Tempo de lactação da vaca leiteira

A lactação é uma das fontes de renda de muitos produtores rurais. E saber o tempo de produção e leite é essencial para o planejamento do lucro. E também da produtividade de toda a propriedade. Por isso, nesta dica iremos abordar o tempo de lactação da vaca leiteira.

Ainda, esse profissional precisa entender que diversos fatores influenciam no tempo de lactação:

  • A raça do bovino;
  • Alimentação;
  • Nutrição;
  • Reprodução;
  • Idade da vaca.

 

Já que a alimentação está entre as principais características, confira a receita adequada para vacas de leite: Ração para gado de leite: aprenda como fazer.

 

Tempo de lactação da vaca leiteira

 

O tempo usual e mais comum é de 305 dias, mas pode variar entre 210 e 240. E há também os mais especializados que conseguem estender para mais de 365 dias, sem a concepção de bezerros. É normal que a vaca fique seca por 60 dias seguidos durante o ano.

Fique atento também às condições de criação das vacas.

Bem, precisamos comentar sobre a higiene. Se na pecuária é importante, imagine então na produção de leite.

Manter todos os espaços livres de insetos e bactérias que causam infecções é necessário.

Sombra é essencial. E ainda, manter locais para se refrescarem do calor intenso reduz as chances de perda de produção em épocas muito quentes:

 

O tempo de lactação da vaca leiteira é de 305 dias/ano, mas depende de diversos fatores. – Foto: Rubens Ferreira.

Nutrição

 

Seguindo recomendação da Embrapa, para uma boa produção de leite, as vacas precisam de uma alimentação adequada.

A orientação é focar em alimentos volumosos, sempre de boa qualidade, e também em suplementos com concentrados.

Caso suas vacas sejam ordenhadas três vezes ao dia, é preciso oferecer 5% a mais de matéria seca por dia, quando comparada a ordenha apenas duas vezes. Caso tenha dúvidas sobre volumoso e concentrado, leia a dica: Volumoso e concentrado: entenda a diferença. 

Não se esqueça sempre deixar o cocho com alimentos após a ordenha, pois a vaca costuma se alimentar depois do procedimento.

Entre os suplementos, o sal mineral é muito importante. Além da monensina que auxilia a produção e protege o organismo contra doenças e parasitas.

Para saber mais sobre a monensina, clique: Diferença entre monensina sódica e virginiamicina.

Outro elemento fundamental para a produção de leite efetiva é a água. Cada vaca leiteira consome em média 8,5 litros de água para cada litro de leite produzido.

Orientamos sempre manter o bebedouro limpo, de fácil acesso e com água inodora, sem cor e sabor. Isso significa que a água deve ter a mesma qualidade da oferecida aos humanos. Acesse: Consumo de água na pecuária: saiba o impacto

Se você quer potencializar ainda mais seus conhecimentos na pecuária, acesse a dica: Quanto tempo depois do parto a vaca pode ser ordenhada. 

Para ter acesso a mais orientações sobre pecuária de leite, confira nossos vídeos. Orientações simples e de baixo custo que proporcionam aumento na produtividade. Confira: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week