Ter sucesso na reprodução de bovinos depende de vários fatores. E se tiver ajuda da tecnologia, as chances são ainda maiores. Você já pensou em estabelecer um protocolo de IATF na sua propriedade? Mesmo as pequenas e médias propriedades têm capacidade de aderir a esse método para aumentar o rebanho e promover a genética do plantel.
Nesta dica, a Boi Saúde vai explicar como estabelecer um protocolo na sua propriedade. O objetivo é que os seus futuros animais tenham a melhor genética possível para melhorar o seu plantel. Vamos lá?
O que é IATF?
IATF é a abreviação de Inseminação Artificial em Tempo Fixo. Isso significa que é uma técnica para efetivar a prenhez das matrizes, tudo feito por laboratório.
Com a IATF não há necessidade da monta em si. O sêmen do touro e os óvulos da matriz são inseminados artificialmente. Dessa forma, as chances de sucesso são maiores.
A vantagem é que os dois animais não precisam estar no mesmo local. Ainda, a compra de óvulos e sêmen é possível. Animais que são referência de genética têm disponível material de reprodução para compra.
Esse procedimento também reduz o intervalo entre as gestações, por exemplo. E dessa forma, a propriedade que ainda não tem condições de adquirir um animal puro de origem ou com alta genética, poderá melhorar a qualidade da produção com a inseminação dos óvulos e sêmen.
Além disso, é possível também programar a data do parto. O que no caso da monta natural fica mais difícil.
Como estabelecer o protocolo de IATF?
Agora que você já sabe o que é, aprenderá aqui como estabelecer o protocolo de IATF. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os custos são maiores quando comparamos com a estação de monta natural. Isso porque é necessária mão de obra especializada.
E como citamos acima, exige a compra de insumos. Esses podem ser desde o sêmen como óvulos. Ou até mesmo de embriões já fecundados.
Em segundo lugar, é necessária uma estrutura para atender a demanda. Os materiais genéticos precisam de cuidados como refrigeração adequada. E não podem ser misturados com demais suprimentos. Outro fator é a mão de obra especializada para realizar o procedimento. Afinal, como há todo um investimento, o esperado é que o resultado final seja 100% satisfatório.
O protocolo de IATF pode ser feito por lotes. Assim, facilita não só o monitoramento da gestação, mas também o acompanhamento dos primeiros dias de vida dos bezerros.
Observar o cio das vacas é uma ação bem importante. Você sabe quais são os sinais?
Alguns deles podem ser observados e são fáceis de identificar:
- Movimentos mais agitados que o normal;
- Diminuição da quantidade de leite produzido no dia;
- Quantidade e frequência de urina maior que o normal;
- Perda de apetite, com frequência menor de alimentação;
- Monta em outras vacas.
Os intervalos sobre cada protocolo podem ser entre 30 e 45 dias. Isso pode acontecer, caso a matriz não apresente a prenhez.
O diagnóstico pode ser feito com ultrassom para confirmar a prenhez a partir da presença do feto. O exame é um aliado da IATF: Ultrassom em vacas: confira as vantagens do uso.
Inclusive, quando se trata de inseminação artificial, a sincronização é uma boa pedida: Sincronização de cio em vacas.
Não deixe de ler:
Planeje o protocolo IATF para o melhor período
Os melhores meses para um bezerro nascer, por incrível que pareça, são os da época seca. Explicamos… Quando o protocolo de IATF é planejado para o período das águas, os bezerros nascem na seca. Concorda?
Por mais que não tenha tanto pasto disponível, as chances dos bezerros adoecerem por parasitas é bem menor.
Sem contar que quando inseminada nas águas, o organismo da vaca está mais nutrido. Com isso, a saúde dela e da cria que será gerada estará mais garantida.
Independentemente disso, ter um bom pasto durante o ano todo pode melhorar o desempenho. Caso não tenha condições de implementar a irrigação, as vacas poderão usufruir de silagem de forrageira.
Por fim, não esqueça de planejar o pasto maternidade. Ali, todas as matrizes recém paridas, com seus bezerros recém nascidos ficam protegidos de doenças e demais animais.
Confira mais:
- Melhor época para IATF de bovinos;
- Qual a melhor época para o nascimento de bezerro?;
- Melhor época para reprodução de gado.
Como manter o gado preparado para a reprodução
Não importa o método de reprodução. Os animais selecionados, tanto os touros, tanto as matrizes, precisam estar 100% com a saúde em dia.
A preparação começa na temporada antes da IATF ou estação de monta.
As vacas selecionadas precisam ser analisadas para checar se estão com condições físicas para gerar um bezerro.
Para avaliar o escore, verifique aqui: Seleção de matrizes bovinas: escore corporal.
Assim que selecionadas, o foco na alimentação precisa ser dobrado. E na nutrição também. Se precisar de ajuda para preparar uma receita que atenda todas as necessidades das matrizes, a Boi Saúde te ensina no link: Ração para vaca de cria.
Além de uma boa receita de ração, você oferece aditivos? Eles podem melhorar a recuperação pós-parto, por exemplo. Temos os já conhecidos como o sal mineral e sal proteinado, porém, o uso da virginiamicina te auxilia nessa tarefa.
Você já pensou em oferecer esse suplemento? O manejo é simples, feito direto no cocho.
Uma sugestão é saber mais sobre o efeito nos conteúdos:
- Virginiamicina: vacas de cria manejo pré e pós-parto
- Índice reprodutivo das matrizes bovinas pode aumentar
A Boi Saúde deseja essa dica melhore o seu desempenho. Se você gostou, deixe seu comentário. Vamos nos unir para promover um agro cada vez mais forte.
Além do blog, a Boi Saúde também está no YouTube. No nosso canal, você encontra muitas dicas para melhorar a sua produtividade. Acesse e inscreva-se gratuitamente: dicas em vídeo sobre pecuária.
Referência:
Artigo: A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) serve ou não para a minha propriedade? Embrapa.