A importância de servir suplementação mineral para bovinos

Manter o peso vivo dos animais é uma tarefa que precisa ser constante em todas as propriedades pecuárias do Brasil. Devido ao nosso clima instável, que é alterado de forma inesperada, as pastagens são danificadas por seca e geadas. E o calor excessivo faz com que o gado não consuma os alimentos de forma adequada. Por isso, a suplementação mineral para bovinos é indicada para uma boa produtividade.

Porém, o produtor precisa estudar o gado da propriedade. Há diversas formas sobre como oferecer os suplementos minerais para bovinos. Alguns tópicos a serem analisados são: o estado físico dos animais, a época do ano (seca ou das águas) e os nutrientes oferecidos pelo pasto.

E caso você precise de uma ajuda, confira a receita de sal proteinado da Boi Saúde que pode ser feita na sua propriedade com ingredientes simples e de fácil acesse. E você não paga nada para ter acesso: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

 

suplemento para bovinos - A importância de servir suplementação mineral para bovinos
Suplementos minerais para bovinos auxiliam na manutenção do peso. – Foto: Reprodução Internet

Suplementação mineral para bovinos

 

A suplementação é necessária. A maioria dos solos brasileiros destinados à pastagem são pobres em nutrientes importantes para a saúde do gado. Muitos produtores encaram como um custo sem necessidade, porém esse processo evita a perda de peso, principalmente na seca.

Mas o ideal é iniciar a suplementação já no período das águas, para quando chegar na época de falta de chuvas, o gado já estará nutrido com o peso ideal. Assim, não será preciso uma suplementação emergencial, apenas para manutenção.

Para melhorar os resultados com o uso dos suplementos minerais para bovinos, verifique quais nutrientes faltam em seu pasto. Dessa forma, será possível completar  e suprir a falta de cálcio e fósforo, fundamentais para a reprodução. E também manter a saúde do rebanho adequada para manter o sucesso esperado nos negócios.

Quer continuar a ampliar seus conhecimentos sobre suplementação? Acesse o texto Diferenças entre sal comum e o sal mineral.

 
Virginiamicina - A importância de servir suplementação mineral para bovinosmobile Virginiamicina - A importância de servir suplementação mineral para bovinos
 

4 pensou em “A importância de servir suplementação mineral para bovinos”

  1. Hewerton Alberto Costa disse:

    Obrigada pelo retorno.
    Muito bom poder contar com a experiência de c vcs.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Hewerton, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  2. obrigado! pelo material, enviado, gostei muito, vai ser de grande utilidade no manejo com o gado, pois estou começando e tenho pouca experiência.
    Tenho um pouco de terra e trabalho com vacas nelore e vendo os bezerros para invernistas.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Marcos, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*