Vacina de manqueira é obrigatória para bovinos?

Gostou? Compartilhe!

O carbúnculo é transmitido por bactérias e atinge bovinos jovens. A prevenção é feita por meio da vacina de manqueira, como a doença é conhecida popularmente. Mas será que essa vacina é obrigatória pelos órgãos reguladores?

A manqueira é uma doença comum na pecuária. A evolução dos sintomas acontece de forma rápida. Muitas vezes, infelizmente, não é possível salvar os animais. Pela classificação da Embrapa, está entre as principais doenças infecciosas de bovinos no Brasil.

Portanto, prevenir doenças, principalmente essa, é fundamental para evitar prejuízos. Além disso, promover um bem-estar animal adequado na sua propriedade.

 

Vacina de manqueira é obrigatória? 

 

Não faz parte do calendário obrigatório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As vacinas obrigatórias na pecuária são: aftosa para alguns estados, brucelose e raiva. Entenda: Principais vacinas para bovinos no Brasil.

Entretanto, a vacina de manqueira faz parte do calendário sanitário. Sem contar que evita prejuízos que podem impactar de forma brusca seu negócio.

Em outras palavras, mesmo sendo voluntária, a Embrapa recomenda que faça parte da rotina das propriedades.

Por isso, planeje sempre os meses de vacinação. Compre as vacinas. Além disso, não esqueça de mantê-las em conservação adequada. Já pensou todo o investimento em materiais e pessoas, mais o tempo para fechar os animais, irem por água abaixo, por que os frascos não foram armazenados de maneira adequada?

Da mesma forma, verifique como não perder esses insumos: Saiba como conservar vacina para gado.

A aplicação é de 5 ml por animal. E ainda, de forma subcutânea. A agulha deve atingir a região entre o couro e o músculo do animal.

Contudo, no momento de fechar o gado para a aplicação, faça com cuidado. Foque na vistoria para checar se não há nenhum objeto ou tábua solta que possa machucar os bovinos, por exemplo.

Acima de tudo, a higiene é prioridade nessa atividade. Verifique se a pistola está em boas condições. E, certamente, a agulha, se consta em quantidade suficiente para atender todo seu rebanho.

 

vacina de manqueira
Vacina de manqueira é obrigatória para bovinos? – Foto: Brasil Caipira

Quando aplicar a vacina? 

 

Segundo indicação da Embrapa, a vacina pode ser aplicada a partir dos três ou quatro meses de idade. Porém, muitas propriedades passam a fazê-la a partir dos seis meses. Com reforço da dose aos 12 meses.

No entanto, em algumas regiões onde a doença é mais frequente, recomenda-se a vacinação a cada seis meses. Até o bovino completar dois anos de idade.

Uma dica fundamental é seguir o calendário proposto pelo MAPA. Fazer um planejamento anual te garante não perder nenhuma vacina. Acima de tudo, administrar a atividade da lida com os funcionários envolvidos.

Você pode saber como se planejar, clicando na dica: Calendário sanitário para bovinos.

Por fim, além da vacina de manqueira, outras atividades fazem parte do manejo. Evite prejuízos e danos à saúde do animal. Em conclusão, tenha como resultado uma pecuária de sucesso. Para isso, acompanhe mais dicas: Boi Saúde no YouTube.

Para saber mais sobre vacinas, acesse:

 

Referência 

Perguntas frequentes. Gado de Corte. Embrapa.

Manual de Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos. Circular técnica 47. Embrapa.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*