fbpx

Fontes de renda para pecuaristas, além do gado

O agronegócio proporciona uma série de oportunidades além de criação do gado. Como a nossa terra é fértil, com clima tropical, existem diversas alternativas dentro do setor que podem ser expandidas e implementadas como fontes de renda para pecuaristas. Além da produção com o rebanho, aproveitar os hectares que não são utilizados como pasto para outras culturas pode dar uma força nos investimentos e melhorias ou até nas contas básicas em tempos de aperto.

 

 

Fontes de renda para pecuaristas

Além do gado, o pecuarista pode investir em:

Sistema ILPF

A integração lavoura pecuária floresta tem diversos benefícios para o gado. Promove bem estar animal, protege o rebanho do calor intenso e exposição ao sol e ainda, preserva a área, sem provocar danos ao meio ambiente.

Como o ILPF tem a base plantação de árvores, eucalipto é uma boa opção para plantio que garante uma boa rentabilidade ao produtor. O Brasil é o principal exportador de celulose do mundo. Apenas em 2023, foram 18 milhões de toneladas para outros países.

Para a produção da celulose, o eucalipto é uma das principais espécies utilizadas. Por isso, o sistema ILPF com eucalipto é uma boa oportunidade de negócios para a pecuária, já que tem um ótimo benefício para a produtividade e ganho de peso, além da rentabilidade da madeira.

Culturas 

Milho e soja são grãos muito utilizados na pecuária, principalmente em gado confinado e na fase de terminação. Se tem uma grande demanda, por que não aproveitar a oportunidade?

Você pode vender para produtores da região que criam gado, para outros estados e até mesmo exportar.

Cada um desses grãos, exige um plantio, cultivo e colheita diferentes. O mais importante antes de decidir investir nessa nova empreitada é analisar o solo, maquinário, mão de obra, para não ter prejuízos, mas sim lucro.

Consultar profissionais experientes de cada área é uma boa pedida. Recorrer a qssociações de criadores de gado da sua região é uma boa oportunidade para trocar experiências e até conquistar novos clientes para os produtos que serão produzidos.

Planejamento financeiro da propriedade 

Qualquer novo investimento precisa de estudo e cálculos. Antes de partir com empolgação para as compras necessárias para o ponta pé inicial, analise seu caixa. A planilha de entradas, saídas e investimentos precisa ser revista e atualizada sempre para ali, ter um quadro sobre a saúde financeira da propriedade.

O objetivo de implementar novas fontes de renda para pecuaristas é aumentar o lucro e não cair em ciladas da moda e ficar no vermelho. Por isso, confira bem o investimento, oportunidades de mercado e se o seu negócio está em condições de expandir no momento.

 


banner banner
 

Não deixe de focar no aumento da produtividade do seu gado 

Ampliar os investimentos e a fonte de renda da propriedade é um sinal muito positivo, mas é importante olhar para a produção primária: seu gado.

Ser um produtor de referência com rebanho de alta qualidade exige atenção. Para ter carne que atenda as exigências do consumidor, os cuidados precisam ser direcionados desde a primeira fase da cria até a terminação.

Uma das estratégias que os produtores de gado de todos os portes utilizam é a virginiamicina. Utilizada desde fase pré estação de monta, gestação, cria, recria e engorda, a virginiamicina potencializa a engorda, o rendimento de carcaça e ainda protege o gado contra doenças digestivas importantes que impactam o desempenho do gado.

Então, antes de partir para um novo investimento, foque no básico para que sua pecuária seja de excelência, para depois partir para outras fontes de renda.

O uso da virginiamicina é muito simples. Você pode adicioná-la no sal ou na ração, facilitando o manejo. O seu trabalho será apenas monitorar o consumo e a engorda do gado.

Os resultados são visíveis em poucas semanas, ao ver o gado ganhar mais corpo, além da melhora do aspecto do pelo. Com isso, insira a virginiamicina na rotina da sua pecuária e colha os resultados.

Entenda mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*