reforce o básico e foque apenas nas ações para manter a alimentação, a suplementação e o manejo em dia. Suspenda a compra de equipamentos desnecessários e tudo o que pode ficar para depois. 

 


banner banner
 

 

9 – Mensure seus resultados

Acompanhar o desenvolvimento e ganho de peso do ganho a olho é uma boa tática, mas nada se compara ao número que a balança indica.

E mais que o peso, certifique-se do rendimento de carcaça bovina e também da porcentagem de gordura, essas características são muito valorizadas no mercado e tem uma considerável relevância no momento de fechar uma venda.

 

10 – Aprenda a negociar para vender com maior margem de lucro

Nunca deixe para informar aos frigoríficos que você tem gado pré-abate muito em cima. Faça uma pesquisa de mercado. Identifique quais são os melhores compradores da região não apenas no quesito preço, mas também sobre pagamento e cumprimento do acordo fechado. 

Para ter uma melhor margem de lucro, acompanhe diariamente a cotação da arroba. Uma dica é já no primeiro contato que você tiver com o celular no dia, depois de responder às demandas urgentes, saber qual o valor pago naquele dia. Dessa forma, ao saber a movimentação das semanas anteriores, terá uma noção se o preço está em alta, em baixa, indicando se é melhor esperar ou partir para a venda. 

Essa realidade é possível e você pode vivê-la! Para isso, a Boi Saúde preparou mais um material para que você alcance o sucesso, proporcione conforto para a sua família e continue fortalecendo nosso agro, ao alimentar os milhões de brasileiros e brasileiras. 

 


banner banner
 

 

Além desses passos, aprimore seus conhecimentos para ter mais alto rendimento na pecuária: Lucro na pecuária: 5 passos para aumentar sua renda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*