Água salobra pode ser consumida? Cuidados com o gado

A água salobra é uma “mistura” de água salgada e água doce em termos de quantidade de sais minerais. Geralmente é encontrada em regiões onde os rios se encontram com o mar, como os mangues por exemplo. Essa água tem uma aparência turva e não pode ser consumida pelos seres humanos. Mas água salobra pode ser consumida?

 

 

Como proceder com a água salobra dentro da propriedade é uma das grandes dúvidas dos produtores rurais. A água salobra possui o dobro quantidade de sal da água doce e metade da quantidade de sal da água salgada. Muitas propriedades possuem esse tipo de líquido que é próprio para o consumo dos animais.

O efeito mais negativo é exatamente a irregularidade de consumo tanto de água como de suplemento mineral. Ora o animal reduz a ingestão do líquido e ora tem surtos explosivos de sede, que desregulam a fermentação ruminal e a capacidade de absorção de nutrientes no intestino delgado, especialmente microminerais como o zinco, cobre e selênio.

Os bovinos tem uma capacidade de absorver o sal com água, diferentemente do ser humano. Em algumas propriedades, a água salobra para bovinos diminui o consumo de sal mineral e ração no cocho. Para evitar essa problema, ofereça um concentrado.

 

agua salobra para gado - Água salobra pode ser consumida? Cuidados com o gado
Água salobra pode ser consumida? Cuidados com o gado – Foto: Reprodução Internet

Água salobra pode ser consumida? Cuidados com o gado

 

O concentrado de alto consumo pode ser composto por farelo de milho, farelo de soja ou caroço de algodão. Todos esses itens são concentrados bem consumidos pelos animais e de boa absorvição pelo rumem.

Uma outra questão é sempre que possível oferecer água doce ao gado em outro cocho, antes do animal consumir o concentrado. Assim não irá limitar tanto a absorção.

 

Não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica: Seu gado está consumido a quantidade de água ideal?

 

Um pensamento em “Água salobra pode ser consumida? Cuidados com o gado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

whatsapp