Boas Práticas Agropecuárias (BPA)

As Boas Práticas Agropecuárias proporcionam benefícios para todos. Mesmo os que não estão envolvidos na operação, os que consomem produtos derivados da matéria-prima produzida na propriedade e até quem não faz parte dessa rede.

A definição completa da BPA, sigla das Boas Práticas Agropecuárias, é um conjunto de técnicas que envolve a toda a produção pecuária. Isso inclui também todo o manejo de recursos naturais dentro e nos arredores da propriedade. Tudo isso, se resume a atividades como adubação, plantio, controle de doenças e pragas, manutenção do solo e água. Além da prática de conservação de outros recursos.

O tema é tão importante que diversos órgãos e entidades criaram manuais para que o produtor possa segui-los e garantir sustentabilidade no negócio e, consequentemente, ao meio ambiente.

É possível ser produtor rural e amigo da natureza. Preservar nascentes, recuperar pastos e solos degradados, estar atento a limpeza da propriedade para evitar proliferação de insetos e animais transmissores de doenças, estão entre as práticas. Além disso, garante uma segurança alimentar aos consumidores da carne e o leite produzidos na pecuária.

Inserir a sustentabilidade em seus diversos formatos como ambiental, social, econômica e tecnológica só traz benefícios para a propriedade e pessoas que vivem nela e ao redor.

 

boas práticas pecuárias
Boas Práticas Pecuárias têm normas que contribuem com o meio ambiente e a produtividade. – Foto: Reprodução Revista Agropecuária.

Aqui mesmo no blog, temos várias dicas simples que podem ser implementadas que auxiliam com as BPAs:

 

Boas Práticas na pecuária

 

As Boas Práticas Agropecuárias – Bovino de Corte foram desenvolvidas pela Embrapa, das quais são baseadas normas e procedimentos focados em uma maior rentabilidade e produção de produtos com qualidade e segurança asseguradas. Outro ponto positivo é a redução de perdas. Com isso, há menos gastos em investimentos e também no ambiente.

E entre os temas estão Gestão da propriedade rural; Função social do imóvel rural; Gestão dos recursos humanos; Gestão ambiental; Instalações rurais; Manejo pré-abate; Bem-estar animal e Pastagens. Além da suplementação que não pode ficar de fora.

Se você tem dúvidas sobre o que oferecê-la, te orientamos na dica: Qual a melhor opção de suplemento mineral para bovinos.

 
Boi Saúde Logo Preto - Boas Práticas Agropecuárias (BPA)

Sal Proteico Energético:
Evita a perda de peso e potencializa a nutrição!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami